Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA detona o Goiás 4x2 e ingressa no G-4

Próximo adversário é o CRB em jogo de 6 pontos
17/09/2016 às 21:14
Os resultados da rodada ajudaram e o Bahia fez o dever de casa vencendo o Goiás na Fonte Nova com folga por 4 x 2, jogando bem e dominando toda a partida, para delírio da galera que compareceu de com força às arquibancadas. 
O bom resultado levou o tricolor ao quarto lugar na tabela de classificação da Série B, com 39 pontos ganhos. Também com 39 pontos seguem colados o CRB, o Avaí , o Londrina e o Ceará. O Bahia os supera em saldo de gols.

*
Noite feliz

A partida já começou bem alvissareira para o Bahia. Aos dois minutos, um raro e belo gol olímpico de Juninho, batendo de direita o escanteio do lado esquerdo do ataque: 1 x 0. Aos 7’, o mesmo Juninho, de fora, acertou o travessão de Márcio. Sem impor velocidade, procurando roubar e sair tocando a bola, trocando passes, o Bahia foi se impondo. Aos 16 minutos, após jogada de fundo de Edigar Júnio, Hernane foi calçado por trás na hora do arremate de frente para o gol, mas o árbitro gaúcho Luis Teixeira Rocha não marcou o pênalti claro. 

O tricolor mandava no jogo, mas ... Quatro minutos depois, o árbitro deu o pênalti de Edigar Junio, chutando a perna do adversário ao tentar tirar a bola da área, sem perigo de gol. Uma penalidade boba que o goleiro Márcio cobrou e empatou 1 x 1. 

O gol entusiasmou os goianos e mudou um pouco o panorama da partida, que ficou mais equilibrada. Aos 29, Juninho arriscou mais uma de longe, para fora. Os visitantes, então mais à vontade, optaram pelos contragolpes, sem ameaçar muito, mas o tricolor criou pouco, até pela atuação apagada de Cajá, Allano e Hernane. Aos 44, Cajá achou Allano livre, de cara pro gol na grande área, mas ele chutou de forma bisonha, perdendo a boa chance do desempate ainda na primeira etapa em que o tricolor foi superior, porém o torcedor ficou injuriado com o placar e com a atuação de alguns jogadores.

*

Nos vestiários, o treinador Guto Ferreira substituiu o vaiado Allano por Vitor Rangel, opção mais ofensiva. E o tricolor continuou com mais posse de bola, atuando mais no campo do adversário, superior. Aos 10 minutos, Hernane se chocou com um defensor, na área, e o árbitro viu pênalti, discutível. Hernane bateu, Marcos deu rebote e Hernane perdeu para o goleiro mais uma vez. Marcos definitivamente, então, redimindo-se da falha no gol olímpico que tomou. 

Com o apoio da torcida, a equipe tricolor não esmoreceu. Aos 16 min, após boa jogada na direita de Luis Antonio, Cajá recebeu na área, livrou-se da marcação e bateu colocado de canhota, no canto: 2 x 1 , o desempate. O meia Cajá bem melhor em campo na segunda etapa. 

O tricolor continuou mandando no jogo, dono da bola, melhor distribuído em campo. E aos 22, em outra boa trama pela direita, Cajá e Vitor tentaram mas a pelota sobrou para Hernane que, dessa vez, finalizou bem : 3 x 1. Aos 26, Cajá rolou e Eduardo encheu o pé para Mário espalmar. O treinador Gilson Kleina retirou o avante baiano Marcão e pôs em campo o ex-Bahia Leo Gamalho, avante alto, em busca de um resultado melhor. O Goiás saiu mais do campo defensivo, arriscou-se. O tricolor ampliou por volta dos 30’minutos, com Edigar Junior empurrando para as redes, após uma bola alçada e duas tentativas de Hernane e do zagueiro Tiago: 4 x 1. Domínio absoluto do Bahia em casa. Aos 37, numa cobrança de escanteio, a zaga tricolor cochilou e Leo Gamalho testou, diminuindo: 4 x 2. O tricolor manteve a pegada e a tranquilidade, até o final.

*

Destaques: o meia Juninho, o melhor. Bem os laterais Eduardo e Moissés, o apoiador Luis Antonio, a vontade de Edigar Junio, o segundo tempo de Cajá. 

*

Pela rodada 27, próximo sábado, às 16h20, no estádio Rei Pelé, em Maceió, CRB x Bahia. Um jogo de seis pontos. São concorrentes diretos na tabela de classificação. Guerra. 

**
Série A


Neste domingo, no Barradão, pela 26ª rodada do Brasileirão/Série A, o Vitória encara o 11º colocado (35 pontos) Botafogo (RJ) depois do bom triunfo no meio da semana em Porto Alegre contra o Internacional ( 1 x 0). 
Sem Kanu, suspenso, a zaga deve ser recomposta com Ramon e Victor Ramos, dupla que se conhece bem. É a estreia do treinador Argel Fucs no banco do Barradão, perante o torcedor, reacendendo a confiança dos rubro-negros. Tempo limpo, tudo indica uma boa peleja. 

**

Seleção de Tite

Saiu a convocação do treinador para os dois próximos jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa 2018/Rússia: dia 6 de outubro, em Natal, contra a Bolívia; e dia 11, em Mérida, contra a Venezuela. Eis os nomes: 
Goleiros: ÁLisson, Uéverson e Muralha

Laterais: Dani Alves, Fagner, Marcelo e Luis Filipe

Zagueiros: Miranda, Gil, Marquinhos e Tiago Silva

Apoiadores e meias: Cassemiro, Paulinho, Fernandinho, Renato Augusto, Juliano, William, Oscar e Phillipe Coutinho. 
Atacantes: Neymar, Gabriel Jesus, Douglas Coste e Firmino. 

**
O Corínthians, dentro de sua Arena Itaquerão, levou 2 x 0 do rival Palmeiras, líder absoluto da competição. Com o resultado e a revolta dos torcedores, o treinador Cristóvão, baiano, pagou o pato: foi demitido ainda nos vestiários. Mais um que cai. O técnico, sempre culpado.