Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

SONHO DA ABERTURA ACABOU: Agora é pra pirão

Futebol masculino vai jogar na Arena Fonte Nova
07/08/2016 às 08:58

O choque da realidade amanheceu. O jogo da vida. O perde e ganha. Os desafios, os obstáculos, a disputa, as contendas, as discrepâncias. O sonho foi a noite de sexta. E veio o sábado: 

- Filas para ver os jogos, cambistas, roubos, bala perdida ... a vontade de ver, de participar é mais forte e se impõe.
- A primeira medalha de ouro é dos EUA, no tiro. Uma jovem de 19 anos, Virgínia Thrasher. 
- Nossas duas esperanças maiores de medalha no judô caíram. Felipe Kitadi perdeu sua segunda luta. A garota Sarah Menezes se deu mal, apanhou, sofreu uma luxação no braço e chorou com o rosto colado no tatame. 
- Nossas meninas do Handebol jogaram muito e bateram por 31 x 28 as bicampeãs olímpicas e atuais campeãs mundiais norueguesas. Enfrentam agora a Romênia, dia 8. Torcida verde-amarela para elas. 
- No basquete feminino caímos feio, de cara, diante da Austrália : 84 x 66. Chegamos a ter 10 pontos de vantagem, mas... Saudades de Hortência e Paula.
- As camaronesas não foram páreo para as campeãs brasileiras na quadra do vôlei feminino. Bolas e belas na rede aos saltos, aos tapas, no topo. Gosto de vê-las. Douradas. 
- Mas nossa primeira medalha é de prata, veio no tiro: Felipe Wu, bom de mira. 

*

Futebol feminino

Na noite sábado, Engenhão cheio, Brasil x Suécia. 
Mostrando vontade e bem organizadas em campo, as ‘meninas’ brasileiras surpreenderam a forte, taluda seleção sueca já no primeiro tempo, fazendo 3 x 0. O primeiro gol da zagueira Mônica, aproveitando vacilo defensivo das louras. O segundo, da artilheira Cristiane, foi uma pintura de contragolpe comandado por Marta. A mesma Marta fez o terceiro, cobrando pênalti. 
Faltando 10 minutos para acabar, Marta fez mais um, golaço em jogada individual. As suecas boiaram e Beatriz ampliou aos 40’, de canhota: 5 x 0. A Suécia fez o gol de honra, no finalzinho: 5 x 1. Um show de bola ! Deu gosto ver.
- Brasil classificado para as oitavas de final. 
- Emocionante a substituição da baiana Formiga (38 anos, cinco olimpíadas) antes dos 15 minutos da segunda etapa, o estádio inteiro aplaudindo-a, de pé. Merecido. 
*
- Próximo jogo é contra a África do Sul, na quarta feira, em Manaus. 

**
Futebol Masculino
Que os nossos metrossexuais mal resolvidos da seleção masculina de futebol inspirem-se nas garotas e consigam fazer um bom jogo neste domingo, 22 hs, no Mané Garrincha, em Brasília, contra o Iraque, que vai a campo fechadinho. O empate sem gols na estreia contra a África do Sul foi decepcionante. 
O terceiro compromisso do escrete treinado por Rogério Micale acontecerá na Fonte Nova, quarta-feira à noite, contra a Dinamarca. Neymar em campo.