Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

A CAMINHO DA Z-4 VITÓRIA perde para Chape 1X2

Copa América tem Argentina, EUA; Chile e Colômbia nas quartas
19/06/2016 às 19:21
Um fim de semana de espanto para a dupla Ba Vi, os nossos representantes no Brasileirão, séries A e B. Horrores. Após o Bahia perder em casa para o Londrina, o coirmão rubro-negro, no Barradão, também perdeu, slolidário. Para a Chapecoense. Ambos por 2 x 1. O rubro-negro bem na portinha da Z-4, a zona de rebaixamento. Má jornada do futebol baiano. O Vitória fica em 15º lugar na tabela de classificação e pode até já embicar na zona no fim da rodada. 

O jogo foi às 11 hs de domingo, osol aberto, um céu limpo, calor e um público razoável para o horário e as dificuldades de sempre no acesso ao Barradão- menos de oito mil pagantes.

Assombração 
O jogo, ao contrário do que acontece nas partidas do Leão em sua toca, começou num ritmo cadenciado. A Chapecó fechadinha, na espera, apostando no contragolpe, no erro do adversário. Jugo duro e poucas chances na primeira etapa. Marinho, como sempre, o mais insinuante, partido para cima na jogada individual de velocidade e Dagoberto errando o alvo, errando muito. Na defensiva, Vitor Ramos se impondo. 

A primeira chance foi uma cobrança de falta perigosa, exigindo muito do bom goleiro catarinense. As melhores oportunidades apareceram mais para o fim do período: Aos 43, num contragolpe rápido, Bruno Rangel deu a Silvinho, de cara, mas ele bateu fora, perdeu a chance. Depois, Marinho enfiou para Kieza, de frente, mas o goleirão salvou de pá. Antes do apito final, o volante Amaral bateu de fora, um balaço que goleiro espalmou. Um primeiro tempo com ares de maresia.

*
A etapa final começou com mais ritmo. Pressão total do rubro-negro, precisando vencer. Logo cedo, Marinho recebeu de Dagoberto, arrancou, livrou-se da marcação mas não venceu o goleiro. Aos 12’, Kieza tramou com Diego Renan... mas Dagoberto perdeu de frente, livre, na pequena área. Aos 17, após cobrança de lateral para a pequena área, Marinho antecipou-se à zaga e testou no travessão. Quase. Por volta dos 25 minutos, sairam Dagoberto e Flávio, entraram no Vitória Alípio e Leandro Domingues. No Chapecó, entrou o meia Artur Maia, ex-Vitória.

Aos 26, Sérgio Manoel recebeu pela esquerda de Artur Mais, livre, e bateu seco, cruzado, rasteiro: 1 x 0. Ainda os catarinenses comemoravam quando Marinho arrancou pela direita, driblou, invadiu e bateu forte, de canhota, empatando: 1 x 1 , golaço! Aos 28’, frente a frente, Fernando Miguel salvou o gol catarinense. Esquentou o baba ! Aos 30’, após cobrança de escanteio, a zaga rubro-negra vacilou e William Tiego, livre, testou forte: 2 x 1 Chapecoense na frente. Aos 36’, novamente Marinho, quase empata. Aos 42’, após troca de passes, Bruno Rangel encarou Fernando Miguel e a pelota triscou a trave. Nos últimos minutos, o Vitória foi para o abafa, mas... nada deu certo. Amarga jornada, torcedor já pedindo jogador e cabeça de treinador.


*
Marinho, disparado, individualmente o grande destaque em campo. Tiago Real e Kieza sumidos. A Chapecó, nem arrumada, com boa estratégia, surpreendeu. 
**
A próxima é contra o Grêmio, em Porto Alegre. Difícil. 



**
Notícias do Bahia 

Na madrugada, após a derrota em casa (2 x 1) para o Londrina na Fonte Nova, no sábado, o treinador Doriva e sua comissão técnica foram dispensados pela diretoria do tricolor, sob forte pressão da torcida. Nenhum nome foi anunciado como substituto. 
Com Doriva à frente, o Bahia fez 36 jogos, venceu 23 e perdeu sete. O problema é que ele fracassou em jogos fundamentais. Perdeu clássicos para o grande rival e o título baiano, caiu diante do Santa Cruz no Nordestão e... perdeu alguns jogos vencíveis nessa Série B, que está na 10ª rodada. Deixa a equipe na sexta posição, com 17 pontos, fora do G-4. 

Na partida de terça-feira, em Juiz de Fora (MG), contra o Tupy a equipe vai ser comandadadirigida pelo treinador Aroldo Moreira, das divisões de base, técnico do Sub-20.
*
O Flamengo continua dando em cima do atacante Hernane, o brocador, único centroavanate de ofício do plantel tricolor, ídolo da torcida. Desde que começou o assédio do clube carioca, por onde Hernane já atuou, o ‘brocador’ caiu muito de produção, com a cabeça azoada. Se não quer ficar, melhor sair. O Bahia carece de centroavante, desde Fernandão. 

**
Copamérica

Definidas as quatro seleções que farão as semifinais da Copa América Centenário, ora em disputa nos EUA. Eis os confrontos:
- Estados Unidos x Argentina, terça feira. Os donos da casa, que fazem boa campanha na competição, terão competência para encarar de igual para igual os argentinos de Messi, Mascherano, Higuain... ? 
- Colômbia x Chile, quarta feira. Os colombianos de James Rodrigues e Cuadrado comeram grama para derrotar o Peru, e só conseguiram na cobrança de penalidades. O Chile atropelou, arrebentou pra cima do ‘favorito’ México na noite de sábado – 7 x 0, acreditem. Vargas, Vidal e Suarez engoliram a bola. 
Mas lembrem-se: cada jogo é único, diferente, tudo pode acontecer. Jogos bons de ver. 
**
Eurocopa
Três seleções já se classificaram, antecipadamente, para a fase seguinte da competição: A França, dona da casa; a Espanha do extraordinário Iniesta e a velha Itália, que sempre chega. 
**