Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA perde para Palmeiras 2x1 e vai pegar o Santa

Vitória faz uma campanha irregular e não consergue vencer seus jogos fora de casa
07/08/2016 às 18:40
O rubro-negro baiano até fez um bom jogo, mas não resistiu ao poderio do líder Palmeiras dentro de seus domínios e levou 2 x 1, na Arena do Verdão, em São Paulo, na sina de não vencer no campo do adversário. 

Assim, exatamente no meio da competição, 19 rodadas disputadas, o Vitória não passou dos 22 pontos ganhos e figura no 14º lugar da tabela de classificação da Série A, a apenas dois pontos da chamada zona do rebaixamento, os quatro derradeiros.

O Palmeiras assumiu novamente a liderança, com 36 pontos, seguido pelo Flamengo, Santos e Corínthians, os quatro primeiros. 

*
Lances do jogo:

Mesmo com todo clima de Olimpíada, mais 30 mil pessoas nas arquibancadas da Arena palmeirense. A iniciativa foi da equipe da casa, desde o começo, empurrada pela torcida. Aos 3 minutos, a primeira chance do verdão; Érick recebeu nas costas da zaga, livre, mas chutou pra fora. Aos 6’, após uma ratada da zaga, a bola pererecou na frente da pequena área e Kieza, solto, bateu nas pernas do goleiro Jaílson, perdendo boa chance. Aos 8’, Leandro Pereira ganhou da zaga na carreira, pelo meio, mas bateu no peito do goleiro Fernando Miguel. Foi um começo de jogo aberto, bem disputado, veloz; o time paulista mais ofensivo. 

Aos 24 ‘, o avante Lucas Barrios, paraguaio, entrou no lugar de Leandro Pereira, por lesão no joelho. Aos 29’, após uma disputa pelo alto, a bola sobrou para Érick que bateu de prima, rente ao poste rubro-negro. Dois minutos depois, o árbitro viu Kanu puxando Cleiton Xavier na área e marcou pênalti; Jean bateu fraco e Fernando Miguel defendeu firme. Aos 35’, mais uma grande defesa de F. Miguel, salvando chute frontal. Aos 36, o gol saiu, nos pés do oportunista Barrios, pegando uma sobra, após bate e rebate na pequena área: 1 x 0. 

O Vitória não fez um mau jogo, mas o Palmeiras foi melhor, chegou mais, mereceu o placar da primeira etapa.

O mesmo panorama no começo da segunda etapa. O verdão buscando o gol. Aì, Dudu cruzou da esquerda, a defesa só espiou e Cleiton Xavier completou de chapa na pequena área: 2 x 0, aos 5 minutos. No prejuízo, placar adverso, o Vitória partiu para o tudo ou nada, ao ataque, pois, abrindo-se mais, defensivamente. Aos 18’, Vander tentou da direita mas Jailson interceptou o cruzamento fatal. Aos 20, Moisés bateu forte de longe, exigindo boa intervenção de F Miguel, rebatendo. O palmeirenses perigando nos contragolpes, sempre. Equilíbrio de ações. 

O Vitória achou um gol aos 30’: Euller arrancou pela esquerda e cruzou forte, a meia altura, o goleiro rebateu mas a pelota chocou-se com o zagueiro Tiago Martins, ganhando a rede, contra: 2 x 1. Aos 38’, gol aberto, por centímetros o Palmeiras não ampliou, a bola riscando a linha. Dois minutos depois, F Miguel foi driblado, mas Rafael Marques perdeu, bola na rede pelo lado de fora. Jogo ainda em alta velocidade, mesmo nos minutos finais, lá e cá. Aos 46’, Euller tentou de muito longe e o goleirão Jaison esticou-se para evitar o empate. 
Bom jogo, placar justo, normal. 

**
Destaques no Vitória: o goleiro Fernando Miguel, o lateral Euller, o regular William Farias, o meia Cardenas... 
No Palmeiras, o goleiro Jailson, o veterano Zé Roberto que anulou Marinho, Érick, Dudu ... 

**
- Próximo jogo do Vitória pela 20ª rodada, a primeira do chamado returno (os jogos de volta) será contra o Santa Cruz, domingo, dia 14, às 16hs, no Barradão.