Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Ufa! Kieza abençoado no Bahia 1x0 Criciúma

Jogo murrinha com excelente resultado para o Bahia
21/10/2015 às 10:06
 Tá, todos vimos que o Bahia não jogou bem na noite dessa terça, na Fonte Nova, diante de sua torcida, contra o Criciúma.  Mas o que isso importa para o torcedor se o time venceu, 1 x 0, e chegou ao terceiro lugar (a dois pontos apenas do Vitória) na tabela de classificação? Sò vibração tricolor, pois, depois do sofrimento de um jogo murrinha, a equipe sem inspiração ofensiva. 

  E o gol ‘salvador’ aconteceu já aos 43 minutos da segunda etapa, num lançamento longo da esquerda para dentro da área e a testada fulminante do artilheiro Kieza, que caiu no gramado em prantos.  Será que assim, sofrido, é mais gostoso? 

*

  O ‘novo’ time de Charles, é bem verdade, foi superior o tempo inteiro.  Perdeu várias chances de gol na primeira etapa e encurralou o adversário durante os 25 minutos da etapa final, provocando um sequência de escanteios, duas cabeçadas que passaram raspando o poste e ... quando a equipe parecia cansada, desesperada com a bola que não entrava, alguns torcedores já deixando as arquibancadas de cara amarrada, saiu o gol, brilhou a estrela.  Valeu pelos três pontos ganhos.  Um passo importantíssimo para a almejada classificação. 

*

  O Criciúma de Roberto Cavalo veio fechadinho, buscando um empate, quem sabe um lance de sorte numa bola parada, mas ameaçou muito pouco, quase nada criou. Marcou apenas, tentou impedir que o tricolor trocasse passes, criasse chance de gol. Quase dá certo.

*
  O goleiro Douglas Pires pouco trabalhou. Pelas laterais, Railan foi mais acionado que João Paulo, na segunda etapa o jogo rolou mais pelo lado direito. O becão Valongo mostrou valor, ganhando as bolas pelo alto, espanando.  Paulinho Dias é um jogador tático, marcador, rápido nas coberturas;  Tiago Real sem inspiração e Eduardo escondido – perdeu um gol incrível no primeiro tempo, livre, de frente, chutou mal, por cima.  JPPenha, me desculpem, ainda não tem condições de ser titular na meiúca tricolor. Maxi não está em boa fase, atrapalhou-se muito, mas ia fazendo um gol de placa no final: chutou para fora, de cara com o goleiro, depois de aplicar dois chapéus nos zagueiros, dentro da área adversária. Pena. Precisa treinar mais e mais forte.  Kieza  mostrou que é um abençoado, mas luta muito, faz por merecer.
*
  Resumindo, o time de Charles brigou, marcou, correu, mas jogou pouco, não trocou muitos passes, não mostrou padrão tático, esteve longe de seus melhores dias neste ano, errou muito na passagem do meio para o ataque.  Mas venceu, é o que conta no final. Souza faz falta, Pittoni tem de entrar para dar mais qualidade à equipe. 

*
E o pensamento agora já está focado no Botafogo (RJ), o líder, que perdeu em casa para o lanterna Ceará ( 1 x 0, num pênalti pra lá de duvidoso). O Bahia encara o Botafogo lá no Engenhão, o Nilton Santos, num sábado, dia 31, a próxima batalha, mais uma decisão. 
**
A rodada, que começou na terça com o jogo do Bahia,  segue na sexta e no sábado, quando o Vitoria, vice-lider, enfrenta o CRB, no Rei Pelé, em Maceió.  

*