Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA perde para Paraná 1x0 e pode até deixar o G-4,

No sábado teremos Vitória x Botafogo e o jogo da seleção brasileira
05/09/2015 às 11:04
 Um Paraná  muito mais determinado e mais robusto em campo venceu o Bahia ( 1 x 0 ) na noite fria da sexta-feira, no  Durival Britto, Curitiba. Assim, o tricolor baiano, sem jogar bem, continua com 38 pontos ganhos e pode terminar a semana fora do grupo dos quatro melhores, de novo. 

Terça à noite o Bahia recebe o Macaé, na Fonte Nova, com o torcedor inquieto, apreensivo e cobrando mudança no espírito da equipe e resultados. 

Raio xis da partida: 

Equilíbrio no começo, a marcação prevalecendo, ambos apertando a saída de bola adversária. O time da casa tentando dar calor, com mais posse de bola, impondo ritmo. 

Aos 13’, primeira chance. Com a marcação frouxa, o time baiano sem saída, o Paraná apertou, tramou pela canhota e Henrique apanhou de frente, acertando o travessão de raspa. Susto. Os paranaenses com mais apetite, uma equipe mais taluda, mais veloz. 

 De falta, com a aquiescência do goleiro Douglas Pires, Rafael Costa fez 1 x 0 / Paraná, aos 27’, de canhota, telegrafada. 

Aos 34 minutos o Bahia chutou a primeira bola na direção do gol adversário: Maxi, meio sem ângulo, pra fora.  A bola parece estar mordendo os pés baianos, apáticos. 

Paraná melhor, placar justo.

*

Um Bahia mais ativo no começo da segunda etapa, disputando mais a bola, jogando mais na frente.  O Paraná marca duro e com faltas, impedindo o contragolpe e a troca de passes do tricolor baiano. Jogo mais aberto.

Aos 14’, em boa trama paranaense, Henrique arriscou, bateu forte da entrada da área... perto. O time de Curitiba  chegando sempre mais. Num contragolpe, aos 28’, Robson falhou e Carlão entrou livre, de cara, mas Douglas Pires conseguiu desviar a finalização. Quase.
Aos 31’, o zagueirão  Luis Felipe parou a enfileirada de Vitor com falta sobre a linha da grande área e é expulso.  O Bahia com um a mais em campo, o Paraná buscou gastar tempo e o Bahia pouco ou nada criou.  Aos 41’, após jogada de fundo de J Paulo, Kieza não alcançou na pequena área.  Nada mais.  A equipe baiana melhorou no tempo final, mas não jogou o suficiente para empatar ou vencer. 

*

Detalhes

Yuri de lateral direito é de doer, prejudica o time e o garoto. Ora, se Railan ainda não tem condição de jogo por que viajou  e sentou no banco? Vitor, na esquerda, perdido. A zaga espanando, apenas. O meio campo não conseguiu jogar e, no ataque, Maxi lutando, buscando e Kieza sumidão. 

No Paraná, dois laterais ativos, rápidos – Ricardinho e Rafael Carioca; defesa dura, um bom Luciano Castan, o meio campo brigador e a velocidade de Henrique na frente. 

*

Neste sábado, no Barradão, 15 hs, Vitória x Botafogo.

Na sequência, pela TV, amistoso nos EUA:  Brasil x Costa Rica