A Conspiração Franciscana, 440 páginas, Editora Sextante (2007) é o livro de John Sack, americano de Ohio, autor de livros técnicos de informática e também de The Wolf in Winter (O lobo no inverno), ainda não traduzido para o português, em que narra a trajetória de São Francisco de Assis quando jovem. Sobre o autor destaca-se a sua experiência como discípulo do monge trapista e renomado autor Thomas Merton.
O livro "A conspiração franciscana" possui um estilo literário atraente, mais pelo seu enredo que pela sua forma. A partir de dados verídicos da história da Ordem Franciscana após a morte de seu fundador, São Francisco de Assis, o autor toma como ponto de partida da trama, um suposto bilhete deixado por frei Leão, inseparável companheiro de Francisco de Assis, a um frade (Conrad) da ala dos irmãos espirituais, grupo que se destacava pela fiel observância da pobreza vivida pelo fundador.
Neste bilhete a ser interpretado, como fundamento histórico está o escondimento dos restos mortais de São Francisco e uma provável hipótese de que os "santos estigmas", ou chagas, recebidas pelo santo de Assis nada mais eram do que sintomas da lepra que Francisco contraíra quando servira aos leprosos.
Os detalhes históricos da Idade Média, embora não sejam ricos, permitem ao leitor uma certa inserção no contexto da ficção. Fragmentos históricos de personagens, cronologia da Ordem Franciscana e da história da Igreja no século 13, são consideráveis e proporcionam até, em sua narrativa, alguma confusão entre o verídico e o fantasioso. O aspecto de romance do livro ficam a desejar, revelando a intenção do autor em dar enlevo a tese.
Sem dúvida, uma obra que vale a pena a sua leitura não apenas para entretenimento, mas como iniciação no conhecimento da história medieval e da Ordem Franciscana. Algum crítico compara o livro com a obra "O nome da rosa", do célebre escritor Umberto Eco. Vou mais além e, afirmo sobre o autor, que se percebe no mesmo, mais um Dan Brown.
https://bahiaja.com.br/artigo/2007/10/07/a-conspiracao-franciscana,124,0.html