Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

COPA DO BRASIL: Bahia fora das oitava

Faltou um golzinho para a disputar ir aos pênaltis em Pituaçu
24/07/2015 às 10:00
  O Bahia venceu ( 2 x 0) o Paissandu na noite de quarta, em Pituaçu, mas não levou, está fora da Copa do Brasil, porque levou 3 x 0 do mesmo Papão da Curuzu lá em Belém, semana passada. Faltou um golzinho para a decisão ir aos pênaltis. Assim, é  o Paissandu que está nas oitavas de final da competição. 

  O time do Pará, bem treinado pelo pernambucano Duda Cavalcanti, nada jogou mas impediu o Bahia de jogar quase todo tempo. Postou-se na defensiva, com os 11 jogadores em seu campo, deu bicos, marcou duro, fez manha, faltas, cera, defendeu-se com garra e conseguiu o que queria, a vantagem de três gols lhe favoreceu. 

Pra se ter uma ideia, o Bahia teve 19 escanteios em seu favor, contra apenas um do adversário. O goleiro Douglas Pires não fez uma só defesa em todo jogo, só apreciou. Isso é o futebol. 

*

  Na primeira fase, a despeito da posse de bola, o Bahia criou apenas duas chances reais de gol: uma falta cobrada por Ávine que a bola bateu caprichosamente no travessão e no solo, aos 13 minutos e, aos 43’, uma cabeçada de Kieza que passou pelo goleiro e raspou o poste. No mais, ronda na área, bolas altas, chutes fracos, a defesa do Papão despachando tudo.

  Na segunda fase, pressão total, só o Bahia jogou, todo tempo no campo adversário e abusou de perder gols, sobretudo com Kieza. O Goleiro Émerson apareceu bem. Aos 30, o zagueirão do Paissandu meteu a mão na bola, o bom árbitro marcou o pênalti  e Souza converteu : 1 x 0. Aos 42’, Kieza, enfim, fez o seu, driblando o goleiro: 2 x 0. Foi só.  A torcida aplaudiu, mas ... foi uma vitória de Pirro.  

Valeu porque dá moral para a partida contra o Botafogo, sábado, na Fonte Nova. Empolga o torcedor.    

*

   Um guerreiro

   Prefiro destacar a volta do lateral canhoto Ávine aos campos de jogo, atuando na vontade durante os 90 minutos, correndo, mostrando sua técnica, que não desaprendeu e que está curado. Que bom. Precisa agora voltar a pegar ritmo, afinal, foram três anos parado, quase que desenganado. Palmas para o guerreiro



**



   Sabadão da Segundona

   A dupla Ba Vi joga sábado pelo complemento da 14 ª rodada de  série B/2015, que começou com uma partida apenas na terça (Macaé 0 x 0 Paraná) e terá dois jogos na noite de sexta.   

  São jogos importantes para os baianos, daqueles que valem seis pontos, porque os clubes envolvidos estão na disputa direta pelas primeiras colocações na tabela de classificação da competição. Bahia e Vitória estão na briga, entre os melhores, os quatro primeiros, o G-4.  

*

  Na Fonte Nova, às  16h30 : Bahia x Botafogo (RJ). A equipe carioca é líder e tem o elenco mais caro da Segundona, inclusive o goleiro titular da seleção brasileira, o bom Jefferson.  A despeito da boa campanha, a diretoria derrubou o treinador Renê Simões, na semana que passou, mas a motivação da equipe é a manutenção da ponta da tabela. A torcida tricolor será fundamental nas arquibancadas.  Jogo pra pirão.


  O Vitória, no mesmo horário, atua na Arena Pernambuco contra o Náutico. Mesmo fora dos Aflitos, seu caldeirão, o time ‘timbu da mauricéia’ é parada dura, até pela rivalidade histórica entre Bahia e Pernambuco. Outra ‘briga’ boa e de resultado imprevisível. 

*

   Reforços 

   Na medida em que rola a competição e vão aparecendo as deficiências em campo, as equipes, todas, vão se reforçando, melhorando a qualidade do elenco, buscando atletas que possam substituir bem os chamados titulares, ora suspensos disciplinarmente, ora machucados. 

*

Assim, o Bahia anunciou esta semana a chegada do zagueiro Gabriel Valongo, vindo do  Campinense(PB), um  baiano de 1m93, 28 anos, forte e tipo becão. Deve vir para compor o plantel com a provável saída do capitão Titi para o futebol  turco, depois de quase cinco anos no clube, respeitado, bom atleta.   

E mais o lateral Cicinho, ex-Sevilha da Espanha, que  já trabalhou com Sergio Soares no  Santo André e passou pelo Palmeiras.  



*





   O Vitória apresentou o zagueiro Kanu (Antonio Eduardo Pereira dos Santos), de 31 anos, chegado do Vitória de Guimarães (Portugal. É baiano de Salvador mas nunca atuou por aqui.  Começou nas divisões de base como atacante mas se firmou no Cabofriense (RJ) como defensor e de lá transferiu-se para Portugal, onde atuou ao lado de Victor Ramos (ex-Vitória e hoje no Palmeiras), que o teria indicado ao rubronegro. Uma aposta. 

*

Leão da Ilha

Na Primeirona , a Série A, a grande vistosa surpresa é o futebol do Sport do Recife, o único time do Nordeste na competição, entre os primeiros colocados. Méritos para o treinador Eduardo Batista, filho do Nelsinho, ex-jogador e treinador de respeito. É uma equipe de futebol combativo, organizado e pegador.  Torço pelo Nordeste.  

*

Panamericano
A melhor notícia do PAN que está sendo disputado em Toronto/Canadá é o número de medalhas conseguidas pelos atletas brasileiros, a melhor classificação desde que eu me entendo, em terceiro lugar, abaixo dos Estados Unidos – a grande potência – e do Canadá, dono da casa.  Eis a classificação, até agora: 

1 º EUA,  com 70 medalhas de ouro e  185 no total; em segundo, o Canadá, com 61 de ouro e 164/total; O Brasil chegou a 32 de ouro e um total de 110. A seguir vem a Colômbia e só depois Cuba, em queda, com 24 de ouro e um total de 73.

*

Boas perspectivas para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro?  Tomara. 

*

Patético

A ‘Imagem da semana’ , foi a do comediante inglês Lee Nelson atiçando um maço de cédulas falsas na cara do presidente  da Fifa  Joseph Blatter, numa coletiva em Zurique.  Hilário e constrangedor. Blatter tem 17 anos no cargo e já anunciou que está renunciando, projetando novas eleições para o começo do ano que vem e saltando fora do barco enlameado. O recordista no ‘trono’  é o brasileiro João Havelange, que lá reinou por 24 anos.