Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

A VINGANÇA! Brasis enfrentam os 'diabos louros' da Alemanha pelo ouro

ZédeJesusBarrêto comenta
18/08/2016 às 09:49
Sob o comando de Neymar e Renato Augusto a seleção brasileira massacrou, lavou a guerreira Hunduras (6 x 0) e está na final da Olimpíada Rio/2016, com todas as possibilidades de fazer história, ganhar nossa primeira medalha de ouro no futebol. Estamos a merecer essa. Foi um show de bola perante um Maracanã cheio e lindo, vestido de amarelo. 

A decisão acontece no sábado, contra a Alemanha que na tarde desta quarta venceu a Nigéria por 2 x 0, sem facilidades.
 
Não há como não lembrar dos 7 x 1 dos alemães na Copa do Mundo/2014. Um bela vitória brasileira na final olímpica cairia muito bem, faria bem. Uma chama de esperança. Mas não esqueçamos, é outro momento, outros atletas em campo, outra circunstância, motivação ... enfim outro jogo, cada jogo é diferente. 

Que seja Brasil x Alemanha ! E que tenhamos um belo jogo. O jogo mais importante da carreira de Neymar, no meu entender. 

*
Enxurrada de gols 

- A brincadeira começou cedo, aos 14 segundos, quando Neymar dividiu com o zagueiro, roubou-lhe a bola, encarou o goleiro e fez 1 x 0; o gol mais rápido da história dos jogos olímpicos e o mais rápido também da carreira do craque, que voltou a jogar bem.

- Os hondurenhos não viam a cor da bola e desceram o pau, sobretudo em Neymar, que não se intimida, vai pra cima, provoca, chama a falta. Aos 25’, Luan enfiou e Gabriel Jesus entrou de cara, no totó: 2 x 0; Aos 34’, a enfiada perfeita foi de Neymar, Gabriel Jesus definiu com uma bomba na cara do goleiro: 3 x 0.

- O mesmo ritmo, o domínio da equipe brasileira em campo, dona da bola na segunda etapa. Aos 4 minutos, Neymar cobrou escanteio, Marquinhos aproveitou a sobra na pequena área e meteu o pé : 4 x 0. E a moçada tirou o pé do acelerador, começou a tocar a bola, gastar o tempo sem deixar o adversário gostar do jogo. Aos 25’, numa bela trama de contragolpe, o passe profundo de Neymar, o passe de fundo de Felipe Anderso e o gol de Luan: 5 x 0; antes do apito final, deu tempo para Neymar fazer de pênalti e fechar o caixão, 6 x 0, após Luan ser derrubado na área. 
*
Por volta dos 40 minutos, Wéverton foi acionado pela primeira vez na partidas e fez duas ótimas defesas, mostrando reflexo e garantindo a invencibilidade da defesa brasileira, até agora sem tomar gols na competição.
*
Destaques para os dois zagueiros, seguros - Marquinho e Rodrigo Caio -, a sobriedade do baiano Walace, a rodagem de Renato Augusto, Luan, Gabriel Jesus e, claro, Neymar, aquele que faz a diferença.
*
Queria entender o que leva o COI a programar jogos de futebol no Rio às 13 horas, sol a pino. Um atentado à saúde dos atletas que, além do calor no momento da partida, sofrem com a mudança na rotina do sono, alimentação, aquecimento etc... 
*
Notaram que os nossos metrossexuais apararam os cabelos, despiram-se das vaidades e estão focados na bola? A mudança começou na Bahia, no jogo da Fonte Nova, contra a Dinamarca. Um pacto entre eles? Algum puxão de orelhas? 
Que essa nova postura resulte num ouro, uma nova era para o futebol brasileiro. 

** 

Terça aziaga

Foi um dia de ‘mala suerte’ para as meninas olímpicas brasileiras. 
Perdemos no handebol para as holandesas. Vínhamos jogando bem. 
Depois a equipe de futebol feminino comandada por Marta e Formiga empatou ( 0 x 0) com a Suécia no tempo normal, na prorrogação e caiu na cobrança de penalidades. Já tínhamos vencido a mesma Suécia de goleada, dias antes. A equipe não tomou gols, não perdeu uma só partida. Snif. Resta o bronze. 
À noite foi a vez do timaço de vôlei, que estava invicto, sem perder um set sequer, e levou 3 x 2 da China. Vai buscar o bronze com o amargo na garganta, a alma dorida.

*

Minha velha ‘Mãe Preta’ dizia, nunca esqueço: ‘Meu fio, jogo e dinheiro é coisa de Exu, tenha cuidado!’. Apois. 
E minha tia Luzia costumava repetir, injuriada: “Tem dias que a gente acorda atravessada e não devia sair de casa, nem levantar da rede”. 

**

Catadinhas: 

- Lustrando o ouro de Thiago Braz, o campeão do salto com vara, ele pulou precisos 6m03. Um assombro.
- Dois baianos ainda bem cotados para medalha de ouro: O apoiador Walace, de Salvador, no futebol; e o canoísta (ou seria canoeiro?) Isaquias, 22 anos, caboclo de Ubaitaba, a 379 km de Salvador, remador desde menino no Rio de Contas. Ele está na final dos 200 metros, fez o melhor tempo entre os concorrentes. 

- Os brasileiros levaram pau da França, no Handebol masculino.

- A dupla feminina de vôlei de praia Ágatha & Barbara está na final ((ouro ou prata?) contra as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. Na madruga.

- Antes, hoje (quarta, 17) tem vôlei de quadra masculino valendo vaga na final: Brasil x Argentina. 

- As vaias na abertura afetaram o nosso interino presidente, o mordomo do Jaburu. Temeroso, Temer tremeu. Disse que não pisa lá no encerramento dos Jogos Olimpicos Rio/2016. Ué, chama, desafasta a Dilma... e vê o que acontece. A valenta encara?