Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAVI: Clássico que decide o título da temporada 2016

Dunga tá certo: tem que mexer na seleção sempre e a volta de Ganso é uma boa pedida
30/04/2016 às 19:44
 Domingo tem Vi x Ba, no Barradão, primeiro confronto valendo pelo título de Campeão Estadual 2016. Briga boa, na bola. 

O Bahia fez melhor campanha na competição, o Vitória parece mais bem arrumado em campo. Jogo sem favoritismo, imprevisível. Mesmo na Toca do Leão.

Às vezes o imprevisto decide. Esse é o grande barato do futebol, o mais fascinante de todos os jogos de bola.  Se tem torcedor, de um lado e de outro, tremelicando... imaginem a ansiedade dos jogadores.  Haja maracujina.


*

  Cajá

 
   Na semana do BaVi, o tricolor anunciou a contratação do meia canhoto Renato Cajá, que já foi do rival, autor do primeiro gol na Arena Fonte Nova... em cima de quem? Adivinha! 

  Cajá só estreia pela Segundona /Brasileirão Série B.  Vem com a missão de comandar o meio campo tricolor.  Sabe jogar. Tem 31 anos, se estiver em forma é uma boa contratação.

*

   Libertadores

   A maior competição entre clubes da América está se afunilando. O Brasil tem quatro representantes ainda na disputa. 

  O Corínthians, que empatou no meio da semana com o Nacional do Uruguai, decide a vaga em casa, no Itaquerão e tem tudo pra continuar na competição.

  O Atlético (MG) também empatou a primeira com o Racing, na Argentina. A torcida do Galo aposta num triunfo em BH, assegurando o time mineiro na disputa.

  Situação bem difícil é a do Grêmio, que levou 1 x 0 e tomou um passeio em casa, na sua Arena de Porto Alegre, do bom time do Rosário Central (ARG). Vai ser difícil reverter na Argentina.

  O São Paulo surpreendeu sua própria torcida, jogando bonito e goleando o Toluca(MEX), 4 x 0, no Morumbi, com uma atuação soberba do meia Ganso. Na volta, o tricolor paulista vai pegar os 2.800 m de altitude, mas tem folga no placar. 


*

  Copa América

  A competição entre seleções acontece em junho, nos EUA. O Brasil estreia no dia 4, contra o forte Equador. No dia 8 encara o frágil Haiti e fecha a fase de classificação contra o freguês Peru. 

Neymar não jogará, marcará presença apenas nos Jogos Olímpicos/Rio, em agosto. 

A convocação oficial dos 23 atletas que vão disputar a Copa América, o treinador Dunga divulga no próximo dia 5.  Mas já saiu o listão dos 40 pré-convocados. Confira:

Goleiros: Alisson (Inter), Diego Alves (Valência-ESP), Marcelo Grohe (Grêmio) e Ederson (Benfica)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Fagner (Corinthians), Fabinho (Mônaco-FRA), Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Douglas Santos (Atlético-MG)

Zagueiros: Miranda (Inter de Milão-ITA), Gil (Shandong Luneng-CHI), Marquinhos(PSG-FRA), Jemerson (Mônaco-FRA) e Gabriel Paulista (Arsenal-ING)

Volantes: Rodrigo Caio (São Paulo), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Casemiro (Real Madrid-ESP), Walace (Grêmio), Rafinha (Barcelona), Elias (Corinthians) e Fernandinho (Machester City-ING)

Meias: Ganso (São Paulo), Renato Augusto (Beijing Guoan), Kaká (Orlando City-EUA), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Oscar (Chelsea-ING, Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea-ING) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)

Atacantes: Lucas (PSG-FRA), Douglas Costa (Bayern-ALE), Luan (Grêmio, Hulk (Zenit-RUS), Firmino (Liverpool-ING), Jonas (Benfica-POR), Alex Teixeira (Jiangsu Suning-CHI), Gabigol (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Ricardo Oliveira (Santos)

As novidades são as ausências de Marcelo (Dunga não gosta do melhor lateral canhoto do planeta, titular do Real Madrid), de David Luiz, do goleiro Jefferson...  E as presenças de Ganso, Gabi Gol, Gabriel Jesus, Walace ... 

** 

 Liga dos campeões

 A maior competição entre clubes da Europa, onde se joga hoje o fino da bola, está definindo os dois finalistas candidatos ao título ansiado.

  O Real Madrid conseguiu um bom empate na Inglaterra contra o Manchester City, sem gols; a equipe merengue espera contar com o ídolo artilheiro Cristiano Ronaldo no jogo em Madrid para chegar à final. O City também luta para por em campo o ótimo meia Yayá Touré, que fez falta na partida em casa.

   O outro confronto é entre o competitivo e bem arrumado Atlético de Madri e o Bayern Munique. No primeiro pega deu o time madrilenho treinado pelo argentino Simeone, 1 x 0, no estádio Vicente Calderón, capital espanhola. Mas, a poderosa equipe alemã do treinador Guardiola, espanhol, pode muito bem reverter o placar no Allianz Arena de Munique. Tem equipe/elenco e história para isso.

  No entanto, não seria surpresa uma final espanhola, madrilena: o  clássico Real x Atlético. Afinal, foi esse mesmo Atlético que eliminou o estrelado Barcelona. 


*   

 Neymar

 Por falar em Barcelona, Neymar está no foco, é uma preocupação por aqui e também na Catalunha. Os catalães não querem que Neymar seja um outro Ronaldinho Gaúcho, fantasioso e em campo e um problemaço fora dele, com noitadas, mulheres, marra e esbanjamento.  O garoto está, aos poucos, perdendo o foco na bola.  Isso é ruim para a equipe de Messi, Suarez, Iniesta...  e péssimo para a seleção e o futebol brasileiro.  Juízo, rapaz! Assim, jamais chegarás a melhor do mundo. 



*

  Marrentinho


  Em recente entrevista, o baixinho ex-artilheiro Romário, hoje senador da República, disse que os melhores jogadores do mundo foram:  Pelé, Maradona, Zidane, ele e Ronaldo.  Nada modesto, pois. 

*

 Nordestão

 Sai nessa semana que entra o campeão da Copa do Nordeste 2016, em Campina Grande.  O título está entre o Santa Cruz (PE) x Campinense (PB).  No primeiro jogo, em Recife, deu a ‘Cobra Coral’, 2 x 1.  Mas em casa o Campinense costuma aprontar, é osso duro de roer.  Torço pelos paraibanos, não sei por quê. 



*


   Estaduais


   O  Paulistão/2016 está entre o surpreendente Audax, que rifou os grandes São Paulo e Corínthians, contra o Santos, o time da Vila, que sempre está nas finais paulistanas, anos seguidos.  A briga é boa, vai sair chispas.


 O Cariocão/2016 será disputado por Botafogo e Vasco. Detalhe: o Bota vem da Segundona e o Vasco voltou para a Segundona, vai ser adversário direto do Bahia, na renhida Série B que começa já. 

 O Mineirão/2016 não terá o Cruzeiro, a Raposa, na final. O título será disputado pelo Atlético, o  Galo, e América, o Coelho, treinado por Givanildo.

  
   O Coelho

   E atenção, esse mesmo e bom América (MG) será o próximo adversário do Bahia pela Copa do Brasil, logo acabado o Baianão; o jogo primeiro está marcado para o dia 11, em BH, antes da estreia do tricolor baiano pela Série B -  dia 14, 21 h, na Fonte Nova, contra o Avaí. 



Haja bola !