Cultura

JORNALISTA TASSO FRANCO INICIA PUBLICAÇÃO DO VOLUME 5 DE DOM FRANQUITO

Serão mais 100 restaurantes ao redor do mundo nesta nova temporada com publicação inicial no www.watpad.com
Tasso Franco , Pais | 05/07/2022 às 16:01
Dom Franquito volume 5
Foto: BJÁ
      O jornalista Tasso Franco iniciou hoje no aplicativo de literatura canadense www.wattpad.com a publicação do 5º volume da série Dom Framquito e restaurantes ao redor do mundo abordando - como nos capitulos anteriores - locais onde se ofertam boas refeições a preços acessíveis à classe média, com informações históricas das localidades e dos bistrôs, endereços, telefone, e uma classificação de 1 a 5 que o autor denomina DONs. Ou seja, um restaurante com 3 DONs tem uma classificação de boa a ótima, com decoração adequada, ambiente arejado e comida prazerosa. Já um restaurante com 5 DONs é excepcional.

  O autor não traz nos textos informações sobre as receitas das comidas embora possa dar pequenas dicas, pois, o objetivo de Dom Franquito é levar aos leitores informações sobre os restaurantes, onde se situam, muitos deles em sitios históricos, um descrito do local, o ambiente e pitadas de humor. Em quase 100% dos casos ele está acompanhado de sua esposa a madame Bião de Jesus, às vezes, tratada como la señora Bião de Jesus, com enfoque em sua agradável companhia, beleza e looks.

   Neste 5º volume o autor vai abrodar um total de 100 restaurantes iniciando a nova temporada com o L'Armandie, de Paris, um restaurante especialista em frutos do mar, tradicional casa de um bairro da cidade luz. Ao todo, os quatro primeiros volumes são mais de 420 restaurantes já apresentados, sendo o primero deles em 24 de agosto de 2008 sobre a paelha galega à moda casalis no Restaurante Mini-Cacique, em Salvador da Bahia. Os livros são comercializados pela Amazon.com

   Dom Franquito é o pseudônimo do jornalista baiano, Tasso Franco, 77 anos, com vários outros livros punlicados em diferentes assuntos, ainda atuando no jornalismo on-line no www.bahiaja.com.br e um canal de cultura no YouTube, Sêo Franco, el sincero. A produção da casa é de Tasso Filho e Vitória Giovanini e foto da capa de Ohra Grece.