Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA E VITÓRIA e as expectativas para 2016

Na noite de sexta-feira, no Morumbi lotado, o ‘eterno’ goleiro sampaulino Rogério Ceni, 43 anos, despediu-se dos gramados, pendurou as chuteiras, num evento de gala
13/12/2015 às 19:53
No campo da bola jogada com os pés o mais interessante acontecimento da semana entrante é o Mundial de Clubes, torneio  já iniciado em gramados japoneses. 

   Na quarta, às 7h30min da matina, horário de Brasília, jogam  River Plate (Argentina) x Sanfrecce Hiroshima (Japão). Na manhã desse domingo o time nipônico, em casa, venceu a equipe do Mazembe (República Democrática do Congo/África) com folga, 3 x 0, todos os gols feitos em cabeçadas.  A equipe argentina é favorita, claro, mas os japoneses evoluíram, são disciplinados taticamente e não cansam nunca, marcam muito. Podem ser azarões. 

  Na quinta, mesmo horário, a disputa é entre o todo-poderoso Barcelona (Espanha), de Messi, Suarez e Neymar, contra o Guangzhou Evergrande (China), equipe treinada por Felipão e que tem no elenco os brasileiros Robinho, Paulinho, Élkeson, Renê Jr, Alan e Ricardo Goulart. De virada e com um gol de cabeça feito pelo meio-campista Paulinho já nos acréscimos, a equipe de Felipão despachou (2 x 1 ) o América do México.

   A grande expectativa e a torcida do planeta bola é por um duelo final, bem provável, no domingo, dia 20, às 7h30, entre  Barcelona x River, se não acontecer uma daquelas ‘zebras’ no meio da semana. 

*

   Neymar, com uma lesão muscular na coxa, esteve fora dos dois últimos jogos do Barça mas viajou com a delegação catalã para o extremo da Ásia e todos esperam que esteja apto, inteiro pra jogar a final no dia 20. Ser Campeão do Mundo pela equipe espanhola  é muito importante para ele, que está concorrendo a melhor jogador do planeta com Messi e Cristiano Ronaldo, em evento Fifa programado para  11 janeiro 2016. 

*

   A surpresa

  Nesse mesmo dia  a Fifa dá o Prêmio Puskas ao gol mais bonito da temporada. E tem um brasileiro meio desconhecido na fita: o meia atacante Wendell Lira, de 26 anos, que no dia 11 de março, atuando pelo Goianésia/Campeonato Goiano, fez um golaço de voleio, acrobático,  e foi pra galera. Virou estrela de uma hora pra outra. 

  Imagina, está concorrendo com Messi, Tevez  e outras feras milionárias do futebol europeu. Wendell está nas nuvens e já foi contratado pelo Vila Nova (GO). 


*


  Porrada

  Na madrugada do domingo, muita porrada, surpresas no octódrono/UFC de Las Vegas (EUA) e cinturões trocando de dono.  Nos dois combates mais importantes da noitada os favoritos campeões foram derrotados: 

  - Nos pesados, o americano Weidman, aquele mesmo que aposentou o nosso campeoníssimo Ânderson ‘aranha’ Silva e detonou facilmente Vitor Belford, apanhou feito mala velha do conterrâneo Luke Rockhold, o novo campeão.  As fuças do derrotado ficaram deformadas.

  No confronto mais esperado, o amazonense campeão dos penas José Aldo foi nocauteado aos 10 segundos de combate por um cruzado de canhota na ponta do queixo desferido pelo performático e falastrão irlandês Mc Gregor.  Nem deu pra ver o que aconteceu, só no replay.    

  No final, perguntado sobre a luta, o novo campeão respondeu : “Luta, que luta?”  Até ele ficou desapontado com o desfecho. 



**

  Rame-rame 

   No âmbito do futebol baiano, após o fim do Brasileirão (Séries A e B), é tempo de arrumação, tirar a poeira, o mofo e arrumar o armário: Afinal, quem fica, quem renova, quem sai, quem será contratado ? Até agora, muita especulação e pouca notícia, nenhuma novidade.

   No Vitória, que subiu para a Série A/2016, muita discussão política sobre a reforma dos estatutos do clube, se o torcedor vai ter ou não direito de votar para escolher o presidente do clube etc...  Democracia é a palavra norteadora. 

  Mas o torcedor está interessado, de vera, é em saber se Escudero renova, se Rhaynner e Pedro Ken ficam, se os laterais Diego e Diogo farão parte do plantel na temporada que começa em janeiro, se virão reforços e se será possível sonhar.

   Por enquanto é certa a continuação do treinador Wagner Mancini à frente do elenco, uma boa.  Mas o clube precisa requalificar  o plantel para a temporada: Campeonato Baiano, Copa do Brasil e o Brasileirão Série A, que é outro babado.


*

  Vovô Mundico falou

  Trecho interessante da entrevista do presidente rubro-negro  Raimundo Viana, o ‘vovô Mundico’, aos jornalistas de A Tarde Ricardo Palmeira e Edmilson Ferreira:


“... Não dá pra pensar num Vitória grande querendo enterrar o Bahia. Nunca valeu a pena. Eu sempre tive vontade de ser pelo menos igual à dupla Gre-Nal, são dois grandes. Um buscou um título mundial, o outro veio buscar depois. Ou à dupla Cruzeiro e Atlético(MG). Um fez a Toca da Raposa e o outro não sossegou até fazer a Cidade do Galo. Então, isso é resultado de uma rivalidade sadia. Já aqui na Bahia é um querendo diminuir o outro...”

Falou e disse.

**

  Acorda Bahêa MP!

  Do lado do Bahia, um silêncio agoniante: o time na Série B/2016 após o fracasso do final da temporada deste ano, sem treinador anunciado, muitos jogadores dispensados,  a informação de que o goleiro Lomba não volta depois do empréstimo de um ano à Ponte Preta, e que o artilheiro Kieza  está cada dia mais distante de uma renovação; no mais, nenhuma contratação nova em vista...   

  E o torcedor se pergunta nas ruas: com que time vamos disputar o Baianão, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, a famigerada Série B, essa com a obrigação de classificar e de voltar à elite em 2017?

   De concreto, até agora, apenas a contratação do diretor de futebol, o executivo Nei Pandolfo, que não adianta nada, cauteloso. Será que ficam Maxi, Roger, Pittoni...?  E os zagueiros, os laterais, o goleiro, o centroavante? 

  A expectativa do torcedor-sofredor só aumenta com a demora de definições. 

*

   Enquanto isso, o marketing do clube anuncia o lançamento de novos padrões de camisa da marca Penalty para 2016.  E mais uma camisa, toda branca, em comemoração aos 85 anos de fundação do E C Bahia, dia 1 de janeiro, relembrando o padrão usado em 1931. 

  Esperamos que a empresa e o clube respeitem a tradição tricolor, mantenham o vermelho, azul e branco de origem.  

**

   O adeus de Ceni

   Na noite de sexta-feira, no Morumbi lotado, o ‘eterno’  goleiro sampaulino Rogério Ceni, 43 anos, despediu-se dos gramados, pendurou as chuteiras, num evento de gala, com uma partida entre equipes formadas por jogadores que atuaram com ele no São Paulo, desde o século passado. 

   Muitos aplausos, beijos e abraços, fotos, tevês, microfones, lágrimas e um discurso emocionado do goleiro, agradecendo os companheiros de jornada, o clube que defendeu por décadas, mais o torcedor e a bola, sua grande amiga.

   Ceni significa uma liderança, um recordista- 25 anos de clube e 1.237 partidas jogadas com a camisa do tricolor paulista.  É o maior goleiro artilheiro da história do futebol, 131 gols marcados, a absoluta maioria em cobrança de pênaltis e faltas na entrada da área inimiga, o que fazia com perfeição, fruto de muito treinamento e dedicação. Campeão do mundo pelo clube e pela seleção brasileira, é considerado um mito, uma lenda não só no Brasil como em toda a América e na Europa também.  O torcedor do São Paulo costumava dizer: ‘Todos têm goleiros, mas só nós temos Rogério’.  

  Deve continuar no mundo da bola, quem sabe como treinador ou dirigente. Preparou-se para isso. 



**

   Esse não é de tititi 

   Tite, 54 anos, treinador campeão brasileiro pelo Corínthians, tido como o melhor técnico em ação no país, em entrevista às páginas amarelas de Veja: 

  -  ... o futebol brasileiro também precisa ser depurado, filtrado. Precisa encontrar o caminho correto, justo. O Brasil hoje busca essas respostas.

    ... é preciso parar com essa história de vencer a qualquer custo, seja com uma entrada maldosa, seja com uma cusparada na cara.

   E escalou a sua seleção brasileira de todos os tempos:

- Marcos, Carlos Alberto, Belline, Mauro e Júnior; Clodoaldo, Falcão, Zico e Pelé; Ronaldo e Tostão. 

*

   Assim, acho-me no direito de também escalar a minha seleção brasileira de todos os tempos:

Gilmar, Carlos Alberto, Mauro, Nilton Santos e Júnior; Zito, Didi, Tostão e Pelé; Garrincha e Zico. 

Fui. 

Salve Santa Luzia !