Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

COPA AMÉRICA: Neymar salva o Brasil com 2x1 no Peru

A Copa América foi criada como Campeonato Sul-Americano, em 1916, celebrando o centenário de independência da Argentina. Disputada em Buenos Aires por quatro seleções, foi vencida pelo Uruguai. Brasil e Chile presentes.
14/06/2015 às 23:27
 Um chuva fina renitente e muito frio em Temuco, para o Brasil   X   Peru, Grupo C, mas o jogo começou quente:  já aos 2m17’, uma lambança de David Luiz e Jefferson e a bola sobrou na praia para Cueva encher o pé: 1 x 0. Aos 4’, cruzamento de Dani Alves, Neymar testou, livre, empatando: 1 x 1, em jogadinha do Barcelona. Jogo aberto, franco, bola no chão, jogadas de efeito, bonito de apreciar e indefinido. Com mais um pouco de seriedade teríamos feito mais gols. 

O jogo perdeu intensidade na segunda etapa. Um Peru bem orientado pelo conhecido Ricardo Gareca, sem pressa, satisfeito, um árbitro fraco e a equipe canarinho levando o jogo como se estivesse goleando, exibindo individualidades, firulando. Aos 7 min Neymar acertou a trave, de longe, algumas chances desperdiçadas e uma partida arriscada. Aos 44’, em passe de Dani, Neymar, de frente, tentou colocar e errou por pouco o alvo. Já nos acréscimos, o mesmo Neymar, o dono da bola, fez ótima jogada e deixou Douglas Costa de cara para definir e salvar a pátria: 2 x 1. Por um triz escapamos de uma estreia vexaminosa.

*

   Temuco é a cidade-sede da Copa América mais ao sul do Chile, entre o Pacífico e a fronteira com a Argentina, zona de baixas temperaturas e chuvas mais intensas. Tem menos de 250 mil habitantes e o estádio, com capacidade para 19 mil pessoas, chama-se Germán Becker, um ex-prefeito da cidade que o construiu.

Em Temuco viveu entre 1906 a 1920 um certo Naftali Ricardo Reyes Besoalto, poeta maior chileno que o mundo inteiro conhece como Pablo Neruda (1904-73), nascido em Parral e Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Temuco tem avenidas, museus e escolas com seu nome. 

*

    A zebra roja 

   Antes do jogo do Brasil e pelo mesmo grupo C jogaram a Colômbia (de James Rodrigues, Falcão, Cuadrado) contra a Venezuela, a equipe ‘vinho tinto’ – vizinhos do norte da América do Sul. O duelo foi em Rancágua, cidade litorânea um pouco abaixo de Santiago, no estádio El Teniente, que cabe pouco mais de 15 espectadores.

A despeito dos mais famosos na equipe de amarelo, com uma marcação forte e muita gana a Venezuela foi melhor, criou as melhores chances já na primeira etapa porém parou no goleiro Ospina.  Os colombianos voltaram do intervalo decididos a atacar e equilibraram o jogo, mas a Venezuela marcou com uma cabeçada do avante Rondón, aos 15’: 1 x 0.  A Colômbia bem que tentou o empate, pressionou, perdeu gols e... acreditem, deu zebra rubra no Chile. 

Olho na pegada dos venezuelanos e nos destaques: o meia Vargas e o camisa 9 Rondón.  

*

   Outra  surpresa 

   Foi aberto e animado o Argentina 2 x 2 Paraguai , jogo  pelo Grupo B disputado sábado à noite no La Portada, estádio da cidade de La Serena, região norte, com capacidade para 18.500 pessoas. No começo os paraguaios pareciam assustados com a fama e a presença de Messi, Aguero, Dia Maria ... Daí, Aguero aproveitou-se de uma bobeira do zagueiro e fez 1 x 0; na sequência o árbitro inventou um pênalti em Di Maria, que Messi  bateu e fez 2x0. Goleada?

Qual o quê ! Os ‘guaranys’ acharam tesão no intervalo e partiram pra cima. Ficou bom de ver, lá e cá. Valdez arriscou de fora e pegou o goleirão Romero adiantado: 2 x 1. Os paraguaios sentiram que o bicho não era tão feio assim e buscaram o empate, os ‘hermanos’ de azul e branco só nos contragolpes. Beleza algumas jogadas e dribles genais do baixinho ‘la pulga’, mas, na garra, aos 44 minutos o Paraguai conseguiu o empate, num chute certeiro do avante Lucas Barrios, nascido argentino e naturalizado paraguaio. Assim é o futebol.  Os ‘guaranys’ comemoraram o empate como se fosse o título, claro.

Na terça,  a Argentina encara o Uruguai. Vai pegar fogo! 

*

   Joguinhos murrinhas

   Uruguai x Jamaica foi o primeiro jogo do sábado, à tarde, abertura do Grupo B, tido como o mais difícil, a bola rolando no estádio Regional Calvo Y Bascuñan (21 mil espectadores, beirando a cordilheira dos Andes), na cidade de Antofagasta, a sede mais ao norte do país, já perto da fronteira com a Bolívia. Uruguai, atual campeão da Copa e a Jamaica uma convidada tida como intrusa, na sua primeira copa. 

 Intrusa mas abusada, porque marcou, correu muito e até assustou, teve chances de fazer gols. Mas venceu a tradição, a camisa celeste, com um gol de Rodriguez, no segundo tempo. E só. 

Sem Luizito Suarez, ainda suspenso por causa daquela dentada em Chiellini na Copa 2014, o Uruguai parece uma equipe opaca.

**

   Infame de verdade foi  o México 0 x 0 Bolívia, na sexta-feira à noite pelo Grupo A, em Viña del Mar, estádio de Sausalito.  O ABC 0 x 2 Paissandu pela nossa segundona, quase no mesmo horário, foi mais bem jogado e melhor de ver, acreditem.  Faltas, bicudas e passes errados a rodo. 

**

   Faíscas

   Às 18 h dessa segunda-feira jogam Equador x Bolívia no estádio Elias Figueiroa, na bela e litorânea Valparaíso.  Às 20h30, em Santiago, Chile x México.  Terça, a batalha entre Uruguai e Argentina, de sair faíscas.  O Brasil  volta a campo na quarta, em Santiago, no Monumental – o estádio do Colo-Colo – contra a Colômbia, ferida. 

** 

   Curiosidades:

- A Copa América foi criada como Campeonato Sul-Americano, em 1916, celebrando o centenário de independência da Argentina. Disputada em Buenos Aires por quatro seleções, foi  vencida pelo Uruguai. Brasil e Chile presentes.
- O Brasil sediou a Copa de 1922 e nessa época havia um decreto presidencial que proibia a participação de negros na seleção. Só que o Pelé da época era um mulato de olhos verdes, filho de um alemão com uma negra brasileira, o artilheiro Artur Friedenreich, de quem se diziam maravilhas. A pressão popular foi tamanha que o presidente Epitácio Pessoa (1919/22) teve de revogar o decreto e o ídolo negro chamado de ‘El Tigre’ foi convocado e jogou. 

- Em 2011 o Paraguai sagrou-se campeão sem vencer um jogo sequer. Empatou as três partidas da fase de grupo e se classificou. Depois detonou o Brasil, a Venezuela e, na final, o Uruguai, todos na cobrança de pênaltis. 

- Nessa copa do Chile, são 12 equipes e seis treinadores argentinos em ação. Entendidos. 

- Ano que vem, a Copa América acontecerá nos EUA, celebrando o centenário da competição, e será disputada por 16 equipes - quatro a mais.