Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

CABEÇA embolada na Série B do campeonato brasileiro

Cuba está perdendo para o Brasil a hegemonia no Esporte do Pan na América Latina
26/07/2015 às 13:06
Finda a 14ª rodada da Série B, a cabeça da tabela de classificação está embolada, mostrando o equilíbrio e a disputa acirrada entre as equipes que almejam de verdade a volta para a Primeirona. 

  O Botafogo do Rio continua líder, com 28 pontos ganhos, seguido por América (MG) e Náutico, ambos com 27 pontos. Em quarto, fechando o G-4, o Vitória com seus 26 pontos. Bahia e Sampaio Correia seguem na cola com 25, a apenas 3 pontos do líder. 

*

  A dupla Ba Vi

  O Bahia fez um jogo equilibrado e bem disputado com o líder Botafogo, na Fonte Nova, mas não conseguiu mais que um empate ( 1 x 1 ) , sobretudo pela boa atuação do goleiro Jefferson, da Seleção Brasileira, que fechou o gol na segunda etapa. 

   Em Recife, o Vitória abriu o placar logo no começo, mas vacilou e permitiu a virada do Náutico ( 2 x 1).  Primeiro porque recuou demais, preparando a armadilha para contragolpes, mas o Timbu encarou. Ainda no primeiro tempo,  confusão costumeira pela rivalidade Bahia-Pernambuco e o árbitro expulsou dois, um de cada lado. Na segunda etapa, mais recuado ainda, o time baiano sofreu empate num pênalti marcado, discutível e, na sequencia teve a estúpida expulsão do lateral Mansur. Entregou.  O time baiano perdeu a chance de terminar a rodada na liderança. 

**

  Briga boa na Fonte

  Tarde de sábado com céu limpo, sol brando e um bom público na Fonte Nova (cerca de 32 mil pagantes). Em campo, dois times grandes, com história na elite do futebol brasileiro. Agora na série B, ambos entre os 4 primeiros colocados, um clássico, quatro título brasileiros em campo. O Botafogo defendendo a liderança e o Bahia a invencibilidade dentro de casa.

 Bahia teve a iniciativa desde o começo, sufocando a saída de bola adversária.   Criou três boas chances, reclamou de um pênalti (mão na bola do defensor botafoguense na pequena área) que o árbitro ignorou. Continuou a pressão tricolor, mas, aos 28, na primeira investida do alvi-negro, o lado esquerdo da defesa tricolor foi envolvida e o garoto Luis Henrique completou : 1 x 0 – Bota. O tricolor sentiu o golpe no meio campo, mas logo voltou a equilibrar.  O Bahia teve mais a bola, o Botafogo foi mais eficiente. 

  Na segunda etapa, outro desenho, com os dois times buscando mais o gol, jogando mais. Aos 7 minutos, num ótimo cruzamento de Adriano pela direita, Kieza testou bem na pequena área, empatando: 1 x 1. Aos 13, Ávine bateu falta, raspou a trave, Jefferson espiando apenas.

   Jogo lá e cá, corrido e franco, bom de ver. Aos 16, um chutaço de Yuri, que Jefferson salvou com a ponta dos dedos. Aos 25’ e aos 39’ Jefferson salvou, dividindo com Kieza  e com Adriano.  O Bahia foi  melhor nessa etapa, mas o empate pareceu justo. Uma briga de cachorro grande, sem dúvida.   

*

No Bahia, destaques para Souza, Tiago Real, Yuri, Maxi e Kieza. O lateral Adriano protagonizou alguns lances bisonhos, apanhando da bola, mas fez o ótimo cruzamento para o gol de empate. Ávine fez um bom primeiro tempo e boiou na segunda etapa, sendo bem substituído.

No Botafogo, Jefferson (que trabalhou muito mais  que Douglas Pires) fez ótimas defesas e garantiu o empate dos cariocas. Bons, o lateral Luis Ricardo, o meia Ayrão e o avante Luis Henrique, de apenas 17 anos, arisco.  

*

Pela 15ª rodada da Série B, o Bahia sai e enfrenta o Santa Cruz, em Recife,  sem o zagueiro Robson, suspenso por cartões amarelos.   

*

   O Timbu virou  

   Lá em Recife, o rubro-negro baiano achou o gol logo aos 4 minutos, após um vacilo do meio campo ‘timbu’;  Escudeiro ficou com a bola e deixou Rahyner de frente para bater no canto, rasteiro: 1 x 0. O time pernambucano sentiu, mas aos poucos foi equilibrando a partida em busca do empate, empurrado pelo torcedor.  Jogo  ficou pegado, tenso,  brigado e com duas expulsões : Élton pelo Vitória e Gastón do Náutico. O time baiano, como é costume, recuou, fechou-se bem e ficou na espera do contragolpe para definir. Nada mais aconteceu. 

 Na segunda etapa o Náutico veio na pressão e o Vitória cada vez mais defensivo. Aos 10’, o árbitro viu Edinei cometer um pênalti, Douglas bateu e empatou: 1 x 1. O Timbu foi pra cima.  Daí, eis mais um expulso no Vitória, Mansur, que cismou de peitar o árbitro ao receber cartão. Aos 29’,Edinei vacilou e  Rafael Pereira fez 2 x 1, virando e fechando o caixão rubro-negro. No finalzinho, Robert perdeu o gol do empate. 

*

 O Vitória na 15 ª rodada enfrenta o Macaé, no Barradão. 

 **

   Sulamericana

   Desclassificado da Copa do Brasil, o Bahia ganhou de bandeja a participação na Copa Sulamericana, uma competição internacional. De cara, enfrenta a boa equipe do Sport de Recife, que figura entre as quatro primeiras da Série A, um time qualificado.

Aquele grupo do ‘Leão da Ilha’ que disputou a Copa do Nordeste e foi eliminado pelo Bahia se reforçou muito e ganhou confiança. Vai ser uma parada difícil para o Bahia, um desafio. 

   O primeiro jogo do duelo histórico entre baianos e pernambucanos será no dia 19 de agosto, na Fonte Nova. O jogo de volta em Recife no dia 26 seguinte.  Forte emoções à vista.

*

   Descolorado

   Que papelão fez o Internacional de Porto Alegre, no México, disputando vaga na final da Libertadores de América. Levou um ‘chocolate’ amargo do Tigres (3 x 1) e foi pouco. Nada mostrou em campo, nem garra. A cara do futebol brasileiro, hoje. Os mexicanos já nos engolem. 

**

   Lágrimas

   Dois fatos distintos marcaram a semana nas hostes do tricolor. Um, a despedida do capitão Titi, zagueiro bom, a essa altura avionando para uma nova vida profissional , mais bem remunerado, na Turquia. O atleta chorou no adeus, agradecido. Como prova de amor ao clube, segundo o presidente Marcelo Sant’Anna, até dispensou um débito de R$ 700 mil que o clube tinha com ele. O conheci. Um cidadão de bem. Desejo sorte pra ele, agradecido. 

  No contraponto, a volta do lateral Ávine, depois de mais de três anos fora por lesão grave no joelho e, para muitos, inutilizado para o futebol. Entrou no jogo contra o Paissandu, jogou mais do que todos esperavam, foi aplaudido e acolhido pela torcida, em lágrimas, com barba de promessa  e tudo. Um guerreiro, sem dúvida. Torçamos por ele, até pela sua qualidade técnica, do lado esquerdo

**

   Eliminatórias

   Definidos os primeiros confrontos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa 2018/Rússia, que começam em outubro. A seleção verde-amarelo estreia em Santiago contra o Chile, campeão sul-americano.  Na sequência, enfrenta a Venezuela, aqui, e sai para encarar a Argentina, em Buenos Aires. O astro Neymar não participa dos dois primeiros jogos, suspenso, mas volta a campo contra ‘Los Hermanos’.     

**

   Ecos do Pan

   - Medalhas : Não são números finais. Conseguimos 35 medalhas de ouro e 124 medalhas no total. Estamos em terceiro posto, atrás dos EUA e do Canadá, à frente de Cuba. Em princípio, bons resultados, mas é bom lembrar que em Guadalajara/2011 ficamos com 141 medalhas, 48 de ouro. Então, nada a comemorar. Muito trabalho e empenho para os Jogos Olímpicos 2016, no Rio. Ou... passaremos vergonha como os donos da casa. 

- Handebol  feminino: Medalha de ouro nossa, numa campanha invicta e 25 x 20 na final contra a rival Argentina. 

- Volei:  Palmas para o vôlei, masculino e feminino. As meninas se superam, belas, na quadra. 

 - Futebol masculino:  Um treinador medíocre, esse da seleção brasileira de futebol do Pan, desclassificada pelo Uruguai, de virada, faltando 5 minutos para acabar o jogo. Vencia por 1 x 0, com um atleta a mais em campo desde o começo do primeiro tempo, e substituiu um meia avançado por um zagueiro, chamando o adversário contra sí.  Daí, bem na sua frente, um atleta idiota e mal orientado, aos 40 minutos, vencendo, com o jogo sob controle, abusou, provocou o adversário e, por cima , deu um pontapé por trás, para ser expulso e igualar o número de atletas das equipes em campo, e dar motivação extra ao adversário, já exausto e praticamente entregue. Sifu. Os guerreiros da Celeste Olímpica foram pra cima, exploraram a nossa absurda fragilidade defensiva e fizeram dois gols, viraram o jogo, na raça, em dois minutos. Vergonha!  
No mais uma equipe mal treinada, mal posicionada, sem jogo coletivo, sem tática de jogo ... e sem fibra, sem alma, sem honra.  um horror!   a cara do atual futebol que se joga no Brasil hoje, a cara da CBF, dos nossos cartolas, a cara de Brasília, do momento que vivemos, enfim. 

lamentável a desclassificação. Não culpo jogadores e sim a CBF que demitiu o treinador Gallo às vésperas da viagem, chamou um desconhecido para substituí-lo e ... tchau! A irresponsabilidade é tamanha que a equipe disputou uma competição em gramado sintético e não fez um treino sequer, antes, nesse tipo de piso. Ah, desculpem, o tal treinador, um certo Rogério Micale, dizem que é baiano mas, juro,   nunca tinha ouvido falar nele. Deve ser amigo, do esquema CBF/Del Nero/Gilmar Rinaldi.  

  - Abuso sexual: O goleiro da seleção brasileira de polo aquático, Thye Mattos, 27 anos, foi acusado pela polícia canadense de ter molestado sexualmente uma mulher de 22 anos, em Toronto, na cada dela. Teria sido molestada quando dormia.  Das páginas esportivas para a policial.  

 - Cuba caiu: Surpresa o desempenho cubano, abaixo do esperado e do que mostrou sempre em competições anteriores.