Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA pegador e veloz vence INTER por 1x0

Vitória enfrenta o Botafogo no próximo jogo e o Bahia vai jogar contra o Goiás
06/06/2016 às 10:35
Com gol logo no começo e uma bela atuação de Marinho durante todo tempo, o Vitória venceu o Inter (RS) , 1 x 0, derrubando-o da liderança, e chegou a 8 pontos ganhos, agora em 9º lugar na tabela de classificação. 

  O líder agora é o Corínthians, com 13 pontos ganhos, na frente do Grêmio e do Internacional, também com 13. O Palmeiras é o 4º com 12 pontos. 

**

  Tarde domingueira de sol de outono e um público não mais que razoável no Barradão para  Vitória 1 x  0 Internacional. O Colorado de Porto Alegre entrou em campo  defendendo a liderança na competição e o rubro-negro, em casa, precisando pontuar para se redimir da derrota no meio da semana (0 x 1 – Flamengo) e fugir das proximidades da zona do rebaixamento.   A equipe baiana foi mais feliz. 

*

   Bola rolando ... 

   Um vitória pegador, veloz e ofensivo desde o primeiro segundo, na pressão. Aos 4’, apertando a marcação na frente, a defensiva colorada vacilou, o goleiro Danilo Fernandez foi pra dividida com Kieza e Marinho pegou a sobra para abrir o marcador com um chute preciso de longe e por cobertura : 1 x 0.  

    Jogo disputado, o Vitória continuou marcando forte e na frente, sem dar espaço para tramas dos gaúchos que, aos poucos, foram equilibrando a peleja. O Inter tentando por a bola no chão e o Leão explorando a velocidade do inquieto Marinho pela direita. Aos 40’, quase o rubro-negro amplia, após outra boa jogada de Marinho, o cruzamento rasteiro, e Dagoberto chegou dividindo com a zaga: a bola raspou no goleiro e bateu no poste, antes de ser aliviada. Aos 45’, após chutão defensivo, Fernando Miguel saiu da área e furou na rebatida; Sasha tentou pegar de prima e errou o alvo, o gol vazio. Só.

  Primeira etapa do Leão, marcando mais em cima, veloz e incisivo. Parcas chances de gol criadas. Hora da merenda. 

*

  A segunda etapa começou morrinhenta, truncada, mas foi pegando ritmo aos poucos, Marinho infernizando, pondo fogo no jogo. Aos 14, boa trama do Inter, a defesa baiana envolvida mas o goleirão Fernando Miguel abafou. O Colorado mais tempo com a bola nos pés, mas chega pouco na área adversária. Aos 23’, saiu Norberto para entrada de Maicon Silva. Minutos depois, Marinho tabelou com Kieza e tentou duas vezes mas errou o alvo. 

  Os ponteiros do relógio girando sem grandes emoções em campo, o time da casa tratando de mascar o jogo, administrando o placar favorável, ganhando na manha todo tempo possível, travando a sequência dos lances.  Dagoberto cansado deu lugar a Leandro Domigues e Kanu substituiu  Euller, lesionado. 

   Aos 42’, Sasha tentou de longe, a bola quicou antes e quase surpreendeu Fernando Miguel, que espalmou.  No abafa, um minuto depois, quase o Colorado empata.  Mas não fez muito por merecer o gol. Antes de o árbitro encerrar, após uma entregada de Fernando Bob, Kieza, de cara, desperdiçou.  Um gol apenas foi suficiente, três pontos garantidos e mais tranquilidade para o trabalho na Toca. 

 *

  Jogaram bem Vitor Ramos e Ramon, Amaral e Flávio, Kieza e Marinho, este o ‘dono’ do jogo pelo gol, pelas arrancadas e dribles, pela malícia. 

  No Inter, o becão Paulão firme e ... Sasha, apenas. 

**


 A próxima parada do rubro-negro baiano é no Rio de Janeiro, quarta-feira, contra o Botafogo (RJ), que no domingo pela  manhã levou 3 x 0 do Santos, no Pacaembu (SP). 

*

  Pela Série B, o Bahia, no grupo dos quatro primeiros classificados, enfrenta o Goiás, na noite de terça-feira, em Goiânia. Para dura, confronto direto. 

*

Copa América

Na segunda-feira à noite tem Copa América, dois duelos pelo Grupo D, fechando a primeira rodada.

Panamá x Bolívia, às 20 horas (horário de Brasília) e o clássico sulamericano Argentina x Chile, às 23 horas. 

O Brasil volta a campo na quarta-feira à noite, em Orlando, quando enfrenta o Haiti, já pela segunda rodada. 

**