Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

UM HORROR em Paris e empate em Buenos Aires

Próximo jogo do Brasil será em Salvador contra o Peru
14/11/2015 às 12:55
Sob um clima de comoção planetária diante dos terríveis atentados em Paris, com mais de 140 mortes – segundo as agências noticiosas da Europa , na noite de sexta feira, 13, aconteceu o jogo Argentina x Brasil , no Monumental  de Nuñez, estádio do River Plate, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018/Rússia. 

*

  Jogo

   Aos 2 e aos 5 min quase a Argentina abre o placar.  Pressão total  da equipe da casa no início, mesmo com os desfalques de Messi, Aguero, Tevez...  O bom Di Maria arrebentando pelo lado direito. Os argentinos pressionam a saída de bola brasileira e mostram mais ofensividade, mais vontade, chegando junto e bem mais à frente. Até os 30 minutos só o goleiro brasileiro Alisson trabalhou.  Uma seleção amarela pálida, burocrática, sem nenhuma criatividade, aquela mesma da Copa América, dungática. 

  Aos 33’, Lucas lima perdeu a bola no meio campo, Di Maria enfiou na direita, bola foi cruzada rasteira por Higuaín e Lavezzi chegou antes da zaga: 1 x 0. Aos 40’, a primeira oportunidade brasileira, após cobrança de escanteio e cabeçada de David Luiz, raspando o travessão. Neymar apagado, sempre pelo lado esquerdo, aceitando a marcação.

  Placar justo, Los Hermanos foram superiores.

*

  Segunda etapa.   O time de Dunga voltou o mesmo dos vestiários. Luis Gustavo nulo, errando tudo, e uma avenida entre Felipe e David Luiz, além da postura apática. Um festival de passes errados da equipe visitante. Com 1min e 30 segundos, uma bola na trave direita do goleiro Alisson, quase ampliam o placar.  Aos poucos, no entanto, o time brasileiro conseguiu equilibrar o jogo, que ficou mais aberto, lá e cá, melhor de ver.   

   Aos 13’, veio o empate. Neymar  virou e achou Dani Alves que meteu de trivela na cabeça de Douglas Costa (acabara de entrar em lugar de Ricardo Oliveira), bola na trave e, na sobra, Lucas Lima completou, de voleio: 1 x 1.  Neymar mais centralizado e Renato Augusto, aos 20 minutos, no lugar de Lucas. Um jogo, então, mais igual e mais brigado. Um Brasil melhor, mais assentado, jogando. Aos 33’, enfim, Neymar apareceu, com boa jogada individual e o arremate forte que o goleiro Romero espalmou. 

   Aos 40’, David Luiz  quase entrega, duas vezes, errando uma cabeçada e uma saída de bola, levando cartão amarelo. Dois minutos depois, leva o vermelho, após uma dividida maldosa. Entra o Gil em lugar de William. Pressão total dos donos da casa. Catimba geral. E nada mais aconteceu.  Placar justo, pelo segundo tempo brasileiro. Bom resultado pro time de Dunga, agora com 4 pontos, em 5º lugar.

**

Destacamos a atuação do goleiro Alisson, Dani Alves bem melhor que Filipe e Miranda bastante superior a David Luiz, aloprado. Gustavo Luiz destoou, Elias longe do que joga no Corínthians, William discreto, Lucas fez o gol e Ricardo mal pegou na bola. Neymar muito distante do astro do Barcelona. Douglas Costa melhorou a equipe quando entrou.

Na Argentina, faz gosto ver Di Maria. Mascherano comanda o meio e a defesa.   

**

   Bom lembrar que o clássico latino-americano estava inicialmente programado para a noite de quinta-feira, mas a partida foi suspensa em função de um temporal, quase dilúvio, que caiu sobre a capital argentina transformando o gramado do estádio numa imensa lagoa. As dependências do estádio – vestuários, corredores... -  também ficaram alagados.  A arbitragem consultou a FIFA, as equipes e  suspendeu o jogo.

*

Resultados da rodada

- Enquanto descia o toró em Buenos Aires, o Equador enfiou 2 x 1 no Uruguai, em Quito – 2.800 m acima do nível do mar -, e é a única equipe com 100 % de aproveitamento na competição, as Eliminatórias para a Copa 2018, com 9 pontos ganhos nos três jogos disputados.

- Em La Paz, a Bolívia venceu bem a Venezuela  ( 4 x 2 ), aproveitando-se também da altitude da capital boliviana.  

- Em Santiago, o Chile não conseguiu vencer o bom time da Colômbia ( 1 x 1), com gols de Vidal, de cabeça, para os chilenos e de James Rodrigues, empatando para os colombianos.

- Fechando a rodada, resta o jogo Peru x Paraguai, em Lima, já na madruga do sábado. 

*

- O Perú é o próximo adversário do Brasil, dia 17, aqui em Salvador, na Fonte Nova. 


**

- No ranking oficial da FIFA, a desmoralizada entidade maior do futebol,  aparece como a melhor seleção do mundo, no momento, a equipe da Bélgica, que nunca venceu uma Copa do Mundo e, pelo que sei, não ostenta nenhum título em competições de realce da entidade. 

Os belgas desbancaram a Alemanha, atual  campeã do mundo, a vice Argentina, a poderosa Espanha ... na classificação FIFA o Brasil está em oitavo lugar.  Entenda isso. 


**
  Uma carnificina

 Terrível a série de atentados terroristas na noite de sexta, 13, em Paris. Explosões, bombas e tiros começaram quando rolava o jogo amistoso França x Alemanha, no Stade de France, com a presença do presidente da república francesa François Hollande.  Mais de 140 mortes (confirmadas até agora) e dezenas, dezenas de feridos. Clima de horror na Cidade-Luz, com fronteiras fechadas, metrô paralisado, a população confinada em suas casas e caça aos terroristas por todo canto da cidade. 

Ah, humanidade estúpida ! Até quando tudo isso, Deus meu?