Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VEXAME NA COPA AMÉRICA: Brasil fora; Peru, dentro

A seleção brasileira é também o reflexo do momento porque passa o país
13/06/2016 às 00:36
Com um gol de braço do atacante Diaz na segunda etapa do jogo, a seleção peruana venceu o Brasil ( 1 x 0 ), jogando melhor, e mandou o medíocre time de Dunga pra casa mais cedo; uma derrota vergonhosa para a história, as tradições e títulos de nossa seleção. 

O Peru, acreditem, ficou em primeiro lugar do Grupo B e vai enfrentar a Colômbia na próxima fase da competição. O Equador, em segundo, pega os EUA. 

*
Antes mesmo de fechar a última rodada da fase classificatória, que define as seleções que continuam na competição e também define os confrontos a seguir em jogos eliminatórios até o final, já garantiram presenças na fase seguinte da Copa América Centenário as seguintes seleções: 

- EUA e Colômbia (Grupo A); Peru e Equador (Grupo B); México e Venezuela (Grupo C); e a Argentina pelo Grupo D; Chile e Panamá disputam na terça-feira a outra vaga desse grupo. 

**

O fiasco brasileiro 

A equipe brasileira em campo com a obrigação de vencer/empatar para se classificar, de preferência em primeiro lugar no grupo. O Peru treinado pelo argentino Gareca e com Guerrero no ataque, classificaria caso vencesse. O treinador Dunga escalou, de volta, o zagueiro Miranda, capitão do time; Lucas Lima em lugar de Cassemiro e Gabriel, o Gabigol substituindo Jonas. 

O Brasil desde o começo com a iniciativa do jogo, mais posse de bola. O Peru com clara postura defensiva. A primeira tentativa de gol foi aos 11 minutos, num chute de fora de Filipe Luis que o goleiro peruano espalmou. Aos 26’, Gabigol girou e bateu no canto para grande defesa do goleiro Galessi no rodapé. Aos 35’, após cruzamento de Filipe Luis, William bateu de frente mas cobriu o travessão. Aos 40’, chute de Gabriel para nova defesa de Galessi.
Um primeiro tempo em que só o time de amarelo jogou, atacou, buscou o gol que não saiu. A equipe de vermelho defendeu-se com afinco, mas pouco passou do meio campo, o goleiro brasileiro não trabalhou.

*
A queda

A equipe peruana voltou dos vestiários com uma proposta/estratégia de jogo mais ofensiva, procurando marcar mais à frente, apertando a defensiva brasileira, disputando a bola com garra. Afinal, precisava ganhar para continuar na competição. Aos 4’, Cuevas batendo falta exigiu a primeira defesa do goleiro Álisson. 

A equipe de Dunga toda enrolada, sem achar o jogo, presa na marcação, errando passes e sem chutar no gol adversário até os 25’. O Peru melhor no gramado, melhor postada, lutando mais, ganhando os rebotes e as divididas, com mais vontade e mais arrumada. O meio campo brasileiro – Elias, Renato Augusto e Lucas Lima – apático. P.Coutinho e William sumidos. E Dunga pôs Hulk no lugar de Gabriel, aos 27’, nada mais. 
Aos 29, após jogada de fundo pela direita, a bola foi cruzada para pequena área brasileira, o toque de Diaz e gol peruano, contestado pelos brasileiros, alegando irregularidade. A tevê mostrou que claramente o atacante peruano usou o braço para empurrar a bola para as redes. O árbitro consultou todos os auxiliares e confirmou o gol : 1 x 0 Peru. 

Daí, bateu desespero. Tudo por um gol ... os peruanos todos atrás, fechando as portas. Elias, livre na pequena área, não achou o cruzamento da direita e perdeu a chance do empate. O gol não saiu e , vergonhosamente, a seleção de Dunga volta pra casa mais cedo. 

*

Destaques para o zagueiro Rodrigues, o meia Cuevas, o atacante Guerrero e o goleiro Galessi. Fora de campo, o treinador Gareca engoliu o trapalhão Dunga.

Do lado brasileiro, todos abaixo do nível, sobretudo na segunda etapa. 

**

Na outra partida pelo Grupo B, mais cedo um pouco, o Equador venceu o Haiti (4 x 0) e chegou a cinco pontos, garantindo-se na competição. O Haiti, tadinho, virou caixa de pancada. Aprendizado. 

**

A rodada começou na noite de Sábado com as partidas pelo Grupo A:

- Estados Unidos 1 x 0 Paraguai – A aplicada equipe anfitriã, mesmo com um atleta a menos em campo em função de uma expulsão ainda no primeiro tempo, correu muito e mereceu vencer. A torcida norte-americana está empolgada. Os EUA é o primeiro do grupo. 

- Colômbia 2 x 3 Costa Rica, em Huston – Já classificada, a equipe colombiana entrou em campo com um mistão, poupando suas estrelas maiores, e assim perdeu o primeiro lugar na chave, levando um baile da Costa Rica. Resultado: Colômbia vai enfrentar o primeiro colocado do Grupo B, o do Brasil. 
*
Com a classificação de EUA e Colômbia (Grupo A), Costa Rica e Paraguai voltam pra casa mais cedo. 

*
Pelo Grupo C, independente do resultado dos confrontos dessa segunda-feira, México e Venezuela já estão classificados; venceram Uruguai e Jamaica, esses já fora da fase seguinte da competição.
*
Fica a pergunta : e agora, Dunga ? Continuas à frente da equipe que vai disputar os jogos olímpicos no Rio? Uma temeridade. 

**
Eurocopa
No sábado: 

- Suíça 1 x 0 Albânia. A Suíça tem mais bola e tradição, não passou sustos. 
- Inglaterra 1 x 1 Rússia. Os ingleses fizeram uma partida superior, mas o time russo chegou ao empate no apagar das luzes. Duas equipes bem renovadas, de jogo intenso.
- País de Gales 2 x 1 Eslováquia. A equipe de Gales tem Bale, aquele mesmo do Real Madrid, um jogador diferenciado, decisivo.

**

No domingo:
- Turquia 0 x 1 Croácia, no Parc des Princes. A equipe croata tem um meio-campo respeitável, com Modric (do Real Madrid) e Rakitic (do Barcelona). Boa marcação e muita velocidade. O astro Modric fez o gol. 
- Polônia 1 x 0 Irlanda do Norte. Comandados por Lewandovski (do Bayern Munique), os polacos tiveram o controle do jogo. 

- Alemanha 2 x 0 Ucrânia. Os alemães, atuais campeões do mundo, querem o título europeu. 

*
A nota negativa da Eurocopa, em disputa no território francês, tem sido a briga, o confronto entre torcidas, nas cidades onde acontecem os jogos. A bebedeira nas ruas e a falta do que fazer geram a pancadaria. 
A polícia francesa, já preocupadíssima com possíveis atentados terroristas e greves em alguns serviços essenciais, tem tido muito trabalho para conter os brigões e manter a ordem. Russos e ingleses aprontaram por lá. Pode render punição para as duas equipes. Lamentável. 
*
Dois bons jogos acontecem nesta segunda:
Pela manhã, 10h, Espanha x República Tcheca, em Toulouse; às 16h, Itália x Bélgica, no Stade des Lumières.
**

PS: Nosso absoluto repúdio ao atentado numa boate gay, em Orlando/EUA, que deixou mais de 50 mortos. Horror. Fruto do obscurantismo/fanatismos e preconceitos. Deus’pai !