Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA praticamente se mantém na 1ª Divisão e deixa bronca com INTER

Vitória e Palmeiras será um grande jogo no Barradão
01/12/2016 às 13:01
Praticamente o Vitória está, continua na Série A /2017. O triunfo de 1 x 0 sobre o Coritiba, na casa do adversário, valeu três pontos e a uma distância do Internacional que lhe permite classificar mesmo que o rubro-negro perca na rodada final. 

O Vitória só cairia, derrotado, se o Inter aplicasse uma goleada de cinco gols de diferença contra o Fluminense. Sport ou Internacional, um deles cai pra segundona. 

Explicando mais: Vitória, com 45 pontos; Sport com 44 e Internacional com 42 pontos, na zona, ‘concorrem’ e um deles, o de menor número de pontos, vai cair para a Série B. 

Na rodada derradeira, o Vitória recebe o campeão Palmeiras; o Sport recebe o mambembe Figueirense e o Inter joga no Maracanã contra o desmotivado Fluminense. 

**

- Jogo em Coritiba, no Couto Pereira, noite de segunda, recebendo um bom público.

Os treinadores expondo suas motivações. Argel, do Vitória, gaúcho, precisando ganhar a qualquer custo para fugir da zona da degola; Carpeggiani, do Coritiba, gaúcho, querendo mostrar força diante de sua torcida. 

*
Jogo jogado

Ofensivo, o Vitória mais agudo, com mais apetite. 

-Boa chance aos 5’, Marinho cruzou da direita e Kieza não alcançou pelo alto, flechando pelo outro lado. Intenso, corrido, bem disputado. 

- Gol! Aos 10 minutos, Marinho, sempre ele, fez um golaço, de craque. Fechou da direita para o meio fazendo fila, driblando quatro, limpando e ... meteu a canhota, firme, perto da marca do pênalti, estufando as redes: 1 x 0. Se deixam Marinho dominar livre... um abraço.
 
- Até uns 20 minutos o time baiano parecia dono da casa. Sò então o Coritiba parece que aqueceu e começou a disputar mais o jogo, atacando, levando algum perigo. 

- Usando bem o avante Leandro, enfiado, o time ‘coxa’ quase empata, o goleirão Fernando Miguel salvando. Do outro lado, Marinho atormentando.

Bom primeiro tempo, o rubro-negro impondo-se no começo, o Coritiba equilibrando a partir dos trinta. Marinho fez a diferença, que golaço! 
Hoje e agora Marinho é o melhor jogador do Norte e Nordeste. Decisivo. E o Argel fica gritando da pista: ‘ Dá no Marinho, dá no Marinho’. Bola pra ele que ele resolve.

*
O Coritiba voltou para a segunda etapa mais aceso, o torcedor berrando. Muita pressão sobre a defesa rubro-negra desde o começo, Fernando Miguel fazendo duas defesas monstruosas, evitando o empate. O time baiano, matreiro, ganhando tempo, apostando no contragolpe. Dá no Marinho ! O Coritiba melhor em campo. 
- Aos 22’, Argel tirou o armador Cárdenas e colocou Tiago Real, mais marcador. Carpegianni substituiu Wellington Maia pelo veterano Juan, mexendo no meio campo. Minutos passando, o veloz Davir no lugar de Zé Love; o jovem avante Evando no ataque do ‘coxa’. Aos 38 ‘ Argel tirou o melhor, Marinho, e pôs o brucutu Amaral, pra fechar mais ainda, garantir...
- Aos 32 min, Kieza tentou, na sobra Tiago Real bateu forte e colocado mas o goleiro Wilson espalmou no rodapé. Quase o Leão amplia, no bote. E atrás suportou o fufoco.
O Coritiba teve a bola e as iniciativas na segunda etapa mas lhe faltaram talento e um pouco mais de gula. O triunfo baiano foi fruto de muita disposição e vontade. Valeu o talento de Marinho.
*
Destaques
O goleiro Fernando Miguel, fundamental; Euller melhor que Noberto pelas laterais; a zaga suportou bem, Marcelo marcando duro, William Farias liderando o meio; Tiago Real entrou bem. O melhor em campo foi Marinho, decidiu. . 
O Coritiba ? pra quê? 
*
Fecho do ano:

O Vitória x Palmeiras, no Barradão, casa cheia, o jogo da salvação ? .

Palmeiras, o Campeão Brasileiro / 2016, sem discussão. O torcedor pergunta: virá o time paulista só cumprir tabela, sem tesão, desfalcado? Digo: se a moçada que frequenta o banco entrar em campo vai querer mostrar jogo, disputando posição. 
**

Renato Gaúcho, ex-atleta, atual treinador do Grêmio, time que está na decisão da Copa do Brasil/2016:
- Treinadores? O Tite é o melhor do mundo. O Mourinho e o Guardiola estão entre os melhores, mas trabalham com o que pedem, montam uma seleção. Já o brasileiro trabalha com o que tem. Eu queria que esses técnicos viessem treinar nossos times aqui com o nosso calendário, com os salários atrasados. Eu quero ver ser o melhor do mundo na dificuldade, ser campeão com o que você tem. Porque formando uma seleção é mole ser campeão.

- Cristiano Ronaldo é um dos melhores do mundo, mas eu joguei mais. Queria vê-lo jogar na minha época, aqui, com quatro, cinco meses de salários atrasados, gramados esburacados, Libertadores sem exame antidoping e sem os melhores do mundo do meu lado. Jogar lá na Espanha, ganhar o que ele ganha, jogar uma vez por semana, aí eu queria ver onde eu chegaria.
Se acha.