Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

UM BA VI do G4 para encarar o clássico na Fonte

Com os resultados de sábado Bahia e Vitória seguem no G4
27/09/2015 às 19:18
O Vitória venceu bem o Paissandu ( 3 x 1), na Fonte Nova e, fechada a 28ª rodada, chegou a 49 pontos ganhos, é o vice líder da Série B. Paissandu e Bahia fecham o G-4, com 47 pontos cada.

  O Bahia somou mais um ponto com o empate contra o Luverdense ( 2 x 2 ), mas continua sem conseguir vencer fora de casa. Pior, sua defesa continua fraquejando nas bolas altas e levou dois gols com o adversário tabelando e penetrando pelo miolo, com bola no chão. A equipe perdeu a pegada forte, marcou mal e muito atrás. 

*

  Com esse desenho, o Vitória vai muito mais confiante para o clássico Ba x Vi, no próximo sábado, na Fonte Nova. O rubro-negro vive um melhor momento, parece mais ajustado, mais incisivo, mas...  futebol não tem lógica e clássico sempre é imprevisível, é jogo de quem erra menos e aproveita melhor as chances.  Vai  ser uma semana quente, de expectativas e muita resenha por parte das torcidas. 



*

  Preocupante

  Sábado à noite, fechando a 28ª rodada, o Bahia não conseguiu mais do que um empate com o Luverdense da distante cidade de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, no acanhado estádio Passo das Emas, de gramado alto, pesado e escorregadio.

  O tricolor não começou bem a partida, tomando o manjado sufoco com as bolas altas alçadas sobre a área, sempre perdendo as cabeçadas. Entre os 20 a 25 minutos aconteceram dois gols, um de cada lado, anulados pela arbitragem que viu impedimentos. E foi de cabeça, através de Kieza, que o Bahia abriu o marcador, aos 28 minutos, após bom cruzamento da esquerda; a bola ainda bateu na trave antes de entrar. O time da casa sentiu o golpe e o tricolor passou a atacar mais, porém sofreu pressão nos minutos finais antes do intervalo, depois da saída de Maxi, lesionado e substituído por Roger. 

  A segunda etapa começou mais solta, as equipes mais abertas, buscando o ataque. O Bahia tentando tramas com a bola no chão e a Luverdense alongando, usando a velocidade pelas laterais, cruzando pelo alto e brigando mais pela bola. Um jogo mais corrido e arriscado, quente:

 



 Aos 12’, Tozim de cabeça, pra variar, acertou o travessão de Douglas Pires. Susto. Aos 14, o Luverdense entrou tabelando fácil pelo meio e Tozim empatou: 1 x 1. Aos 17, também pelo meio, marcação frouxa, Tozim de cara desempatou 2 x 1.  Aos 23’, após boa jogada de Kieza pela esquerda, Roger escorou empatando novamente: 2 x 2. 

  A Luverdense foi pra cima, acertou a trave baiana na sequência e continuou forçando. Sérgio Soares colocou Souza em lugar de Eduardo buscando equilibrar o duelo no meio campo e fechar mais o vulnerável lado esquerdo defensivo. A partida continuou intensa, até o apito final, com o time da casa mais aceso, perigando.

*

No Bahia a zaga de Jailton e Gustavo deu pavor e os laterais pouco jogaram. Kieza foi o destaque, fazendo o seu e dando passe para o gol de Roger. O estreante Paulinho Dias não comprometeu mas parece mais um, apenas. Maxi saiu machucada e já é dúvida para o Ba Vi.

O Luverdense é um time corredor, que briga pela bola e sabe explorar bem as características do gramado onde treina e joga. Em casa é difícil de ser batido. 



 **

Gringos decidem

Com três gols da chamada ‘bola parada’ com a participação decisiva do argentino Escudero e mais uma atuação de gala do goleiro paraguaio Gatito, o Vitória venceu o Paissandu de Belém do Pará na Fonte Nova ( 3 x 1) e assumiu a vice liderança da Série B com 49 pontos ganhos, a seis de distância do líder Botafogo. 

Foi um jogo movimentado, corrido, pegado mas leal, assistido por mais de 23 mil pessoas, sábado à tarde,  nas arquibancadas coloridas de vermelho e preto, e muita animação da galera. O árbitro goiano Wilton Sampaio deu apenas um cartão amarelo, para o apoiador Amaral do Vitória. 

A partida estava bem equilibrada e franca, com o ‘papão do curuzu’ mais ameaçador, até que o ataque rubro-negro cavou uma falta nas proximidades da meia lua adversária. O meia Escudero bateu de canhota com perfeição e contou com a sorte porque a pelota bateu no travessão e na queda tocou nas costas do goleiro e entrou: 1 x 0.  Ainda no primeiro tempo o Paissandu esteve prestes a empatar mas Gatito fez três defesas de vulto, garantindo o escore.
Logo no comecinho do segundo tempo o mesmo Escudero cobrou escanteio com precisão, Elton raspou e o becão Kanu escorou na segunda trave: 2 x 0.  Gatito salvou mais uma vez num chutaço de Pikachu.  Mas não conseguiu pegar outro arremate do bom lateral paraense, meio sem ângulo, após bom passe de Fahel, aos 9 minutos: 2 x 1.  Ficou lá e cá. Escudero quase faz outro de falta, exigindo muito do goleiro Émerson e Rony parou em outra intervenção de vulto de Gatito. 



O terceiro e definitivo gol saiu aos 27 ‘, numa roubada de bola esperta do lateral Diego Renan, atropelado já dentro da área quando encarava o goleiro para finalizar: pênalti, bem executado por Escudero : 3 x 1.  E festança nas arquibancadas. A equipe vai com moral e todo apoio do torcedor para o Ba x Vi  de sábado, no  mesmo palco.

*

Destaques para Gatito, Escudero, decisivos e mais a gana de Rhayner, a aplicação de Diego Renan, Amaral e Pedo Ken.

O Paissandu depende muito do talento de Pikachu e da experiência de Fahel. É uma equipe bem treinada pelo pernambucano Dado Cavalcanti.

**

 Semana de BaVi, torcemos por um jogo jogado em campo e  paz fora de campo e nas arquibancadas.  Amém.