Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

URUCUBACA! Vitória leva 4x0 e Bahia empata 2x2 p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Botafogo vence Luverdense e está classificado para a Série A
11/11/2015 às 09:23
 O Vitória caiu de quatro, em Minas, mas continua em terceiro. Nem mais tão tranquilo quanto à sua classificação, ainda bem provável.  O rubro-negro tem 60 pontos ganhos, mas vê o Santa Cruz encostar, com 58 pontos e o Sampaio Correia com 57. O Santa é o adversário do Vitória na última rodada, em Recife. 

O Bahia, dentro da Fonte Nova, não conseguiu vencer o ABC de Natal. Mais um ‘empatezinho’ de amargar. O renhido 2 x 2 desclassificou o time do Rio Grande do Norte para a série B e distanciou o tricolor baiano ainda mais do sonho de classificação para a Série A, agora com 55 pontos ganhos apenas e três jogos a cumprir, dois fora de casa. Com a bolinha de gude que vem jogando não dá para acreditar em ‘milagres’.  

Triste, vi muito torcedor chorando. Aliás, até o avante Kieza chorou ao sair de campo.

**

O Botafogo (RJ) venceu ( 1 x 0) o Luverdense e está matematicamente classificado para a Série A de paroano.  É o virtual campeão brasileiro da Série B/2015.

*

 O Bahia não soletrou o ABC

  Um público fraco (10 mil pessoas) nas arquibancadas da Fonte Nova, na noite de terça, refletiu bem  os desgostos do torcedor tricolor.  Bahia  x ABC (RN) , Charles escalou três atacantes(Maxi, Roger e Kieza) e o time foi pra frente, marcando a saída, buscando o gol, mostrando vontade e pouca criatividade. 

  Logo no primeiro minutos Roger perdeu, livre, de frente, batendo em cima do goleiro. Aos 4’, uma cabeçada de Valongo, escorando  escanteio de Thiago, por cima. E o gol saiu aos 7’, Kieza finalizando de bico um ótimo passe de  Eduardo, dentro da área pela esquerda. 

  Bastou abrir o placar e o tricolor afrouxou a marcação, começou a perder o meio campo, as divididas. Aos 25’ quase acontece o empate do ABC, em contragolpe pela direita. Um frio na espinha do torcedor. Aviso?  Então, aos 26’, Pingo, de fora da praça, arriscou um chutaço e contou com o desvio na zaga, surpreendendo o goleiro Douglas Pires, adiantado. 1 x 1.  

  Sofrências no rosto do torcedor das arquibancadas. O ABC  passou a ousar mais, afinal, só vencendo o time de natal escaparia do Z-4, a zona do terror.  O Bahia sentiu, já não  tinha mais chegada, a torcida  manifestou-se inquieta com Charles,  pegando no pé do lateral Cicinho, nulo.

  Nervosismo evidente também em campo, entre os jogadores. Mas, aos 39, após boa troca de passes, penetração pelo meio, Roger recebeu de Eduardo e bateu forte na saída do goleiro, desempatando: 2 x 1. Ufa! 

  Mal deu para comemorar. Aos 41, veio o empate. Bismarck tabelou pelo meio com Ronaldo Mendes, em cima do lerdo Gustavo,  entrou livre, driblou Douglas Pires fez 2 x 2. A chance de novo desempate aconteceu aos 44’, mas Gustavo perdeu o gol debaixo da trave, após passe açucarado de Thiago Real.  Justo. 

*

 Com Railan no lugar de Cicinho, sem outra alternativa, o tricolor lançou-se ao ataque, de forma desordenada, e ficou também vulnerável na defesa. O time potiguar buscou  mascar o ritmo e, no possível, explorar a velocidade em cima do pesadão Gustavo, em contragolpes tramados. 

  E tome-lhe bola alçada na área do ABC. Aos 7’, Saulo salvou a boa cabeçada de Roger.  Pressão, ataques lá e cá, jogo animado.  Aos 15’, Maxi recebeu em profundidade,  ficou livre de cara com o goleiro Saulo, tentou a cavadinha e perdeu o gol, errou o alvo. Era abola do jogo.

 AH, joguinho traiçoeiro, venenoso, daqueles de matar o torcedor de raiva ou de síncope. E o tempo passando, pura dramaticidade. Pressão... mas cadê o gol salvador? Cadê inspiração, cadê talento?   

**

Próximo jogo será contra o ‘rebaixado’ Boa  Esporte. Em Varginha ou Aracaju ? Tanto faz. 

   

**

      Vitória de quatro 

      A goleada sofrida pelo rubro-negro baiano no começo da noite de terça, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, com mais de 18 mil torcedores presentes, foi o exemplo de como  o futebol é um esporte coletivo especial e os jogos se decidem com técnica, preparo físico, estratégias...  mas sobretudo com vontade e astúcia. O América (MG), além de ter um grupo entrosado, bem treinada, é uma equipe manhosa, de futebol objetivo, catimbeira e que conta com dois jogadores diferenciados da Série B: o garoto centroavante Richarlison e o talentoso ponta de lança Toscano, que arrebentou a defensiva baiana. 

   O rubro-negro até começou se botando, atacando, mas os mineiros abriram o placar aos 17 minutos, numa ótima arrancada de Toscano pela direita, bola de fundo e o apoiador Lorenzi apareceu de surpresa, livre, na pequena área para completar: 1 x 0. A partida continuou equilibrada. O time mineiro trocando mais passes, buscando a infiltração com muita movimentação e o Vitória explorando as bolas longas. 

  Aos 32’, Gatito salvou no rodapé uma cabeçada certeira do menino Richarlison, após cruzamento de Toscano. Aos 34’, a fatal expulsão do irritadiço Rhayner, com dois cartões amarelos. Facilitou as coisas para o bem postado adversário. O América ampliou aos 45’, um golaço dele, Toscano, batendo forte enviesado da direita. 

  Mesmo com um a menos o Vitória encarou, foi pra cima, criando algumas situações de perigo, sobretudo com as bolas paradas de Jorge Wagner. Mas foi cansando, sem conseguir ultrapassar a marcação dura e...  aos 30’, após uma blitze americana, Toscano serviu e Richarlison finalizou – 3 x 0. Desandou. Três minutos depois os mineiros entraram tramando pelo meio e Toscano desequilibrou, num passe de calcanhar para  Pablo, que fuzilou: 4 x 0. 

Justo. Hoje e agora o América (MG) é o time de melhor futebol, o mais competitivo e regular da Série B. Está jogando mais que o líder Botafogo. 

*

A goleada é ruim porque quebra a moral do grupo, expõe fragilidades, gera inseguranças.

**

Pela 36 ª rodada o Vitória, agora já não tão mais tranquilo, recebe o pressionado Ceará, no Barradão. O Vovô briga pra não cair, vai lutar muito por um bom resultado e vem de triunfos nas últimas rodadas.  Enfiou 3 x 0 no Bragantino, na mesma noite de terça. Vem quente. 

**

Eliminatórias   

Com Neymar em alta depois do gol maravilhoso do fim de semana pelo campeonato espanhol, com banho de cuia e tudo, o Brasil de Dunga enfrente a Argentina  nesta quinta, no Monumnetal de Nunes, Buenos Aires. Los Hermanos não contam com Messi, mas têm Mascherano, Di Maria, Tevez...    e tem toda a histórica rivalidade em jogo. 

Bom de ver  esse Argentina x Brasil

No dia 17, Brasil x Perú, valendo também pela Eliminatórias, na Fonte Nova. Já comprou o ingresso? 

**

Tristes saudações tricolores e rubro-negras.