Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Vitória goleia Jequié e Bahia vence Atlântico

A surpreendente arrancada do Touros do Sertão
25/02/2018 às 19:48
   Depois da semana de tititi pelas lambanças do Ba x Vi no Barradão, o Vitória voltou a campo pelo Baianão, em Jequié, e venceu de goleada a equipe da casa (5 x 1) com sobras, ganhando mais três pontos e voltando a assumir a liderança da competição.

  O Bahia, na Fonte Nova, atuou mal e teve muitas dificuldades para passar pelo lanterna Atlântico (2 x 1), com um gol de desempate já nos acréscimos. Com 14 pontos ganhos, o Tricolor é o terceiro na tabela de classificação.   

*

  Passeio do Leão

      Quase quatro mil pessoas no estádio Waldomiro Borges, estádio cheio. Desde o começo, o time rubro-negro da capital se impôs, coletiva e individualmente.  

  - Gol !  1 x 0 Vitória, aos 20 minutos, Denilson. Num contragolpe rápido, Neilton achou Ramon penetrando na área adversária, o falso zagueiro dominou, levantou a cabeça e deixou Denílson de cara, de frente.

  Aos 31 min, após cobrança de escanteio pela direita, a bola bateu na mão do zagueiro a arbitragem marcou pênalti. Muita reclamação, até porque acontecera lance parecido na área rubro-negra e o árbitro fez que não viu.

  - Gol ! 2 x 0, Neilton, cobrando com classe, ampliando.  

 Com o placar favorável, a partida ficou à feição do rubro-negro. Por volta dos 35’, Lucas Marques fez bela jogada individual, acertou a trave e na volta o goleiro Gustavo salvou.

  - Gol ! 3 x 0 , Guilherme, batendo falta da entrada da área, de canhota, aos 45minutos. O goleiro Gustavo aceitou.

  Vitória superior e absoluto no primeiro tempo.

 *

  Com folga no placar, o rubro-negro puxou o freio de mão, cadenciou e administrou o jogo, sob controle, apostando mais nas tramas de contragolpe. Mesmo assim, criou mais. Tanto que,  após uma trama pela esquerda e bom cruzamento de Pedro Botelho...

 - Gol !  4 x 0, Neilton, escorando o cruzamento, de frente, aos 27 minutos.  

  - Gol !  4 x 1 , aos 38 minutos, o robusto Fabiano Tanque mergulhou de peixinho, antecipando-se à zaga, testando no canto e diminuindo para o Jequié; o chamado ‘gol de honra’.

  - Gol !  5 x 1 Vitória, André Lima. Antes de o árbitro finalizar, Yago puxou bem um contragolpe, levou a marcação e lançou para o avante André Lima; o zagueiro escorregou e a pelota ficou limpa para a finalização, fechando o balaio.  

   Venceu a melhor equipe em campo, coletivamente, e o time com jogadores tecnicamente mais qualificados.    

*

  Neilton está jogando muito e fez dois gols. Denílson rápido e perigoso. O meia Guilherme jogou pedindo espaço como titular. Lucas Marques, Bryan, Yago ...   

*

  Ao rubro-negro restam duas partidas ainda pela fase classificatória do Baianão. Um, mamão com açúcar, no Barradão, contra o Jacobina. E o derradeiro no Joia da Princesa contra o Fluminense, mais complicado.

**

  Ganhou mas decepcionou

  O gol de falta bem cobrada por Zé Rafael, aos 6 minutos, das proximidades da meia lua, deu a pinta de que teríamos uma boa partida, bem jogada, boa de ver. Mas, quá !

 Foi um primeiro tempo infame. Afora o gol (1 x 0) em cobrança de falta, o tricolor deu apenas mais um chuteco contra o arco adversário; Léo aos 21 minutos, sem maiores consequências. No mais, lentidão, displicência, passes errados, falta de vontade, um babinha de má qualidade técnica – individual e coletiva -, e um Bahia de dar nojo em campo; a cara do treinador Guto.

  Daí, aos 37 minutos, o Atlântico, lanterna da competição, uma equipe limitadíssima, chegou ao empate: numa trama pela direita,  a defesa tricolor cochilou, a bola foi cruzada rasteira, fechadinha, o goleiro Rafael Santos deu rebote e Jean empurrou para as redes.   

  Irritado com a má produção de Régis, Guto o substituiu pelo avante Elber. Mais adiante, depois de duas jogadas negativas do avante Kayke, o treinador tricolor pôs em campo o garoto Brumado. O Bahia até que pressionou, fez dois gols anulados pela arbitragem (que viu irregularidades nos lances), sem empolgar, sem nenhuma inspiração. O Atlântico fechou-se inteiro, mascando, catimbando, gastando tempo, defendendo-se com bravura.

 - Gol ! Já nos acréscimos, o Bahia achou o desempate  (2 x 1), através de Élton, aproveitando uma sobra, após cobrança de falta alçada na área e falha coletiva da zaga do Atlântico.  Gol salvador que evitou uma vaia maior dos cerca de sete mil abnegados torcedores no estádio, pela medíocre apresentação da equipe. Valeu por causa dos três pontos.

*

  Atuações ridículas de Allione, Régis, Kayke, João Paulo ...   Gregore e Grolli foram os melhores dos tricolores.

  O meia Bida foi o destaque no Atlântico, que lutou muito.  

*

O próximo  jogo do Bahia pelo campeonato é contra o Juazeirense.

*

 Demais jogos da rodada:

 Fluminense 3x 1 Juazeirense; Jacuipense 4  x  0 Jacobina.

 Classificação:  Vitória e Juazeirense com 16 pontos; Bahia com 14; Fluminense e Bahia de Feira com 13 pontos – são os primeiros colocados.

**

  Farra da Copa

 Convidados oficialmente pela CBF, os 27 presidentes das federações estaduais do futebol brasileiro vão à Copa do Mundo da Rússia/ junho próximo, com direito a acompanhante.  A Confederação paga as passagens, translados e hotéis.  Uma mamata. Ednaldo Rodrigues (FBF) rindo à toa.

 

**