Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA tem derrota amarga e BAHIA empate azedo

Vitória perde gol feito e só foi pra cima do Sampaio no segundo tempo
22/08/2015 às 21:43
 O Vitória perdeu para o Sampaio Correia (1 x 0) em São Luiz do Maranhão, mas ainda dormiu a noite do sábado/domingo na liderança da Série B; mas pode ser ultrapassado neste domingo pelo Botafogo que enfrenta o Paissandu no Rio de Janeiro, estádio Engenhão, às 11 h da manhã. 

  O Bahia, diante de quase 20 mil torcedores na Fonte Nova, fez um bom primeiro tempo mas entregou o empate ao América (MG) na segunda etapa (1 x 1) e saiu do grupo dos quatro primeiros, G – 4, cedendo o lugar para o Sampaio Correia, que tem o mesmo número de pontos do tricolor mas supera o time baiano em saldo de gols. 

  Um domingo sem sorte, os resultados não agradaram, mas pela posição na tabela não há porque entrar em crise ou desesperar. 

**

   Empate azedo 

  O Bahia fez uma primeira etapa como o torcedor gosta. Apertando, marcando na frente, tentando o gol, tendo o controle do meio campo, trocando passes. Perdeu duas chances claras de abrir o placar aos 3 minutos, com um chute forte de Alexandro por cima e, aos 13’, outra finalização do  centroavante, na pequena área, após cruzamento de Vitor, em grande defesa do goleiro João Ricardo. O gol saiu aos 26’, Kieza finalizando bem um passe curto e preciso do garoto Gustavo: 1 x 0. 

  O ‘Coelho’ foi pra cima na segunda etapa, bem orientado pelo ‘malandro’ Givanildo, pegando forte, truncando e catimbando o jogo, buscando impedir de toda sorte o toque de bola e o domínio do meio campo por parte do time da casa. O jogo ficou feio, travado, com chutões e muito corpo-a-corpo. Melhor pro América que equilibrou e buscou o empate em bolas paradas alçadas na área adversária. Kieza perdeu gol numa dividida com o goleiro mineiro. Aos 27’, depois de uma sequência de lambanças próximas da área tricolor, o América achou o empate: Mancini cobrou escanteio e o zagueiro Alison (aquele mesmo, ex-Bahia e ex-Vitória) desviou de cabeça: 1 x 1.  Mesmo sem atuar bem no segundo tempo, o Bahia buscou o desempate, mas Kieza e Souza perderam nos minutos finais duas boas chances.

  A equipe precisa jogar dois tempos, os 90 minutos com a mesma intensidade e padrão. Tem caído muito na segunda etapa. 

*

   Kieza, Souza, Pitoni, Jailton e Vitor fizeram um bom primeiro tempo. Alexandro brigou muito, perdeu gols e ficou muito em impedimento. Pitoni segurou o ritmo até o fim. 

   Na competitiva e brigona equipe do América – não é à toa que está entre os primeiros – boa participação de Givanildo nos vestiários, mudando o jeito de atuar da equipe no segundo ato. Leandro Guerreiro, Tony e Toscano foram os melhores. 

*

   O Bahia na próxima rodada (fim de semana) enfrenta o Mogi Mirim, no interior de São Paulo.

Antes, na quarta-feira, vai a Recife encarar o Sport pela Copa Sul-Americana.   

**

   Em casa, deu Sampaio 
 Com banca de líder e sede de vingança – porque tinha perdido para o time maranhense no Barradão – o Vitória foi a São Luiz e entrou em campo peitando o adversário, botando pilha no jogo. Mas a equipe sentiu muito as ausências do zagueiro Mattis, do lateral esquerdo Diego e dos meias Escudero e Pedro Ken.  Daí ...  contando com o apoio maciço do torcedor, o Sampaio explorou a velocidade nos contragolpes e se deu bem, criou mais, teve mais o jogo na primeira etapa. O gol saiu em boa jogada e cruzamento de Pimentinha pela direita; o zagueirão Kanu não subiu e Diones (aquele mesmo que jogou no Bahia) testou no canto: 1 x 0.

   Na segunda etapa o rubro-negro equilibrou, buscou o empate e até criou boas chances desperdiçadas – Robert perdeu duas incríveis.  O placar levou o Sampaio Correia a ingressar no G-4, ultrapassando o Bahia, e ganhou seis pontinhos em cima do Vitória.  É mole ? 

*

   Flávio e Jorge Vagner (enquanto teve pernas) foram os melhores. 

*

   Na próxima rodada o Vitória recebe o Oeste no Barradão. Boa chance de recuperar os três pontos perdidos.