Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

PARTIDA MURRINHA! Vitória 0x0 Fluminense

Vitória perde pontos jogando dentro de casa e pode ser prejudicado lá adiante
10/07/2016 às 22:03
Com o Barrradão a meia boca na noite domingueira de inverno, Vitória e Fluminense realizaram um partida típica de duas equipes que estão na segunda página da tabela de classificação da Série A; mais preocupadas a essa altura em se afastar da Z-4 (a zona de rebaixamento) do que se aproximar do G-4, o grupo dos quatro melhores. 
Foi um partida tecnicamente fraca, apesar de disputada, e um 0 x 0 murrinha; a torcida chateada vaiando no final. 
*
Com o resultado, Vitória e Fluminense chegaram a 18 pontos ganhos – o time carioca em 11º e o rubro-negro baiano em 12º. O líder é o Palmeiras com 28 pontos, seguido pelo Corínthians com o mesmo número de pontos. Grêmio e Flamengo completam o grupo dos quatro primeiros, o chamado G-4.

Bola rolando

O time carioca treinado por Levir Culpi, bem fechadinho, suportou a costumeira pressão inicial do Leão quando atua em sua toca: escanteios seguidos, faltas, chutes de fora que forçaram o goleiro Cavalieri a trabalhar bem. Mas a melhor chance, perdida, foi de Dagoberto, aos 15 minutos, pegando de prima na grande área, livre, mas errando o alvo. Aos 31’, Marinho, de longe, faria um golaço, num chute por cobertura (após um chapéu no marcador) que proporcionou um milagre do goleiro Cavalieri, espalmando. 

O Vitória foi melhor, ganhou o meio campo e criou as melhores oportunidades de gol. O Flu, acanhado, perigou apenas em alguns contragolpes - na primeira etapa.

Depois da merenda nos vestiários, o mesmo panorama em campo. O time da casa na frente, buscando o gol e o adversário se defendendo, contra-atacando. Logo aos 3’, Dagoberto, de frente, livre, com bola rolando, bateu colocado e perdeu. E tome-lhe bola alçada na área do tricolor carioca, sem muito êxito. E o jogo foi ficando mais aberto, equilibrado, imprevisível, lá e cá. Aos 31’, num contragolpe veloz, Maranhão entrou de cara mas Caíque, arrojado, salvou o gol carioca. Aos 40’, Marinho bateu falta inventada pelo árbitro, perto da linha da área, e Cavalieri foi buscar no ângulo. Só. 

Enfim, um placar chato, sem gols, mas justo pela aplicação defensiva do Fluminense e pela incompetência ofensiva do Vitória. O torcedor não gostou do que viu e vaiou no final. 

** 


Reforço

O colombiano Cardenas, meia que já atuou pela seleção colombiana e foi camisa 10 titular do Atlético Nacional de Medellin por muito tempo, foi anunciado como nova peça do rubro-negro baiano para a jornada da Série A. Estava no Galo de Minas, esquentando banco, há mais de ano, mas o baixinho cabeludo era muito bom jogador pela equipe da Colômbia, detonando Bahia e Vitória em confrontos pelas competições sul-americanas.

**
Série B

O Bahia, atualmente no 11º lugar da Segundona com 20 pontos ganhos, só atua na sexta, em São Luiz do maranhão, contra o lanterna Sampaio Correia. A equipe continua treinando em Porto Seguro, em busca de uma volta por cima, uma recuperação após uma incompreensível jornada de seis jogos sem vencer.

O torcedor continua á espera das cinco contratações urgentes prometidas pelo presidente do clube após a derradeira e vergonhosa derrota diante do Vila Nova, em casa. Foram dispensados quatro atletas, o preparador físico e o gerente de futebol, só. E os reforços? 

A ‘nação’ tricolor anda tiririca e cheia das ‘embromações’ fora e dentro de campo. É um Bahia bem distante de sua história de time que ‘nasceu pra vencer’. 

**
PORTUGAL CAMPEÃO !

Uma festa portuguesa, com certeza, em Saint Denis/Paris, em Lisboa, e em todos os botecos e cantos do mundo onde tiver uma alma lusa. 
Portugal, pela primeira vez na história, conquistou o título de Campeão Europeu de futebol, numa partida heroica, fazendo 1 x 0 sobre a França, na casa do adversário que, até pela campanha e por ter uma equipe mais qualificada, era o favorito. Pois deu o improvável, mais uma vez, consagrando o futebol como um esporte imprevisível e raro.
A seleção lusa ganhou o título jogando um futebol defensivo eficiente e pragmático, sem brilho, com seis empates, seis prorrogações em sete jogos da competição. E mais, nessa final não contou com o artilheiro e sua principal estrela Cristiano Ronaldo, que deixou o gramado aos 24 minutos de jogo sentindo o joelho, cedendo o lugar para o veterano Quaresma. 

O gol do título histórico saiu já na segunda metade da prorrogação, em alto estilo, num chutaço seco, rasteiro e preciso, de longe, do avante Éder, após dominar e se livrar da marcação já frouxa dos franceses cansados. Éder, pra quem não conhece, é um negão jovem da Guiné Bissau (naturalizado Português) que é banco na seleção e entrou na segunda etapa para infernizar a defensiva francesa. 

A França teve mais a bola, atacou mais, tentou mais o gol, acertou a trave, lutou muito mas os deuses da bola já tinham escolhido: Portugal seria o campeão, era chegada a sua vez. 

*

Excepcionais atuações do goleiro Rui Patrício, do apoiador William Carvalho, do becão Pepe, do lateral Raphael, do meia João Mário, Nani, R. Sanches... E parabéns ao treinador Fernando Santos, que montou uma equipe bem postada, fechada, uma aula de bom futebol defensivo.

*

Um feito para o vencedor Cristiano Ronaldo, o CR-7, maior artilheiro de todas as eurocopas, campeão europeu pelo Real Madrid e agora pela seleção de seu país.

*
Na França, destaque também para o goleiro Lloris, o bom zagueiro Umtiti (de origem camaronesa e já contratado pelo Barcelona), o meio-campista Sissoko, o insinuante Comman... As estrelas Pogba e Griezmann não brilharam sob a forte marcação lusa. 

*
Detalhe: Num jogo de final de copa, disputa ferrenha, até os 33 minutos do primeiro tempo o árbitro inglês tinha marcado apenas duas faltas, uma pra cada lado. Exemplo de futebol jogado na bola, leal, sem manhas. 
Aqui no Brasil a maioria das partidas batem 10/15 faltas em apenas cinco minutos. É norma geral. Temos visto jogos com mais de 40 faltas. Um absurdo. 
**
Viva Portugal !!!