Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA perde para Ceará 1x0 e se afasta da liderança

Vitória enfrenta o Cruzeiro em BH em jogo dificil
02/07/2016 às 22:03
O Bahia não jogou mal, até merecia um resultado melhor, mas levou 1 x 0 (gude preso) do Ceará na noite do Dois de Julho, lá em Fortaleza, e cada vez mais se afasta do grupo que lidera a competição. A equipe não consegue fazer gols nem ganhar, fazer pontos fora de casa. 
Verdade que o Ceará, treinado por Sergio Soares (ex-Bahia) entrou em campo nessa 14ª rodada da Série B com moral, há 5 jogos (agora seis) sem perder no castelão, bem colocado entre os quatro primeiros da tabela. O Bahia em seu segundo jogo sob a batuta do técnico Guto ‘gordiola’ Fonseca, ainda procurando um jeito de jogar, precisando ganhar fora de casa para encostar no grupo de cima dos quatro melhores. Como novidades, Jeanzinho no gol ( com Lomba machucado, Paulo Roberto no meio campo em lugar de Feijão e a volta de Edigar Junio na frente. 
*
O resultado levou o Ceará, há seis jogos sem perder, ao terceiro lugar com 27 pontos ganhos. O Bahia foi para o nono, com 20, distanciando-se do G-4. 
*
Bola correndo
O jogo começou quente, corrido, rivalidade aflorada. Aos 29 segundos, Hernane quase faz, forçando Émerson a fazer uma defesa providencial. Mas aos 3 minutos, após cobrança de falta da esquerda, Rafael Costa antecipou-se a Lucas Fonseca, paradão, e testou no canto, sem chance para Jeanzinho: 1 x 0 Ceará. Aos 20’, Hernane tentou de cabeça mas pegou de raspão e não acertou o canto. 

Partida em alto ritmo, o Bahia pressionando, trocando passes, buscando o empate, forçando o goleiro Émerson a trabalhar mais, porém... o time da casa fez o placar e continuou perigoso nos contragolpes, alçando bolas na área baiana. Aos 35’, após um erro de passe no meio campo, Wesley avançou em velocidade pela esquerda, driblou e bateu forte para espalmada de Jean, evitando segundo. 

Boa partida, bem disputada e equilibrada na primeira etapa. O Ceará foi mais feliz, fez o gol no começo e fechou-se no meio campo, explorando o momento do bote no contragolpe. 
*
Nenhuma mudança na volta dos vestiários. O mesmo panorama, com o Bahia mais avançado, buscando o gol, e o Ceará na moita. Aos 9’, Felipe arrematou de longe, assustando Jean. O tricolor tem mais a bola mas finaliza pouco. Aos 17’, João Paulo arriscou da esquerda, o goleiro deu rebote mas ninguém chegou para finalizar. Saiu o meia Cajá, no limite, entrou o corredor Luizinho. 

Aos 27’, o bandeira anulou um gol de Hernane, alegando um discutível impedimento. Por volta dos 30’, o goleiro Émerson praticou duas defesas seguidas importantes, evitando o empate. Aos 33’, Luizinho levou três, Hernane serviu e Edigar Júnio bateu mas Émerson pegou. Pressão tricolor. 
Saiu Edigar, sem pernas, entrou Ze Roberto. Aos 36 Hernane pegou de frente mas bateu fraco nas mãos do goleiro. No contragolpe, Lucas Fonseca deu mole mas Jeanzinho salvou. Aos 43, num contragolpe, cinco cearenses contra três defensores, Jean salvou mais uma, ágil. Aos 46, Felipe levou Lucas Fonseca, caindo das pernas, e bateu de frente para outra boa defesa de Jean. Aos 48 Hernane encarou o goleiro, poderia ter tocado para Luizinho, solto, tentou decidir sozinho e perdeu a chance última. 
O Bahia foi melhor na segunda etapa, até mereceu melhor sorte mas não conseguiu o empate. 
*
Destaques para o goleiro Jeanzinho, os laterais Hayner e Paulo Cesar, o volante Paulo Robert e Edigar júnio enquanto teve pernas.
No Ceará, o meia Felipe, o bom goleiro Émerson e a postura defensiva, a pegada coletiva da equipe. 
*
O próximo adversário do tricolor é o Vila Nova de Goiás, terça-feira, na Fonte Nova. 

*
Vitória em BH

Neste domingo, dia 3, à tarde, pela Série A, o rubro-negro baiano encara o Cruzeiro (MG) no Mineirão. O time baiano ainda sem vencer fora de casa e a ‘raposa’ de Minas correndo atrás de uma reabilitação após uma derrota fora de casa nessa semana. 
A boa notícia para os torcedores da equipe baiana é a volta de Marinho (que foi do Cruzeiro e conhece bem o Mineirão) ao ataque. O rápido avante deve jogar com uma máscara protetora do nariz recentemente fraturado. E também o retorno do artilheiro Kieza, que ficou de fora do jogo passado, suspenso. Força total rubro-negra em BH. 
*
Eurocopa no funil

A França, dona da casa e favorita, enfrenta neste domingo a surpreendente Islândia, no derradeiro confronto das quartas de final que define o adversário da Alemanha nas semifinais da competição. 

A partida entre os dois tradicionais rivais europeus, ambos com quatro títulos mundiais, foi definida na disputa de tiro livre da marca do pênalti, depois de um empate (1 x 1) nos 90 minutos regulamentares - joguinho estudado, respeitoso demais, sem grandes emoções - e um 0 x 0 nos 30 da prorrogação. Foi briga de cachorro grande, um com medo do outro, fim de temporada, os atletas exaustos em campo. Os alemães erraram menos e se deram melhor nos pênaltis – muitas cobranças foram desperdiçadas de lado a lado. 

Na outra partida das semifinais, Portugal - mesmo sem ter vencido nenhum jogo até agora, mas favorecido por empates e cobranças de penalidades - enfrenta o valente e bem montado time de Gales, liderado pelo avante Bale, colega do português Cristiano Ronaldo no Real Madrid.

Na equipe lusa o destaque até agora tem sido o becão Pepe, brasileiro radicado em Portugal e que atua no Real Madrid. 
Enfim estamos no afunilamento de uma Eurocopa 2016 cheia de surpresas, zebras, mas sem grandes novidades táticas, nenhuma revelação em campo que tenha chamado a atenção, até aqui.