Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRASIL sem Neymar pega o Paraguai na Copa América

Brasil 2x1 Venezuela
22/06/2015 às 09:26
  Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia ?, Paraguai, Peru e Uruguai são os classificados para as quartas de finais da Copa América 2015, no Chile. Os jogos, agora decisivos e eliminatórios, começam na quarta-feira próxima, até sábado, um por dia.  

*

 Os próximos jogos

 O primeiro jogo das quartas será Chile x Uruguai, no estádio Nacional, em Santiago, às 19hs. Na quinta-feira jogam Bolívia x Peru; na sexta, Argentina x Colômbia. O Brasil enfrenta o Paraguai, no sábado, em Concepción.

 **

   E deu Brasil !

   Foi um Brasil x Venezuela diferente, jogo decisivo para as duas equipes, cheio de expectativas. Afinal, como a seleção de Dunga se comportaria sem Neymar, qual a postura tendo a necessidade de vencer? Robinho e Phillipe Coutinho foram escalados, Miranda entrou de capitão e Neymar ficou apreciando o jogo nas tribunas do estádio. Deve ter gostado do que viu.

O gol brasileiro saiu cedo, aos 8 minutos, com Tiago Silva escorando de primeira, pé direito, o escanteio cobrado da direita por Robinho: 1 x 0. Aos 15 Robinho bateu de fora ao receber de Dani Alves e assustou, a bola raspou o travessão. A Venezuela não se intimidou, mas não ameaçou. A equipe brasileira controlou a partida, teve mais a bola, mas criou pouco no primeiro tempo.

A Venezuela voltou com disposição na segunda etapa, buscando a virada, mas abriu-se na defesa. Noutro escanteio, quase Tiago Silva amplia com uma cabeçada certeira que o goleiro Baroja salvou. Aos 7’, uma bela e rara jogada de fundo pela esquerda de William encontrou Firmino, na pequena área, que ampliou: 2 x 0. Os brasileiros passaram a tocar a bola, trocar passes, arriscando pouco. Dunga, covardemente, pôs todos os zagueiros disponíveis em campo pra segurar o placar (???) e chamou o adversário pra seu campo, complicando um jogo que parecia ganho e fácil.  Aos 35’ Davi Luiz quase marca golaço de voleio, mas o goleiro pegou. Mas, aos 38’, Arango bateu falta da entrada da área, Jefferson  defendeu, a bola foi na trave e Miku empurrou de cabeça, diminuindo : 2 x 1. O final ficou dramático, em consequência das modificações absurdas do treinador.  Ufa! Brasil classificado em primeiro do grupo. 

Destaques para Dani, Tiago Silva e Miranda, Robinho e William. 

  

**

  Olhe o Peru !

   E a Colômbia, a mesma que venceu o Brasil, pôs um salto alto e não saiu de um empate 0 x 0 com o Peru de Gareca (treinador) e Guerrero, no primeiro jogo de domingo pelo embolado Grupo C, no estádio de Temuco. O Peru classificado! 

  Foi um jogo igual, com os peruanos marcando bem, anulando os principais jogadores colombianos – James Rodrigues, Cuadrado... Impressiona a classe, a técnica do zagueiro peruano Ascue, 23 anos, sem dar um chutão, estilo Gamarra.  

 *

Acreditem, a Colômbia se classificou por obra e graça do Brasil, que despachou a Venezuela. Os colombianos, assim, acharam uma vaga de terceiro melhor colocado.  

  **

  Fechando o balaio

   Os jogos de abertura (Grupos A e B, sexta e sábado) pela rodada final da fase de classificação da Copa América foram de pouca valia, cumprimento de tabela. Senão vejamos:

- Equador 2 x 1 México, em Rancágua, serviu para mostrar que o time B mexicano foi uma decepção. Sò. 

- Chile 5 x 0 Bolívia, em Santiago, foi um passeio, uma festa chilena em homenagem a madame Bachelet, a presidente, presente ao estádio Nacional.  Ambos classificados com antecedência. Mas como é fraco esse timeco da Bolívia de Marcelo Moreno ! O Chile terminou com 7 pontos e a Bolívia com 4. 

- No sábado, pelo Grupo B, Uruguai 1 x 1 Paraguai, foi um jogo de compadres, os dois classificados com o resultado e administrando apenas o empate, de olho já nas quartas de final. O Paraguai  classificado em 2º lugar, com 5 pontos e o Uruguai como um dos terceiros melhores.

- A Argentina fez um treino de luxo contra a brava e combativa Jamaica. Esperávamos todos uma goleada histórica mas o placar foi 1 x 0, com os jamaicanos comemorando, apesar de sair da competição sem ter feito um só pontinho. Os Hermanos lideraram o grupo com 7.

 *

  Os fora-da-linha

   Na semana que passou duas más notícias roubaram o noticiário da bola: primeiro o acidente provocado pelo ídolo chileno Vidal, meio-campista da Juventus (ITA), que arrebentou sua possante Ferrari  em Santiago, depois de uma noitada, embriagado e em alta velocidade. Perdeu a habilitação, pagou multa, será julgado pelas leis chilenas, foi perdoado pelo treinador Sampaoli e companheiros e voltou a campo.

O outro foi o estranho destempero do nosso Neymar, apagadão em campo na derrota contra a Colômbia. Depois de passar o jogo mais reclamando de tudo do que jogando, no final deu bolada e cabeçada em adversários, criou um bafafá ainda no gramado, foi expulso e ainda esperou o árbitro nos corredores dos vestiários para agredi-lo com palavrões e um pontapé. Foi suspenso por quatro jogos pela Conmebol e está fora da competição. O destempero teria a ver com a acusação da justiça espanhola de trambiques de milhões em torno de sua transferência do Santos para o Barcelona, o que pode lhender (e a seu pai) multas pesadas e até cadeia. Será? 

*

Como Dunga entrega a tarja de ‘capitão do time’ para alguém como Neymar ? 

*

   Os 45 anos do TRI

   Hoje, 21 de junho, lembramo-nos da conquista do Tri Mundial no México, há precisos 45 anos. Para muitos, a melhor seleção brasileira de todos os tempos : Félix, Carlos Alberto, Piazza, Everaldo; Clodoaldo, Gerson e Rivelino; Jairzinho, Pelé e Tostão. 
O treinador era Zagallo, que teve a ousadia de por em campo  três canhotos (Gérson, Rivelino e Tostão) e quatro jogadores que atuavam com a camisa 10 em seus clubes (Pelé -Santos, Gérson - Botafogo, Rivelino - Corínthians e Tostão, do Cruzeiro e ainda improvisou um meio campista (Piazza, do Cruzeiro) de zagueiro pela esquerda, para melhorar a saída e o toque de bola da equipe. Vencemos todos os jogos. Inesquecível ! Saudade boa. 

*

  Meninas fora

 Pelo mundial feminino, a seleção brasileira de Marta e Formiga, treinada por Vadão, levou um gude preso, 1 x 0, da Austrália e foi eliminada da competição, infelizmente. O futebol feminino não tem o devido apoio no Brasil, apesar da dedicação e heroísmo de nossas atletas.

**

Começou o inverno, estação de sol pálido, chuvas finas, friagem pela noite e ... desejo de gostosuras, quenturas !    

Um Feliz São João pra nós todos.