Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

OS MELHORES DA COPA AMÉRICA e Brasil na rabeira

A seleção chilena foi a campeã e teve os melhores destaques da Copa América
05/07/2015 às 12:53
  Uma geração chilena escreveu uma significativa página na história do futebol sulamericano. Pela primeira vez o Chile é Campeão da Copa América, e mais, derrotando a poderosa Argentina de Messi, Aguero, Di Maria, Mascherano e companhia, numa tarde-noite inesquecível no superlotado estádio Nacional de Santiago, todo de vermelho, branco e azul, as cores da bandeira da pátria. Arquibancadas em lágrimas de pura felicidade e êxtase, com a presença assídua da presidente Sra Bachelet.

*

  O Chile é, de fato e de direito, hoje a agora, a melhor equipe, a melhor seleção da América.

 E para sempre serão lembrados pelos chilenos o goleiro Bravo, o extraordinário zagueiro Medel, os meio-campistas  Aranguiz e o abusado Vidal, e mais Valdívia, Vargas, Alexis Sanchez...  Individualidades, diga-se, que não brilhariam e certamente não seriam campeões não fosse o trabalho coletivo executado pelo ousado treinador Sampaoli, que é argentino. Não fosse a disposição tática e a aplicação dos seus ensinamentos.

*

  Pelo lado dos ‘hermanos’, muitas lágrimas. Afinal, é uma geração ‘famosa’, capitaneada pelo genial Messi,  mas que ainda não ganhou um só título. A argentina tem mais de 20 anos que não sabe o que é ser campeã... de nada.  Foi duas vezes ‘ vice’: na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, quando foi vencida na final pela Alemanha; e agora ficou com a medalha de prata na Copa América, Chile Campeão.   A frustração no rosto de Messi, no final,  era impressionante. 

*

  O título veio através de cobranças de tiro livre da marca do pênalti, depois de 90 minutos regulamentares e mais 30 de prorrogação sem gols.  Mas valeu !

   Foi um jogo igual, disputado palmo a palmo, com chances de lado a lado. Os argentinos explorando o talento individual de seus astros, e foi muito prejudicada com a saída de um deles, o meia Di Maria, machucado. 
Os chilenos superaram tudo com muita aplicação tática, um conjunto  harmonioso, muita pegada, marcação cerrada na saída de bola adversária e muito mais gana, estimulados pela torcida, enfim, os chilenos mostraram mais vontade de vencer que os vizinhos rivais.  E criaram chances de vencer no tempo normal de jogo. 

*

Pós jogo, a imprensa argentina perguntava: onde esteve, o que aconteceu com Messi na final?

*

   Premiados

  - O melhor goleiro foi Bravo, o capitão da equipe chilena, o que recebeu o troféu de Campeão.

  - Os artilheiros foram os atacantes Guerrero, do Peru, e Vargas do Chile. 

  - A revelação foi o zagueiro peruano Murillo, aquele que fez o gol no Brasil.

  - O meia Vidal foi escolhido o melhor em campo na decisão.