Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

CHILE chega à final da Copa América ao vencer Peru

A desculpa esfarrapada de Dunga não colou na derrota contra o Paraguai
30/06/2015 às 10:49
Dois gols de Vargas, uma expulsão de campo decisiva, um Perú de fibra, jogo emocionante, bem jogado e o Chile, com a vitória de  2 a 1 sobre o rival vizinho, enfim, está na final da Copa América 2015, dentro de casa, com toda chance de ganhar seu primeiro título continental.

** 

Nesta terça-feira, 20h30, em Concepcion, Argentina x Paraguai. Desse pega de vizinhos do sul sai o outro finalista da Copa América 2015. 

A decisão  do título, da competição acontece sábado, 17 h, no estádio Nacional de Santiago. 

*

  O jogo

 O confronto Peru x Chile é ‘guerra’, sempre. Tem rixa entre eles é dentro e fora de campo. Fora, por questões de fronteiras, históricas. Dai, como se esperava, a partida já começou quente.  Aos 4’, o catimbeiro meia chileno Vidal trombou com o zagueirão  Zambrano, bateram testa e o chileno meteu a mão no rosto do adversário, provocando-o. Deu certo e catimba, pois logo depois o zagueiro peruano, irritado, pegou forte um adversário e levou cartão amarelo. O Perú encarava, até jogava melhor, quase marcou aos 8’, numa cabeçada de Farfán, na trave, e seis minutos depois num chute de Lobatón que raspou; as duas jogadas com a participação de Guerrero. Mas...

   Aos 20 minutos o mesmo Zambrano deu outra entrada dura, deixou as chuteiras nas costas de Aranguiz e foi expulso, mudando, a partir daí, os rumos da partida, em princípio facilitando as coisas para os chilenos insuflados pelas arquibancadas do estádio Nacional cheias. Com um a menos em campo o tesão peruano arrefeceu, o time postou atrás apostando nos contragolpes e a equipe de Sampaoli começou a tocar a bola, dominar o jogo, envolver o adversário. Na pressão, aos 34’, quase o time da casa abre o placar, mas o goleiro Gallese salvou.  O gol saiu aos 41’, chorado, Vargas empurrando para as redes depois de um chute longo de Alexis Sanchez que bateu na trave : 1 x 0. 

*

   O Peru não recuou, a despeito da inferioridade numérica, e começou a segunda etapa na frente, atacando, valente e bem disposta em campo. Aos 8’, numa boa trama, cabeçada de Farfán, Bravo pega. Jogo aberto, bom de apreciar. Num contragolpe veloz pela direita, Advíncula foi ao fundo e cruzou, Carillo dividiu na pequena área com Medel que tocou na bola e meteu contra, cravando o empate: 1 x 1.  Aos 18’, numa bola perdida por Guerrero no meio campo, Vargas pegou um chutaço de fora e desempatou, com o goleiro peruano posicionado fora do gol: 2 x 1. Lá e cá.  

Com o tempo passando, os peruanos mostravam cansaço e os tricolores da casa botaram pressão, incentivados pela torcida. Notável a luta dos peruanos até o final, mas a partida estava definida. 

Parabéns à bravura e a dedicação dos peruanos, mas a expulsão do zagueiro Zambrano desequilibrou e os chilenos fizeram por merecer o placar e a classificação para a disputa do título. Os chilenos em festa!

 *

O Chile chegou duas vezes, anteriormente, às finais da Copa América, mas nunca a venceu. Os peruanos foram campeões uma só vez.

**

 Avaliação Tupiniquim

 Da seleção brasileira, tenho a dizer, ainda:

É preciso renovar tudo, de cima a baixo – foi o mantra depois dos inesquecíveis 7 x 1 da Copa. Del Nero, filhote de Marín, afilhado de Ricardo Teixeira precisa cair fora, já, ou nada muda. 

Dunga não tem cacife para ser um treinador de seleção brasileira. Faltam-lhe vivência, atualização, conhecimento, imaginação, humildade...  Exemplos: a faixa de capitão pro Neymar, a convocação de Firminos, Fredes, Douglas ‘de costas’...  a escalação, a rigidez tática da equipe, a falta de alternativas de jogo, sua postura na beira do campo etc...


Quanto à equipe (?), ao grupo, eis uma avaliação pra começo de debate:

- O goleiro Jefferson foi um dos poucos aprovados. Falhou com David Luiz no primeiro gol levado na Copa e no mais atuou bem, seguro.

- Dani Alves mostrou futebol, embora muito abaixo do que rende no Barcelona; mas lá ele tem com  quem trocar passes, dialogar, e na seleção tem de resolver sozinho, é um deserto pela direita, nada de tabelas, jogadas laterais, de fundo. Pela idade, Dani está fora da Copa 2018. É preciso encontrar dois laterais pela direita eficientes, que saibam jogar, apoiar, além de defender.

- David Luiz saiu queimado da Copa América pelo próprio Dunga. Jogou a primeira, teve um erro primário e foi jogado pra escanteio...   

   O Thiago Silva, parceiro de David no PSG, é reconhecido como um dos melhores do mundo mas sofre de algum parafuso frouxo na cabeça. O pênalti comprometedor que cometeu, e de nada se lembra até hoje, é repetição de outro cometido na Europa, noutro jogo decisivo. É o mesmo chorão da Copa 2014.  Um risco!  Ele e David formam uma dupla de alto risco, do barulho. Dá pra insistir no (s) nome (s), só pela fama e o dinheiro deles ? 

- Aprovadíssimo foi o zagueiro Miranda. Sério, sem firulas, sem falhas, simples. Quem seria seu companheiro ideal? 

- Felipe Luis não pode ser titular, chega. Um marcador comum, limitadíssimo no apoio. Não dá alternativa pelo lado esquerdo, não chega ao fundo. Reserva de Marcelo e olhe lá.

- Fernandinho, escalado fora de posição como frente de zaga fixo, foi horrível. Faltoso, sem passes profundos (nem rasos), sem penetração ofensiva, não chutou uma bola sequer no gol adversário. Luis Gustavo fez muita  falta, sim.

- O mesmo diria do mediano Elias; esforçado porém tímido, acanhadíssimo na parte ofensiva, lento, sem puxada de contragolpe. Temos outros bem melhores na posição aqui mesmo nos clubes brasileiros.

- Fred? é brincadeira, foi ao Chile fazer o quê?   Phillipe Coutinho mostrou muito tititi e produziu quase nada, pouco incisivo. Douglas Costa foi convocado  apenas pra ser vendido no mercado europeu, por encomenda. Sem comentários.

- William alternou boas jogadas e lances medianos, sem agudez! Vale uma reserva, nada mais. 

- Tardelli e Éverton deixaram claro que a transferência pro futebol chinês fez muito mal a ambos. Mostraram-se fora do contexto sulamericano.

- Luis Firmino é uma piada de Dunga, outro que jogou pra justificar uma transferência de milhões na Europa. Algum intere$$e de Dunga/Rinaldi/CBF na transação? Um centroavante (?) que não chuta, não cabeceia, não incomoda. Fez um gol de prega e só.

Ou seja, carecemos de um centroavante, urgente. Vigoroso, veloz, cabeceador, chutador, técnico, abusado.  Cadê ?

- Robinho fez o que pode e lhe coube... já em fim de linha. Ele disse que as coisas na seleção precisam ‘mudar e melhorar muito’. Sabe o que diz.

- Neymar ! Bem, é um fora de série com a bola nos pés, mas alguém precisa cuidar de sua cabecinha arrogante e milionária. Com urgência. Sofremos sim de uma ‘neymardependência’.

*
Resumindo ou fechando : Outra seleção (jogadores, treinadores, pensamento, vontade) para as eliminatórias ou corremos o risco de ficar fora de uma Copa do Mundo pela primeira vez na história, em 1018, na Rússia.  

Com a eliminação diante do Paraguai já estamos fora, pela primeira vez, da Copa das Confederações. Vergonha!  

*

Ps:

      Aquela desculpa de Dunga, na coletiva depois da desclassificação, de que alguns atletas brasileiros  foram acometidos de uma virose na véspera da partida foi simplesmente ridícula. Mais um vexame perante microfones e câmeras do planeta. Atraso. 

Mas o Del Nero assegura que ele, o Dunga, continua. Pestiigiadíssimo. Nefastos! Ambos fora. 


**

Hermanos ladinos

Atentem !  Os treinadores das quatro seleções classificadas para as semifinais da Copa América são argentinos. Todos. Sampaoli do Chile, Gareca do Peru, Tata Martino da Argentina e Ramon Diaz do Paraguai. Os ‘hermanos’ teriam uma leitura melhor do jogo que nosotros?