Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Vitória fora da Copa do Brasil. Agora é o Santos

A situação dos times baianos nos dois campeonatos
21/07/2016 às 16:46
Com o mesmo placar do jogo anterior no Barradão ( 2 x 1 Cruzeiro, o Leão Vitória foi vencido pela Raposa Cruzeiro no Mineirão e deu adeus à Copa do Brasil.
O rubro-negro precisava vencer para se classificar. O time azul de Minas em crise, fazendo uma má campanha pela Série A, buscava a recuperação moral diante do torcedor com um bom triunfo pela Copa do Brasil e a classificação entre os oito que continuam na disputa da competição. 
*
Antes da primeira volta do ponteiro dos minutos aconteceu um chute perigoso do Cruzeiro, cobrindo o travessão. Um começo de jogo franco, aberto e bem movimentado, as duas equipes já bem conhecidas uma da outra por conta de dois jogos anteriores seguidos, há menos de 15 dias; um empate no Mineirão (2 x 2) pela Série A e um triunfo cruzeirense no Barradão (2 x 1) pela Copa do Brasil. O Cruzeiro melhor no jogo, chegando mais. 
Aos 20’ Caíque teve de trabalhar com capricho para evitar o gol após um chutaço da entrada da área. Um minuto depois, após cruzamento da direita, Bruno Ramires completou de joelho, livre, na pequena área : 1 x 0 Cruzeiro, dificultando ainda mais a vida do Vitória que precisava vencer a partida. E a equipe baiana foi pra cima, em busca do empate e da possível virada. Aos 36’ o zagueirão Kanu pegou uma sobra na área e de prima tentou o gol mas o chute foi pra fora. Aos 41, em boa arrancada individual, Marinho disparou para boa defesa de Fábio. E o gol de empate não saiu na primeira etapa. 

*
O Vitória voltou dos vestiários com uma substituição básica, buscando mais ofensividade: o meia Tiago Real em lugar do apoiador Marcelo. Mas nem deu tempo para sentir a mudança. Antes mesmo dos dois minutos, o avante Ávila foi lançado em profundidade, cortou o zagueiro Vitor Ramos e bateu forte, rasteiro e Caíque aceitou: 2 x 0. Ao time baiano restava atacar ou atacar. Aos 13’, Marinho enterrou a cabeça, cortou para o meio e bateu forte mas errou o alvo. 

O Cruzeiro fechadinho, saindo apenas no contragolpe, o tempo foi passando e o Vitória mostrando-se meio sem forças na busca do gol. Mas, aos 21 min, Marinho chocou-se com o zagueiro e o árbitro viu pênalti no lance. Diego Renan bateu e Fábio defendeu; na sobra, o boliviano Ramallo perdeu, bateu pro alto. Minutos depois Marinho recebeu em profundidade nas costas da zaga e não perdoou, deslocando o goleiro: 2 x 1, aos 27, fazendo renascer as esperanças rubro-negras de classificação. 

O rubro-negro melhor, no ataque, brigando pelo resultado. Mas não deu. Aos 46, em dois lances seguidos, o Cruzeiro quase amplia, com duas bolas chocando-se na trave e no travessão de Caíque, batido. O rubro-negro caiu e ficou clara a superioridade mineira: em três jogos, venceu dois e empatou um. Sem reclames, pois.


*
A próxima do Vitória será domingo, contra o Santos, no Barradão, às 18h30, valendo pela Série A. 

**
Série B

O Bahia, em 10º lugar na tabela de classificação da Segundona, com 21 pontos ganhos, a quatro apenas do Z-4 (a famigerada zona de rebaixamento) e a oito do quarto colocado (a zona de classificação), enfrenta o Luverdense (que tem um ponto a mais que o tricolor) no sábado, 18h30, na Fonte Nova. 

Nem pensar em empate, que dirá perder. Guto ‘Gordiola’ tem problemas sérios para escalar a equipe. Zagueiros machucados – Lucas Fonseca está fora e Jackson não vem treinando -, meio-campo indefinido, Edigar Júnio fora por lesão e Hernane... que anda de pernas bambas. 

As bocas notícias: a contratação do goleiro Muriel, do lateral Eduardo, do apoiador Luis Antonio e do meia Allano. Estão treinando, mas terão condições de jogo já no sábado? O clube anuncia também a chegada do zagueiro Tiago, 26 anos, 1m91, vindo do Galo Mineiro. É preciso contratar um centroavante forte, veloz, para fazer sombra a Hernane. Já. 

Sò uma virada milagrosa pode levar o Bahia a uma classificação entre os quatro primeiros e a consequente volta à Série A. Dizem que milagres existem, acontecem. Tem quem acredite. 


**
Libertadores

O Independientes del Valle (Equador) empatou com o Atlético Nacional de Medelin (Colômbia) - 1 x 1 - , no primeiro confronto da final da Libertadores da América, em Quito. 

O jogo da entrega da taça de Campeão das América será na Colômbia, onde o Nacional dificilmente perde. Time copeiro esse Nacional, está sempre chegando.

**

Baianos nas Olimpíadas 

O Estado vai ser representado nos Jogos Olímpicos 2016 que serão disputados no Rio de Janeiro agora em agosto com atletas de várias modalidades. 

No futebol masculino teremos o treinador Rogério Micale e o apoiador Walace, que atua no Grêmio. No futebol feminino, a veteraníssima Formiga e mais Fabiana e Rafaelle.

No boxe, Robson Conceição, Robenilson de Jesus, Joedison Teixeira e a boxeadora campeã Adriana Araújo. 
Na Canoagem, com boas possibilidades de medalhas, Izaquias Queiroz e Erlon Souza.
Na maratona aquática os campeoníssimos Allan do Carmo e Ana Marcela. 
No Atletismo, Graciete Santana. No basquete, Isabele Ramones.