Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA perde chance e só empata com ABC 0x0,

Vitória adora ser paternalista com os lanternas
19/09/2015 às 11:24
Um ponto ganho fora de casa ou dois pontos perdidos contra o vice-lanterna?  Vitória e ABC, na Arena das Dunas, não saíram do zero, apesar de ambos terem jogado para vencer , buscando o gol todo tempo.  O rubro-negro baiano tem 46 pontos e dormiu em terceiro lugar, na zona de classificação. 

*

 Sem gols

 O ABC, na  zona, vice lanterna, recebeu o Vitória, terceiro colocado, na noite de sexta, no ótimo gramado da Arena das Dunas, em Natal-RN, público de segunda.

Sem retrancas, as duas equipes buscaram o gol, desde o início. O rubro-negro com a volta do meia Escudero,  Pedro Ken e o vibrante, veloz Rhayner vivendo o melhor momento de sua carreira, parece estar em todos os cantos do campo de jogo.  Chances de gol foram criadas dos dois lados.

 Aos 8 minutos, Élton desperdiçou a primeira, livre na pequena área, após um passe açucarado de Rhayner; Chutou  em cima do goleiro Saulo, que espalmou.  Dois minutos depois veio a  resposta num bombardeio ofensivo do ABC, mas a defesa rubro-negra safou-se.  Jogo limpo e franco, como o torcedor gosta.  Aos 29’, Gatito Fernandes salvou, após uma jogada de fundo pela esquerda e a finalização a queima-roupa do avante Erivélton.  Aos 36’, após boa jogada de Edno e vacilo defensivo rubro-negro, o mesmo Erivélton  entrou livre, de cara com Gatito, que mais uma vez evitou o gol dos donos da casa, com agilidade e sorte.  Aos 46’, após falha grotesca de Ramon, o meia Bismarck recebeu livre pela esquerda e bateu rasteiro para outra boa defesa de Gatito. O goleiro do time baiano destacou-se. 

A equipe potiguar criou, atacou mais, foi melhor. Oportunidades perdidas, placar em branco no primeiro tempo.  

*

A segunda etapa começou no mesmo diapasão: corrido, o ABC mais fogoso e o Vitória marcando em seu próprio campo, optando mais pelo contragolpe. Aos 7, Mancini trocou o desligadão David pelo lépido Vander, na frente.  Aos 10 , novamente Gatito precisou mostrar serviço. Aos 17, foi a vez de Rafael Miranda  perder de frente, batendo alto. Aos 20, falta cobrada da direita, a bola passou pelo goleirão Gatito e chocou-se no travessão. Pressão total da equipe potiguar. 

Só depois dos 20’ o Vitória voltou a respirar; Amaral  arriscou um chute de longe e  Saulo espalmou.  Jorge Wagner e Flávio entraram em lugar de Escudeiro e Ken, sem pernas. Aos 35’, Vander tentou surpreender  de longe o goleiro Saulo que, atento, espalmou. Times já cansados, chances criadas de lado a lado, emoções fortes em busca do gol que ...  caprichoso, não pintou. 

Empate justo, enfim,  o ABC foi melhor mas não teve competência para golear. O rubro-negro jogou menos do que pode.  Um ponto ganho ou dois perdidos?

*

- Dia 26, sábado, pela 28ª rodada, o Vitória encara o Paissandu, o papão, vice-lider da Série A, na Fonte Nova. Primeiras colocações em jogo e o Vitória espertamente aclimatando-se para o Ba Vi ,  na sequência. 

**

Pipoquinhas:

- A matracação nas bilheterias da Arena Fonte Nova seria proposital. Para que os baianos acostumem-se a chegar antes e a entrar no estádio pra consumir. Lá dentro. A resenha regada a cerveja pré-jogo e do lado de fora incomoda os ‘donos’. Querem acabar a baianada.

- Parte da torcida e da crônica esportiva rubro-negra detesta o jovem lateral Euler. Se sair da Toca, destaca-se. Tem futuro. 

**

Seleção e eliminatórias

Dunga convocou para os dois primeiros jogos pelas Eliminatórias Sul-americanas da Copa 2018/Rússia. A estreia é contra o Chile, Campeão das Américas, lá em Santiago, dia 8 de outubro.  No dia 13  o Brasil joga em Fortaleza, contra a Venezuela. Eis os escolhidos :

- Goleiros: Jéfferson, Grohe e Álisson.

- Laterais: Rafinha e Fabinho, Marcelo e Filipe Luis.

- Zagueiros: Miranda, Marquinhos, David Luiz e Gil. 

- Apoiadores: Luiz Gustavo, Elias e Fernandinho.

- Meias: Douglas Costa, Willian, Oscar, P Coutinho e Renato Agusto. 

- Avantes: Hulk, Lucas e Firmino.

*

Sinto falta de Ricardo Oliveira, artilheiro da Série A, melhor qualificado que Firmino, e do arisco meia Valdívia, do Internacional, arrebentando. 

*Neymar está de fora porque foi suspenso por expulsão e agressão ao árbitro na Copa América, jogo em que fomos derrotados pela Colômbia.

*

O terceiro jogo da seleção brasileira nas eliminatórias é na Fonte Nova, em novembro, contra o Peru de Paolo Guerrero, ídolo do torcedor do Flamengo.

*

Dunga disse que não quer manifestações de credo religioso nas concentrações, tampouco durante os trabalhos. Tem lá sua razões. Bola é uma coisa, religião é outra. E Deus não veste camisa.

Dunga é duende. 

*

Raposa

O Valcke, aquele cartola que andou ‘cagando regra’ pelaqui antes da Copa 2014, o secretário-geral, segundo na hierarquia da máfia/Fifa comandada pelo capo Blatter, foi afastado da entidade sob suspeita de ter armado esquema sujo para ganhar dinheiro por fora na Copa realizada no Brasil. Nunca me enganou.