Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

A NOITE DE GUERRERO, Peru 3x1 Bolivia

Brasil x Paraguai no sábado
26/06/2015 às 11:20
O Peru venceu a Bolívia (3 x 1) e é a segunda equipe classificada para as semifinais da Copa América, credenciando-se para enfrentar o Chile e toda a torcida dos donos da casa na próxima segunda-feira, dia 29, no estádio Nacional, em Santiago. O Chile é superior mas o estádio cheio significa uma pressão que pode ser favorável ao time da casa ou mexer negativamente no emocional dos atletas, considerados favoritos e com a obrigação de vencer a todo custo.


  A noite de Guerrero 

   Com a bola rolando no estádio de Temuco logo se percebeu que o Peru era mais time que a Bolívia, mais organizado coletivamente, mais competitivo, buscando o gol, trocando passes... Como consequência, aos 20 minutos, o avante Guerrero, agora jogador do Flamengo, apanhou de cabeça um bom cruzamento da esquerda e fez 1 x 0. Três minutos depois, num rápido contragolpe e lançado em profundidade, o mesmo Guerrero finalizou na saída do goleiro: 2 a 0. A Bolívia até tentou descontar mas faltaram-lhe organização tática e talento individual. O Peru teve chance de ampliar.

 A vontade boliviana não foi suficiente pra mudar o desenho do jogo e muito menos o placar. Aos 28’, após um vacilo defensivo dos bolivianos, novamente Guerrero avançou livre e tocou na saída do goleiro, fazendo o seu terceiro: 3 x 0, fácil. Aos 39’, Marcelo Moreno diminuiu cobrando pênalti: 3 x 1, o gol de honra boliviano.  Foi só, placar justo.

**

   Quem sobra? 

   Nesta sexta, 20h30, não percam: Argentina x Colômbia. Apenas um segue na competição, é jogo pra pirão !  Em campo Messi, Aguero, Di Maria, Mascherano, James Rodrigues, Cuadrado, Sanchez...   Bons de bola !    O Brasil enfrenta o Paraguai no sábado. 


**

   Estrela apagada

   A notícia da quinta foi a suspensão do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci do restante da Copa América, depois da considerada desastrosa arbitragem dele no jogo Chile 1 x 0 Uruguai, quando expulsou o avante Cavani (corretamente) e ainda o apoiador Fucile (exageradamente) e ainda o  treinador Tabarez – todos do Uruguai. 

Cavani foi expulso por ter dado um tapinha na cara do defensor chileno Jara, que lhe deu uma dedada no fiofó por pura provocação. O árbitro viu o tapa mas não viu a dedada, óbvio, foi pela traseira. O Cavani já tinha levado um cartão amarelo por xingamento ao bandeira, estava com os nervos à flor da pele, com o pai preso por dirigir embriagado e ter matado um jovem, atropelado. 

*

Esse tal Jara, diga-se, não é ‘flor que se cheire’.  Num outro Chile x Uruguai, pelas eliminatórias da Copa 2014, ele batacou e apertou as partes íntimas do avante Luizito Suarez, o dentuço, que em resposta lhe deu um bofete na cara. A arbitragem não viu ou fingiu não ter visto, mas as câmaras detectaram o ‘affair’.

Pois, quem for enfrentá-lo que use cuecão de couro.

*  

Fucile ficou furioso com o cartão vermelho de Sandro Meira Ricci depois de uma dividida com um adversário, já pelos 42’ do segundo tempo, num lance em que não ficou caracterizada sequer a falta do uruguaio.  A partir daí ... deu-se o tumulto em torno do árbitro brasileiro que ‘já gosta!’ de confusões e costuma se achar mais estrela que os jogadores em campo.  Justa punição, até pra que ele, o Sandro Meira, reflita nos seus atos em campo. E olha que a CBF considera ela o melhorzinho dos nossos.   

*

   Nebulosas transações

   Firmino, o mediano centroavante titular da seleção de Dunga foi comprado por uma fortuna de euros pelo Liverpool, da Inglaterra (fala-se em 140 milhões de US$). Douglas Costa, o sofrível meio-campista reserva do time de Dunga, foi contratado pelo Bayern de Munique, que teria pago 35 milhões de euros na transação...
Ah, siiim, assim se explicam as convocações de certos ‘craques’ anônimos para a seleção brasileira, para que apareçam, entrem na fita, na mídia e sejam negociados na bolsa internacional da bola, regida por cartolas e empresários, os ‘donos’ do negócio.  Cadê o meu ?  Hein Dunga, Del Nero, Gilmar Rinaldi, CBF ...? 

*

   Afortunado

   Por falar em fortunas, diz o noticiário que um certo Sr Del Nero, 74 anos, hoje presidente da CBF, fez crescer seu patrimônio imobiliário em modestos 175% desde que assumiu o cargo de vice-presidente da entidade, em 2012, como braço-direito do então presidente J.Maria Marin, esse mesmo ‘capo’ que está preso por corrupção na lameira da FIFA, hoje assunto do FBI e da Justiça norte-americana.  Detalhe: como vice de Marín ele, o Del Nero, tinha um salário mensal declarado de 10 mil reais.  Sério ! 

*

   Sim, e em que pé está a tal CPI da CBF proposta pelo senador Romário? Mais um gol perdido da marca do pênalti ?  Vai rolar ou já tem ‘arreglos’?