Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Retão final da Segundona promete emoções forte

Seleção tem teste de fogo ao jogar contra a Argentina em Buenos Aires
16/10/2015 às 13:36
 A 31ª rodada da Série B promete emoções fortes para os torcedores da dupla BaVi neste fim de semana. 

                                                       *

   Começa com o Vitória enfrentando o Paraná na noite desta sexta-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova. O rubro-negro baiano pode dormir na liderança, se vencer, já que o líder Botafogo, com um ponto a mais, só joga na tarde de sábado, no Rio de Janeiro, contra o Bragantino –  o time carioca tem um jogo ainda a cumprir da 30ª rodada, contra o Ceará, a ser realizado na próxima terça-feira. 

  Sem problemas, em estado de graça com o seu torcedor, vindo de expressivos triunfos conseguidos na Fonte Nova e no Barradão, o Vitória já tem quase garantida a sua volta à primeira divisão em 2016 e foca, de vera, no título inédito da Segundona. Tem cacife para os almejos.  

  O Paraná não tem feito uma campanha de destaque na competição mas a equipe é de uma escola competitiva, o futebol do Sul. Tem pinta de um bom jogo. 



*

   Tricolor renovado?

  O Bahia joga no sábado à tarde contra o Oeste, no interior paulista, aspirando reabilitação.

  Depois de algumas rodadas sem vencer e de ter levado 3 x 1  do grande rival, na Fonte Nova, a direção tricolor demitiu o treinador Sérgio Soares, atendendo o clamor de parte da torcida, e pôs o ex-ídolo e ‘eterno’ interino Charles Fabian à frente do plantel para tentar salvar o fraco semestre da equipe.

  O Bahia é o sexto colocado na competição, mas tem os mesmos pontos que o Santa Cruz (PE) que é o quarto. A tabela não lhe é muito favorável, com uma sequencia de jogos fora de casa, inclusive contra o Botafogo, mas a equipe só depende dela e o torcedor exige superação e vontade.   É o que o novo treinador promete, um time com garra e jogando pra cima dos adversários.  

  A escalação terá novidades, sobretudo no meio campo e ataque com a suspensão de Yuri, de Tiago Real e de Maxi Bianchucci. Souza está de volta na meiúca e Roger  deve atuar na frente ao lado de Kieza. É vencer ou vencer.  O Oeste não costuma perder seus jogos dentro de casa. Vai ser jogo duro.



**

  E o escrete ?   

  Nos dois primeiros jogos da seleção brasileira de Dunga nas Eliminatórias para a Copa 2018 – a derrota de 2 x 0 para o Chile em Santiago e o triunfo de 3 x 1 contra a Venezuela em Fortaleza - o que de melhor aconteceu foi o desempenho do meia atacante Willian, de falso ponta direita. Movimentou-se muito, defendeu e atacou, fez gols e garrinchou até a linha de fundo com eficiência e habilidade. Um alento. Esperava mais de Douglas Costa, pela esquerda.  

  Gostei também das entradas do meia Lucas Lima, do Santos, mostrando mais futebol e senso coletivo do que Oscar. A zaga, com Marquinhos em lugar de David Luiz, mostrou-se vulnerável nas bolas altas. Por que não Gil de quarto zagueiro? 

O próximo jogo, em novembro, é contra a Argentina,  no Monumental de Nunes, Buenos Aires. Teste de fogo, guerra.  Na sequência, teremos Brasil x Peru, na Fonte Nova, casa cheia.   

Neymar deve voltar à equipe já contra ‘los hermanos’, resta saber quem vai sobrar e onde ele vai se posicionar. Messi , lesionado no joelho, já teria condições de enfrentar o Brasil?  Os argentinos, sem ‘La Pulga’, levaram pau do Equador em Buenos Aires ( 2 x 0), e não saíram de um empate sem gols contra o esforçado Paraguai, em Assumpção. 

Chile, Uruguai e Equador despontam com dois jogos e duas vitórias. 

**

Nossa homenagem aos professores, no seu dia.