Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Bahia vence Timão 1x0 mas não saiu da Zona maldita

Tricolor jogou bem e poderia ter goleado o Corinthians
14/06/2018 às 00:14

     Ufa !  Enfim, depois de quatro jogos sem triunfos, o Bahia voltou a vencer e na Fonte Nova, e jogando bem - 1 x 0 sobre  Corínthians com um golaço de Mena já no final da partida.    

     A despeito do bom resultado, o Tricolor continua frequentando a zona da degola, com 12 pontos ganhos – o mesmo número de pontos do Vitória, que tem melhor saldo. Vai passar esse mês inteiro de Copa, o  Brasileirão parado, na incômoda posição.

   *

  Bola Rolando

  O jogo começou morno e equilibrado. Duas equipes com estilo de jogo parecidos. O time da casa tendo mais a iniciativa.

   A primeira chance aconteceu aos 10 minutos, num om cruzamento de Nino:  Kayke antecipou-se à zaga na linha da pequena área mas testou para fora. Aos 12’, Kayke bateu falta, a bola desviou na barreira e quase traiu o goleiro Walter, que conseguiu espalmar. Aos 19 ‘, em nova jogada de Nino  na linha de fundo, Zé Rafael dividiu, a pelota passou pelo goleiro, mas Henrique salvou, em cima da linha. O Bahia pressionando. Aos 23’, Regis bateu falta no canto, no chão, mas Walter rebateu no rodapé. Aos 30’ o Tricolor entrou tabelando pelo meio mas a finalização de Zé Rafael saiu fraca, Walter catou no chão.  Aos 42’, outra boa trama do ataque tricolor mas a finalização de Ze Rafael foi fora do alvo.  

  O Bahia foi melhor na primeira etapa, atacou mais e até criou boas chances, mas não fez o gol. O Timão paulista fechadinho, marcando muito e pouco conseguiu nos contragolpes; não deu trabalho ao goleiro do Bahia.

*

   O Tricolor voltou dos vestiários com Mena no lugar de  Élber.  No Corínthians, Juninho Capixaba substituiu Sidclay.

  Aos cinco minutos, após uma boa trama e passe de Régis, Mena livre, de cara, emendou para fora, desperdiçando ótima chance de abrir o placar.  Aos 13’, após ótimo cruzamento de Nino, Mena testou firme acertando a trave, o goleiro paulista vencido.

 O mesmo panorama da primeira etapa, o Tricolor forçando, evoluindo mais, chegando...  E o Corinthians mascando, cadenciando, trocando passes.  Aos 23’, saiu Kayke e entrou Allione. Aos 24’, primeiro  susto: Ze Rafael passou errado e, no contragolpe, Marquinho Gabriel teve a chance do arremate forte, mas Nino chegou  a tempo de desviar. Mais espaços e um equilíbrio de ações a partir dos 25’.  Aberto.  Aos 28’, Douglas salvou nos pés de Roger.

  Aos 30, Douglas caiu feio, machucou o ombro e foi substituído por Anderson.  No Coringa, Junior Dutra no lugar de Roger.  Aos 35’, Regis complementa um cruzamento da esquerda nas mãos de Walter. Aos 37’, finalização de canhota de Ze Rafael nas mãos do goleiro. Aos 39’, Émerson Sheik substitui M Gabriel, a tentativa de o veterano atacante decidir no final.

 Aos 40’, Ze Rafael avançou livre, em velocidade, pela esquerda e, de cara, Walter salvou. Um minuto depois, em cobrança de escanteio, Walter salvou uma cabeçada certeira. Aos 42’, quase faz  o Corínthians, Anderson dando rebote e bola  no poste tricolor. Que risco !

- Gol ! 1 x 0 Bahia !   Aos 45 minutos, Mena acertou o ângulo, de canhota, depois de receber livre o passe açucarado de  Régis. Sem defesa.  

Mais que justo. Venceu quem jogou mais.

Destaques  

Gregore, sempre batalhador.  Zé Rafael e Regis jogaram muito. Mena e Allione entraram bem.

*

FIcha Técnica:

                        Bahia – Douglas 9Ânderson), Nino, Tiago, Lucas Fonseca e Leo; Gregore, Élton,  Regis e Ze Rafael; Élber (Allione) e Kayke (Mena).   Treinador, Claudio Prates, o interino.

                        Corínthians – Walter, Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Sidclay;  Gabriel, Maicon, Rodriguinho; Pedrinho, Roger e Marquinhos Gabriel. Técnico, Osmar Loss.

No apito, Leandro Vuaden. Trio gaúcho.    

**

Outros resultados

- 12ª rodada :  São Paulo 3 x 0 Vitória; América MG 0 x 0 Chapecoense; Fluminense 0 x 1 Santos

                           Paraná 1  x 1 Cruzeiro ; Sport 0  x 0 Grêmio; Palmeiras 1 x 1 Flamengo;

                           Botafogo 2 x 0 Atlético PR ; Atlético MG 2 x 1 Ceará ; Internacional 3 x 1 Vasco.

*

Classificação

O Flamengo lidera, com 27 pontos, seguido por Atlético Mineiro e São Paulo com 23,  Grêmio com 20, Palmeiras e Sport com 19. Cruzeiro, 18; Botafogo 17 e Corínthians 16 pontos, em 10º.

Na parte de baixo, Fluminense, América (MG) e Chapecoense com 14 pontos; Santos com 13 e Vitória com 12, em 16º lugar.  Os quatro últimos são o Bahia, com 12 pontos, Paraná com 10, Atlético (PR) com 9 e o Ceará na lanterna com cinco.

**

  O tricolor anunciou a contratação do avante Gilberto, rodado, 29 anos, mas não bateu martelo ainda sobre a vindo de um novo treinador.

  A equipe, enquanto os outros folgam com a Copa na Rússia, tem a disputa das semifinais do Nordestão pela frente. Tem o Ceará pela frente.