Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

FICA distante sonho do Vitória ser campeão da SérieB

O próximo confronto do rubro-negro é contra o Náutico (PE), dia 31, no Barradão.
25/10/2015 às 09:06
Ficou mais distante o sonho do torcedor rubro-negro baiano de conquistar o título de campeão  da Série B /2015 com o murrinha empate do Vitória em 0 x 0 na tarde desse sábado, no Rei Pelé, em Maceió, contra o enjoado CRB das Alagoas.  

  Até porque o Botafogo (RJ), líder, goleou o Náutico ( 4 x 1), em Recife, no mesmo horário e abriu cinco pontos de vantagem  na tabela de classificação em cima do time baiano, a seis rodadas do final da competição.

  O G-4, grupo dos quatro primeiros classificados, ao fim dessa rodada ficou assim: Botafogo com 62 pontos ganhos, praticamente classificado e mais próximo do título; o Vitória em segundo com 57,  seguido pela dupla América (MG) e Bahia, ambos com 54 pontos. 

   Na sequência, Sampaio Correia  tem 50 pontos. Paissandu e Náutico estão com 49 e o Santa Cruz na cola, com 48. Muita coisa ainda pode acontecer até o final de novembro, quando saberemos quem vai  subir para a Série A/2016. A briga por três vagas é boa. 

**

  Sem inspiração

   Foi um joguinho murrinha, com muitas faltas e chutões, pouca troca de passes e raras oportunidades de gol, no Rei Pelé. No  final, pelas chances reais criadas pelas duas equipes o empate até que ficou de bom tamanho para o time baiano, numa tarde sem nenhuma inspiração.

   O primeiro tempo foi muito ruim de ver, um baba. O Vitória teve uma chance apenas, na manjada bola parada, de longe, que Escudero alçou na área adversária e Elton testou para ótima defesa do goleiro Júlio Cesar.  Na segunda etapa o CRB foi melhor , atacou mais, mas lhe faltou competêncida para transformar em gols umas quatro chances claras, uma delas com o goleiro Gatito vencido.  Como consolo, a equipe não perde há oito rodadas. 

  A equipe de W Mancini limitou-se a cavar faltas e jogar bolas altas na área alagoana e alguns jogadores estiveram abaixo do nível, como Escudero, Rhaynner, Diogo Mateus, Jorge Wagner, Vander...   Os melhores foram Gatito, Kanu e Amaral. 

  O próximo confronto  do rubro-negro é contra o Náutico (PE), dia 31, no Barradão. 

**

  Bahia na prega   

 O Bahia folgou no fim de semana e o treinador Charles já começou a preparação da equipe para o confronto importante com o líder Botafogo, também no dia 31, no Engenhão, Rio de Janeiro.  





  Sob o novo comando, a equipe venceu dois jogos seguidos por 1 x 0, entrou no G-4 e há três jogos sua defesa não leva gols. O becão Gabriel Valongo, alto, rápido e sério, parece que encaixou bem ao lado do veterano Gustavo e Paulinho Dias cresceu muito no meio campo, atuando como primeiro volante, dando proteção aos zagueiros.  Ainda gostaria de ver Pittoni ao lado dele, distribuindo melhor o jogo.

*.  

 O avante e artilheiro Kieza, com 12 gols marcados na competição, foi julgado pela expulsão no BaVi e punido com três jogos de suspensão. Já cumpriu um e pode ficar de fora dos clássicos contra o Botafogo e o Santa Cruz, mas o departamento jurídico do clube promete recorrer da sentença, entrar com um pedido de efeito suspensivo da pena... o que, aceito pela Justiça Esportiva, permitiria a escalação do atleta até novo julgamento. Expectativa.  Seu substituto imediato é Roger. 

**

  Chama-me a atenção o futebol do jovem centroavante do América (MG), Richarlysson, de 19 anos. Rápido, forte, inteligente e goleador: chuta bem de canhota , cabeceia bem e encara os zagueiros adversários. Revelação. 

**

  Dunga convocou os jogadores para as duas partidas, em novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, contra a Argentina, em Buenos Aires e contra o Perú, na sequência, aqui na Fonte Nova.  Com a volta, a presença de Neymar  na equipe. 

As novidades da convocação foram a presença do goleiro Cássio, do Corínthians, e a ausência do atacante Lucas, do PSG, que poderia dar uma alternativa ofensiva de velocidade e ousadia ao treinador.