Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Em noite de Xangô, Vitória vence o Grêmio por 2x1

Expectativa no Bahia é o jogo contra o Brasil de Pelotas, no R
23/06/2016 às 21:37
Na noite de São João, com as graças de Xangô, o Vitória obteve um importante triunfo em Porto Alegre, no Estádio Olímpico, fazendo 2 x 1 no Grêmio e somando três pontos fundamentais para fugir um pouco mais da zona de rebaixamento. Os dois gols aconteceram na primeira etapa, quando o time gaúcho teve um atleta expulso, aos 30 minutos. 

**
O Vitória em campo de padrão branco, sem o atacante Marinho e com três zagueiros (Kanu, Vitor Ramos e Ramon), Euller na lateral esquerda e Diego Renan na direita, fechadinho, na espera. 

O Grêmio desde o começo no comando da partida, chegando na área baiana mas errando o alvo por três vezes. O rubro-negro só esperando a vez do contragolpe, marcando forte. Saiu pela direita, em boa jogada de Diego Renan que cruzou na pequena área; Kieza, bem colocado, subiu mais que a zaga e testou bonito: 1 x 0. Aos 30’, Dagoberto forçou passagem, caiu na área, o árbitro Sandro Meia enxergou pênalti em favor do Vitória, marcou e ainda expulsou o zagueiro gremista Brenan. Diego Renan bateu forte, rasteiro e fez: 2 x 0. Quem esperava? 

O tricolor gaúcho, empurrado pela torcida, foi para frente mas, com um a menos em campo, deixou muitos espaços para a contraofensiva no rubro-negro baiano, mais próximo do terceiro que o Grêmio de fazer o primeiro. Bom demais para os visitantes; a estratégia de jogo armada pelo treinador Mancini funcionou até melhor que o esperado.
 
*
O Vitória, com um a mais em campo, voltou ainda mais cauteloso dos vestiários, na moita, tentando quebrar o ritmo gremista, armando o bote. Mas aos 10’, o Grêmio diminuiu. Bola cruzada da direita, o goleiro Fernando Miguel saiu em falso, socando a bola, que bateu na cabeça de Ramon e entrou: 2 x 1. Pegou fogo. 

A equipe baiana respondeu logo em seguida com Dagoberto, que bateu rasante, raspando. Dois minutos depois, após cobrança larga de falta, o zagueiro Fred ganhou dos zagueiros e testou no travessão, quase empata. A equipe gaúcha criou outra boa chance aos 25’, mas F Miguel fez ótima defesa. Aos 33’, em nova cabeçada, após cobrança de escanteio, por pouco Kieza ampliava. Aos 36’, Juliano recebeu na área, girou e bateu nas mãos de F Miguel. O Grêmio pressionando, em busca do empate e o Vitória se defendendo, suportando bem, jogando com inteligência, gastando tempo ... 

Aos 44’, após uma falha de Ramon, o artilheiro Luan entrou livre, encarou F Miguel e perdeu, bateu para fora, desperdiçando a chance clara do empate. Melhor para o rubro-negro, vencedor.
*
Diego Renan, Kanu, Amaral, o primeiro tempo de Dagoberto e Kieza foram os destaques rubro-negros. 

*
Na sequência, o Vitória recebe a Ponte Preta de Campinas (SP) no Barradão. Domingo à tarde.

**
Segundona
O Bahia, depois de três derrotas seguidas e vergonhosas, joga na noite de sexta contra o Brasil de Pelotas, no frio brabo do RGS. 
A direção do clube ainda não anunciou o substituto de Doriva, recém demitido. Falou-se muito em Guto Ferreira mas parece que vai dar Gilson Kleina. Quem vier há de promover uma sacudidela motivacional na equipe, que nada meio ‘lombrada’. 
O Vasco dispara na liderança, com 25 ppontos na tebela de classificação. O Atlétiico (GO) é vice, com 21 pontos. Seguem em terceiro o Criciúma e o Ceará, ambos com 20 pontos. CRB tem 19, Náutico tem 18 e o Bahia, em sétimo lugar, com 17; a três pontos do G-4. 
Se vencer o Brasil, em Pelotas, o que acho improvável, dá um alento. Mais uma derrota significa descida de rampa, preocupações com a terceirona. Dá pra crer? De quebra, Hernane no Sul, suspensos. 
**
Eurocopa
Já começam no sábado os jogos das oitavas de final, definidos os classificados da primeira fase: 
Sábado – Suíça x Polônia ; Croácia x Portugal ; País de Gales x Irlanda do Norte.
Domingo – Hungria x Bélgica ; Alemanha x Eslováquia ; Itália x Espanha; França x Irlanda ;
Inglaterra x Islândia. 
**
Copa América 
Argentina x Chile disputam o título de Campeão da Copamérica Centenário, domingo, às 21hs, em Nova Jersey/EUA. A reedição da final passada, em Santiago, quando o Chile venceu.
A Argentina, impecável na competição, credenciou-se à final após golear os EUA, 4 x 0, com um show de técnica, coletividade, solidariedade, vontade ... e mais a genialidade de Messi.
O Chile venceu (2 x 0) a Colômbia, numa partida que foi interrompida por mais de duas horas, em Chicago, por segurança: consequência de uma tempestade na região. Os gols aconteceram no começo do primeiro tempo. 
Ver Argentina e Chile jogar nos mostra como o futebol brasileiro anda atrasado. 
*
‘É obrigação, se não ganhar que nem voltem’ – do argentino boquirroto Maradona, cheio de invejas de Messi, ‘incentivando’ os jogadores de seu país. Imagina se fosse o Pelé a falar metade das merdas que habla o ‘hermano’ endeusado, lá deles. 

** 
Fogueira Junina
No ritmo do forró, diante da fogueira, o ‘hit’ do momento:
“Quem roubou, roubou/ Não devolve mais/Pra onde foi o dinheiro/Roubado da PTobrás?” 
*
O forró do Genival Lacerda: “Me dê seu HiFi”
*
Viva São João ! Que o fogo da Justiça se faça. Xangô, Kaô Kabiecilê !!!