Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA empata com Sampaio e tem sabor de derrota 1x1

Quem encostou no G4 foi o Santa Cruz e Bahia e Vitória precisam vencer seus jogos
19/09/2015 às 19:24
 Finda a 27ª rodada da Série B, com a dupla Ba Vi amargando dois empates que não estavam nos projetos, o Botafogo (que venceu o Boa Esporte fora de casa) chegou a 52 pontos e abriu cinco de vantagem sobre o segundo colocado, o Paissandu, que perdeu em casa para o Náutico.  Vitória e Bahia completam o G-4, ambos com 46 pontos ganhos. 

  Na cola, com 44 pontos e fungando nos cangotes  estão o Santa Cruz, em ascensão, e o Sampaio Correia, que surpreendeu o tricolor baiano na Fonte Nova com um futebol aguerrido e muita velocidade. 

*

  ‘Esse jogo não pode ser 1 a 1’...

   Bahia 1 x 1 Sampaio Correia , sábado, fonte-nova  com bom público, jogo de seis pontos, daí a postura  ofensiva dos dois lados desde o começo. Ambos almejando o G-4, lutando pela classificação. . 

 *

 Curiosidades nas escalações: No Bahia, a estreia do zagueiro Gustavo, o recém contratado João Paulo na lateral esquerda, substituindo Ávine, Rômulo em lugar do Suspenso Tiago e Kieza fazendo dupla na frente com Roger, a primeira vez na Fonte com a camisa tricolor. No Sampaio, o meia Diones, ex-tricolor.

*

  Bola rolando...  

  Aos 7 minutos, a primeira chance de gol, do Sampaio Correia, após bate e rebate e lambança na zaga baiana, a bola sobrando na pequena área, o torcedor soprando a pelota. Aos 10’, num escanteio, o zagueiro Plínio ganhou no alto e testou por cima. O tricolor ameaçou aos 26’ numa cobrança de falta e a testada nas mãos do goleiro. O campeão maranhense respondeu com uma bola enfiada que exigiu providencial saída de Douglas Pires, no chão, salvando.  Aos 32’, Eduardo penetrou na área pela direita, driblando, e o zagueiro cometeu pênalti, metendo o braço na bola quando estava caído: Kieza bateu bem e fez 1 x 0. A jogada individual  do meia Eduardo foi decisiva. 

  Foi um bom jogo na primeira etapa. Intenso, com poucas faltas, na bola. O time maranhense foi mais incisivo, pareceu mais solto, confiante.  Conseguiu uma marcação encaixada, deixando o tricolor baiano sem saída. 

  E a torcida pediu a presença de Pittoni no meio campo, um atleta de melhor passe, boa técnica e saída de bola qualificada. Estava no banco. Para muitos, inexplicavelmente, para o treinador Sergio Soares em função de uma pegada mais forte na frente da zaga.  

*

  Nenhuma mudança nos vestiários para a segunda etapa. A mesma leitura, o Sampaio fogoso, perigando. Kieza, com mal estar, foi substituído por Ze Roberto, logo nos primeiros minutos. Aos 5’, o Sampaio empatou, depois de uma bola aérea pingada e não neutralizada, confusão , empurra-empurra e a bola entrou chorada, tocada por Jheimmy: 1 x 1. Aos 7’, após boa  jogada de João Paulo na esquerda, Roger de frente errou o chute e perdeu o desempate.  Aos 10’, o arisco Edgar ganhou da defesa na velô, driblou Douglas Pires mas perdeu o ângulo e a chance. Aos 15’, Souza no lugar de Rômulo, nada mudou.  Jogo pegado, em alta velocidade, brigado mas leal.

  Aos 25, o aceso Railan enfim de volta, depois de mais de seis meses no estaleiro, joelho operado, em lugar do burocrático Cicinho. Um minuto depois, cruzamento de Railan e Souza disparou forte mas a bola desviou na zaga. O Bahia melhor. O Sampaio já se mostrava satisfeito com o placar, ensebando o jogo. E deu empate. Justo, pelo equilíbrio em campo. Parte da torcida vaiou a equipe e, mais uma vez, alguns pediram a cabeça de Sérgio Soares. 

Para jogadores e torcedores do Bahia restou um sabor de derrota, claro. O tricolor perdeu a chance de ficar em segundo lugar, abrindo boa distância do quinto colocado. Mas o pessoal do Maranhã saiu feliz, a equipe não perde fora de casa há várias rodadas, e achando que merecia o triunfo.  

*

No Bahia, destaques para o goleiro Douglas Pires, Yuri, a estreia sóbria de Gustavo, o toque de Eduardo e um pouco de Kieza no primeiro tempo. 

No Sampaio, bom goleiro o Rodrigo, o becão Plínio, Leo Salino e Diones comandam o meio campo e um endiabrado Edgar, enfernizando pelo lado esquerdo.

Boa arbitragem de Célio  Amorim, de Santa Catarina.

*

- O próximo jogo do tricolor, pela 28ª rodada, será contra a Luverdense , na longínqua Lucas do Rio Verde (MT), 21 hs.  Por que o jogo não acontece na Arena Pantanal?  Foi lá, num campo neutro e gramado decente que o Vitória jogou contra esse mesmo adversário.  Critérios ou interesses? 
**

Pipoquinhas:

- Sério, Ávine voltará a jogar competitivamente ainda? 

-  Goleiro tem de ter personalidade, se impor. Estilo, visão do jogo, inteligência, decisão.  Passar confiança.  Calma e... zás! ‘É minha!’ .

   Infelizmente, o bom aparador de bola Omar, do Bahia, do alto de seus 1m94, não mostra em campo essas qualidades inerentes a Goleiro. Faz diferença.  O tricolor carece de um grande goleiro, faz tempo, um tipo Aranha (hoje na reserva do Palmeiras), por exemplo. 

- A CBF  está  adiando jogos do Botafogo em função da convocação do goleiro Jefferson, que é o responsável pela liderança do time na Série B, fechando. Favorecimento deslavado à equipe carioca.  Na Série A, o Corínthians tem três convocados (Gil, Elias e R.Augusto) e nem por isso teve jogos adiados.  

Não bastam as arbitragens encomendadas?