Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA e BAHIA só dependem deles, Nada de matemática

O Bahia tem situação mais confortável do que o Vitória
14/11/2016 às 12:29
Quis o calendário que o derradeiro jogo da Seleção Brasileira neste ano de 2016 seja contra o Peru, em Lima, terça pra quarta-feira. A equipe canarinho está invicta sob o comando de Tite e lidera as Eliminatórias Sulamericanas para a Copa 2018/Rússia. Sem perder e jogando muita bola, como mostrou contra a grande rival Argentina ( 3 x 0 ), Neymar e seus parceiros arrebentando em cima dos ‘hermanos’.

Será um Peru de Natal? Confiamos, mas ninguém espere joguinho fácil. Os peruanos, comandados por Cueva (atleta do São Pauloe por Guerrero (avante do Flamengo) detonaram o Paraguai no meio da semana que passou ( 4 x 1) dentro da casa inimiga. Barbas de molho, então, e vamos correr, jogar bola. 
A única alteração na equipe de Tite é a entrada do lateral canhoto Felipe Luis no lugar de Marcelo, suspenso. Manter o mesmo grupo em campo só aprimora o entrosamento. A seleção com Tite volta a ganhar respeito. 

**
Só depende dele

Pela Série B, em sua penúltima rodada, o Bahia enfrenta o Bragantino sábado, na Fonte Nova, com todos os ingressos já vendidos, e pode acabar a rodada já com a classificação garantida entre os quatro primeiros que passarão para a Série A em 2017. Basta vencer e torcer para que o Náutico tropece, até empate, num dos seus dois últimos jogos. O time Timbu tem o mesmo número de vitórias que o Bahia, o segundo critério de classificação se ambos ficarem com o mesmo número de pontos no final. 

Mas o tricolor só depende dele. Vencendo o Braga e mesmo que o Náutico ganhe os dois jogos que lhe restam, bastaria um empate ao Bahia na rodada final, contra o Atlético de Goiás (em Goiânia), já campeão e festejando título desde o meio da semana que passou. Logo ... 

O problema maior do tricolor será vencer o Bragantino, na zona da degola e desesperado para sair dela, a todo custo. Vai jogar tudo o que pode contra o tricolor, mas como precisa fazer gols deve se abrir na defesa, o que pode facilitar a vida da equipe baiana, com o apoio das arquibancadas em clima de euforia tricolor. Jogão de bola. 

Para facilitar as contas e o raciocínio do torcedor, seguem algumas informações básicas:
Classificação atual: 

Atlético (GO) com 70 pontos é o líder e já campeão da Série B 2016. Vasco e Avaí com 62 pontos seguem na briga. O Bahia é o quarto com 60 pontos. Náutico e Londrina ainda alimentando esperanças, com 57 pontos e o CRB com 55, remotíssimas chances. 

jogos que faltam 

As duas derradeiras rodadas que podem decidir classificação:

- Bahia x Bragantino, sábado; e Atlético (GO) x Bahia, fechando o balaio do tricolor.
- O Vasco tem jogo duro contra o Criciuma, fora de casa e facha sua participação em casa, contra o
 Ceará. 
- O Londrina, outro concorrente direto, pega o Avaí em casa. Um dos dois sai chamuscado nesse confronto. Na rodada final, o Londrina vai a Bragança encarar o desesperado Bragantino. O Avaí encara o Brasil de Pelotas na final. 
- O Náutico tem um jogo encardido no interior de Minas contra o Tupi de Juiz de Fora; e encerra sua participação em casa contra o Oeste, uma mangaba. 
- O CRB, com remotas chances, sai para enfrentar o Brasil, em Pelotas, e pega em casa o tinhoso Luverdense, fechando
Façam as contas, as previsões e boa resenha.

**

O Vitória escapa? 

Pela Série A, o Vitória, com 39 pontos ganhos e em 16º lugar, enfrenta o Santos na Vila Belmiro, quinta-feira. Jogo difícil, o time santista é o vice-líder da competição. Partida valendo pela 35ª rodada da competição. Restarão ainda três jogos nessa reta final.

O rubro-negro está na boca da zona de degola, a um ponto apenas do Inter de Porto Alegre, o primeiro da Z-4. 

Os jogos que faltam 

Santos x Vitória, nesta quinta. Depois, no Barradão, Vitória x Figueirense; pra ganhar sem passar vexames. O penúltimo confronto é uma parada indigesta: Coritiba x Vitória, lá no Paraná, o time da casa motivado, também na página derradeira da tabela de classificação. E a partida final será no Barradão, contra o Palmeiras, virtual campeão. 

A equipe rubro-negra baiana também depende só dela... e da inspiração do avante Marinho, que tem feito a diferença em campo.