Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA joga bem, mas só empata com o FLU 1x1

Quem salvou o tricolor foi João Paulo com o gol (provavelmente) mais bonito da rodada
09/07/2017 às 19:01

  O Bahia jogou melhor, atacou mais, teve o domínio da bola e do campo, mas só conseguiu o empate ( 1 x 1) diante do Fluminense (RJ), gol salvador do garoto João Paulo já perto do final. Os cariocas abriram o placar no começo do primeiro tempo, aproveitando bobeira da defesa baiana e foi só; defenderam-se com 10 e arriscaram poucos mas bem articulados contragolpes.

O tricolor baiano há 7 jogos não vence. O Fluminense empatou a quarta partida seguida. Esse é o Brasileirão.
   Com o resultado, o Bahia chegou a 12 pontos ganhos (o mesmo número do rival Vitória e do Avaí) e escapou da zona de degola, provisoriamente.  Brigamos pra não cair até o final? Ô sina!

*  
  Joga bem mas não vence

  Tarde de domingo de inverno com sol de veranico.  Duelo de tricolores, bom público na Fonte Nova.
 - O Bahia treinado por Jorginho: Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Armero (Ferrareis); Mateus Sales, Renê Jr, Regis, Zé Rafael (João Paulo) , Mendoza e Vinícius (Rodrigão). 

  - O Fluminense comandado por Abel Braga:  Julio Cesar, Lucas, Henrique, Reginaldo e Mascarenhas; Orejuela, Marlon, Wellington Silva (Marco Jr), Scarpa, M. Calazans (Maranhão), Henrique Dourado (Pedro).
  Boa arbitragem paulistana comandada por Flávio Rodrigues de Souza. 

**
Bola rolando:

Começo de estudos, o Flu marcando atrás, no seu próprio campo e o Bahia mais avançado, no campo adversário, pressionando. 
 -  Gol ! Fluminense 1 x 0  -  Na primeira avançada dos cariocas, aos 11’, após uma saída de bola equivocada pelo lado esquerdo da defesa baiana, Lucas ganhou, de graça, e cruzou do fundo, pegando a zaga distraída; Henrique Dourado tentou de letra a bola desviou e Wellington Silva completou, em cima da linha.  Acharam o gol. 
 - Dois minutos depois o time da casa respondeu com um chutaço de Renê Jr que passou pelo goleiro mas cobriu o travessão, passando perto. 

  O tricolor carioca fechadinho, defendendo-se com 10 e saindo só na boa, no erro do adversário. O estilo Abelão, bem parecido com o adotado pelo líder Corínthians. O Bahia com muito mais posse de bola, explorando muito o lado direito.

  - Aos 29’, após boa trama pelo meio, Vinícius cruzou e Mendoza mergulhou livre na frente da pequena área mas testou para fora, raspando o poste.

  - Aos 40’, após uma troca de passes pela direita, Régis bateu colocado e Júlio Cesar salvou, espalmando. Dois minutos depois, uma bomba da entrada da área de Renê jr, Júlio Cesar novamente salvou, de tapa, no rodapé. 
  E o ‘esquadrão’ continuou em cima, fustigando, trocando passes, dono do meio campo, chutando...  O time da casa finalizou 11 vezes, contra apenas duas do adversário. Mas, quem terminou o primeiro tempo ganhando, 1 x 0, foi o Fluminense, porque soube aproveitar bem um erro infantil do adversário e fez o gol... assim é o futebol. 

*
  Na volta dos vestiários, Jorginho promoveu a estreia do centroavante Rodrigão, no lugar de Vinícius.  E o Bahia foi  pra cima; Régis chutou a primeira logo aos 30 segundos, errou o alvo. 

  - Aos 6’, após cobrança de falta, larga, da direita, Rodrigão testou e Julio Cesar catou com dificuldade.  O Bahia chegava com vontade e o Fluminense na retranca, esfriando, tentando quebrar o ímpeto.

  - Mais um gol perdido, aos 10 minutos. Eduardo levantou, Renê Jr fez a parede e a pelota sobrou pinicando, livre, para o chute de direita de Regis, de frente: fora. 

  Parece um ‘ataque contra defesa’; os 10 do Flu na defensiva, atrás da linha da bola, o Bahia fuçando, tentando romper o ferrolho...  mas não consegue chutar e os contragolpes dos cariocas, mesmo que raros, são perigosíssimos, até porque pega o time baiano todo na frente.

 - Gol !  1 x 1 Bahia !  O empate saiu após troca de passes pelo miolo; o garoto João Paulo acertou um belo chute de canhota, girando de fora da área, no canto. Golaço, por volta dos 37 minutos. 

 - Aos 42’, Rodrigão recebeu de Mendoza, livrou-se do marcador e bateu forte da entrada da área, mas por cima. 
  Equipes cansadas, já sem velocidade, o jogo aberto, perigo lá e cá até o final, mas prevaleceu o empate. O torcedor do Bahia queria mais, o time até merecia um placar favorável. O Fluminense satisfeito com o empate; vieram para não perder. 
*
Destaques    

Jean não teve muito trabalho. Eduardo correu muito. Tiago e Lucas bem plantados. Armero vaiado pelo torcedor, nem sei bem o porquê. Renê Jr o melhor do Bahia. Regis recuperando a forma; Mendoza lutou muito; Rodrigão é homem de área, e o garoto João Paulo foi muito feliz no arremate.

Júlio Cesar, o goleiro, foi o melhor dos cariocas. A zaga e o meio campo brigaram muito pelo resultado. É uma equipe bem treinada e que joga limpo, na bola. 

*
  O próximo compromisso do Bahia é na quarta-feira, 19h30, na Fonte Nova contra a Ponte Preta de Campinas (SP).
 Na mesma quarta, 21h45, o Vitória recebe o Vasco, no Barradão. 

**
  Eita Brazzzil ! 

   No sábado, cenas lamentáveis dentro do Estádio de São Januário (Flamengo 1 x 0 Vasco), torcedores se lascando, atirando bombas e objetos dentro do gramado, quebrando o estádio, brigando entre si e com a polícia, um morto do lado de fora...   Um escândalo ! E o presidente do clube (um manjado Eurico Miranda, argh!), arrogante, dizendo que ninguém vai prejudicar o Vasssco, lá dele !  Mais impunidade ?  

  Se é pelas bandas de cá fecham o estádio por um ano.  Mas no Rio...    Triste Brasil !
*
   No Sul do país, após outro empate, outro resultado negativo do Internacional de Porto Alegre em seus domínios, a torcida do colorado apelou: o Beira Rio, as sedes e lojas do Inter foram depredadas. O torcedor revoltado com a campanha ruim da equipe na segundona ! Série B é dureza, tchê. 

*
 E o Corínthians, com seu esquema de jogo fechadinho e objetivo, nada de braçadas largas à frente da tabela de classificação do Brasileirão, nove pontos (32) à frente do segundo colocado, o Flamengo, com 23. O Grêmio perdeu do Avaí e está em terceiro.  O líder paulista tem bom elenco, defesa compacta, um contragolpe mortal e um goleiro (Cássio) em estado de graça.