Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA e VITÓRIA terminam 1º turno no G-4 da Série B

O Vitória termina primeiro turno na liderança e o Bahia é o quarto colocado
15/08/2015 às 15:08
Vitória termina a primeira fase da competição, chega na metade da tabela de jogos na liderança, com 37 pontos ganhos, após o triunfo suado no Barradão contra o Santa Cruz.

O Bahia, mesmo jogando um futebol mais vistoso, não conseguiu vencer o Atlético (Go) no Serra Dourada e, com o empate chegou a 33 pontos, na quarta colocação.  

América (MG) e Botafogo , que estão ocupando o segundo e terceiro lugares, se enfrentam neste sábado. 

**

   Empate amargo

  Campo grande, o tricolor baiano encontrou espaço para jogar e fez um primeiro tempo superior, ocupando melhor os espaços, trocando passes e tendo mais tempo a bola nos pés. Assim como os donos da casa, não criou muitas chances de gol, mas fez 1 x 0 aos 33 minutos, numa ótima cabeçada do avante Alexandro acertando o canto após cobrança de escanteio da direita. O Atlético não assustou.

  Na segunda etapa, o time goiano buscou mais o ataque, tentando o empate sobretudo em bolas altas alçadas das laterais sobre a área tricolor, na pressão. O Bahia, já com Pittoni em lugar de Yuri (lesionado), tentava por a bola no chão. Aos 18’ Sérgio Soares trocou Eduardo, meio sumido, por Rômulo. O jogo ficou mais mordido. Aos 22’, após boa participação de Rômulo, Alexandro, de frente, chutou pra fora. Aos 27’ Márcio salva chutaço de Ze Roberto. Aos 29’, a bola alta disputada sobrou para o meia Jorginho empatar, chutando forte: 1 x 1. Jogo brigado até o final. O Bahia jogou mais bola, mas o Atlético brigou muito e fez valer o mando de campo, conseguindo o empate. Justo ? No jogo de bola essa palavra não existe, o que conta é o gol. Pra torcida tricolor um empate com gostinho amargo, o jogo estava nos pés.

*

Abrindo a 20ª rodada o tricolor baiano enfrenta o América (MG), concorrente direto e parada duríssima. O jogo  é na Fonte Nova, pra torcida comparecer em massa.

*

   Leão líder

  Num joguinho feio, duro de ver, o Vitória venceu o Santa Cruz de Recife ( 2 x 1) abrindo a noitada de sexta-feira, pela 19ª rodada de Série B, num Barradão a meia boca e noite fria.

  O triunfo foi construído nos primeiros oito minutos da partida. O primeiro gol saiu aos 6 minutos, com Escudero batendo um pênalti infantilmente cometido pelo zagueiro  Neris em cima do veloz Rahyner.  Dois minutos depois, a defensiva do time coral ainda atordoada, o avante Helton acertou uma testada, após cruzamento da direita e fez 2 x 0. Daí, o time baiano retraiu-se como costuma fazer quando está em vantagem no placar buscando os contragolpes em velocidade. Mas o que se viu muito foi chutão, passes errados e erros grosseiros da arbitragem gaúcha...  Digno de nota apenas o gol perdido pelo Lelê, só, com o goleiro Gatito perdidão fora da área, tentando por cobertura e errando o alvo.

   O ‘Santinha’ veio pra cima na segunda etapa, fez um gol aos 10 minutos – Luizinho, de cabeça – e abriu-se todo tentando o empate que não veio  por incapacidade de seus avantes. O rubro-negro, mesmo sem jogar bem, criou duas ou três chances de ampliar, mas não estava em noite inspirada.  Para o torcedor, valeu e muito pelo resultado que manteve o time na liderança na metade da competição, ganhador (?) de um suposto primeiro turno.

*

Destaque para a seriedade do becão Mattis, a correria de Rahyner, a boa técnica de Escudero.

O time ‘cobra coral’ mostrou-se muito atrapalhado, desarrumado.

**

Pela 20ª rodada, a abertura da virada, o Vitória viaja até São Luis do Maranhão, onde encara o encardido Sampaio Correia.   

*

   O escrete de Dunga

   Dunga, já de olho na formação da equipe que vai disputar as longas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018, convocou os jogadores da seleção brasileira que vão disputar dois jogos amistosos preparativos em setembro, nos EUA.  Eis a relação, com algumas novidades:

- Goleiros : Jefferson, o titular e mais Marcelo Grohe, do Grêmio e Álisson do Internacional, quando todos esperavam Vitor, do Atlético(MG)

- Laterais: Daniel Alves e Danilo (Barcelona e Real Madrid), pela direita; Felipe Luis (Atlético de Madri) e Douglas Santos (Atlético MG.  Ué, e cadê o Marcelo, do Real?

- Zagueiros : David Luiz e Marquinhos (PSG), Miranda da Internazionale de Milão e Gabriel Paulista, do Arsenal(ex-Vitória).  Como se vê Tiago Silva, depois da Copa América foi ‘rifado’.

- Apoiadores: Luis Gustavo, Elias, Ramires e Fernandinho. De novo, a volta de Ramires.

- Meias: Oscar e William, do Chelsea; Douglas Costa (Bayern Munique), Lucas Lima (revelação do Santos, debutando) e o retorno de Kaká (do Orlando City, EUA)

- Atacantes:   Neymar (que  andou de caxumba), Firmino (do Liverpool), o retorno de Hulk (Zenit) e, enfim, o chamado de Lucas (do PSG).

Vamos ver se dá liga, se Dunga consegue fazer com esse grupo uma boa equipe, dotada de um padrão de jogo decente, digno da história da camisa amarela. 



*

   Falcatruas

   A PF investiga irregularidades cometidas na construção dos estádios da Copa 2014. O superfaturamento na Arena Pernambuco está estimado, inicialmente, em 70 milhões de reais. Odebrecht na fita. 

  Enquanto isso, aqui, na Arena Fonte Nova, só mistérios do quanto custou e quanto rendeu a quem a demolição da velha e bela Fonte Nova (que cabia com folga 80 mil pessoas) e a construção da tal Arena Itaipava, onde cabem apenas 45 mil.  Um ‘charmoso’ penicão’ de concreto e plástico, modelito europeu em plenos trópicos.  

  Pior, e é bom sempre relembrar, para tal, destruíram o ginásio de esportes Antonio Balbino - do lado da Ladeira da Fonte (cadê o novo prometido?) -  e o conjunto de piscinas olímpicas, do lado do Dique. Crime.

   Mais grave ainda, porque é dinheiro público: Durante 15 anos, digo 15 anos, o Estado (ou seja, nós)  paga anualmente 100 milhões de reais, em prestações mensais, ao consórcio OAS/Odebrecht, pela obra. Um ‘negoção’ para alguns. Uma ‘obrança’ para os baianos. 

**

   Craque-cartola
Do ex-craque, ídolo e hoje treinador Zico, candidatíssimo à presidência da Fifa, brigando pela sucessão do ‘capo’ Blatter:

“A presidência da Fifa não deveria ser um cargo político, apenas técnico. Por ser político é que deu no que deu. Além disso, trabalho no futebol há mais de 40 anos e passei por todos os cargos. Fui jogador, presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do RJ, diretor do Flamengo, de um time do Japão, supervisor, técnico, coordenador e auxiliar. Sinto-me qualificado para qualquer função no futebol”.

   Credenciando-se ao cargo, Zico pediu apoio ao atual presidente da CBF, um certo Marin. O ex-craque e hoje senador (RJ) Romário torce o nariz, não o apoia.

**

 Foi-se

 Morreu neste 14 de agosto, aos 70 anos, o excepcional goleiro argentino Cejas, que atuou no Santos de Pelé de 1970 a 74, campeão paulista de 73. Foi goleiro da seleção argentina e do Racing. Atuou também no Grêmio, Huracán e River Plate, uma lenda!