Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VAI COMEÇAR A COPA AMÉRICA com grandes craques

A Copa será realizada no Chile e começa na quinta, 11
10/06/2015 às 20:23
A Copa América 2015 começa nessa quinta-feira à noite (dia 11 de junho), no Chile, com o jogo de abertura Chile x Equador, em Santiago. O jogo final está previsto para o dia 4 de julho.

*

O Brasil, que antes de viajar para o Chile faz um amistoso nesta quarta-feira em Porto Alegre contra Honduras, vai estrear na Copa América no próximo domingo, dia 14, contra o Peru de Guerrero, aquele mesmo artilheiro do Corínthians e que agora é atleta do Flamengo, a esperança de gols dos peruanos.

*

Na chave do Brasil estão ainda a Colômbia e a Venezuela, além do Peru. Em tese, só os colombianos assustam um pouco a seleção de Dunga.

*

Além do Brasil, penta-campeão do mundo e que tem o astro Neymar no ataque, são candidatos ao título a Argentina  - de Lionel Messi, Tevez, Di Maria e Mascherano -, atual vice-campeã do mundo; o Chile, que joga em casa com o apoio da torcida e tem como destaque o apoiador Vidal, o atacante Sanches  e o treinador Sampaoli; a Colômbia do meia James Rodrigues e do atacante Falcão, além do tradicional e guerreiro Uruguai do dentuço Luizito Suarez, o maior vencedor da competição: 13 vezes.  São os favoritos.

*

É bom recordar os jogos duríssimos que a seleção de Felipão disputou contra Chile e Colômbia na Copa do Mundo no Brasil,  há um ano. Contra os chilenos ganhamos nos pênaltis  e levamos sorte. Contra os colombianos nos ficou a imagem da agressão a Neymar, que o tirou do resto da copa. 

*

Preocupa-me, nessa competição, o aspecto disciplinar em campo, o nível e o critério das arbitragens. Neymar, por exemplo, é um provocador, até pelo seu temperamento e estilo de jogo, driblador, moleque, e por isso é muito visado pelos adversários em campo. 

Aos árbitros compete discernir o que é futebol e o que é abuso, sabendo preservar a arte do jogo. A qualidade dos jogos e das arbitragens devem estar acima do que vemos nos jogos dos times pela Libertadores da América.

*

Na sexta à noite enfrentam-se México x Bolívia.  No sábado à tarde, Uruguai x Jamaica. Na sequência,  Argentina x Paraguai.  No domingo, após o jogo do Brasil, pegam-se Colômbia  e Venezuela.

De olho na tevê, programe-se.

*Chile ?

O Chile é aquele país da costa do Pacífico, de território comprido e estreito, da cordilheira dos Andes e dos bons vinhos. Faz fronteiras com o Peru, ao norte, a Bolívia ao leste e a Argentina até o extremo sul do continente. O país, de colonização e língua espanhola oferece uma qualidade de vida das mais altas na américa latina, boa educação e civilidade. Vive uma era democrática e é governado, como o Brasil, por uma mulher, a Sra  Michelle Bachelet.  Além da capital, Santiago, as cidades mais badaladas são Viña del Mar, Valparaíso, Rancágua, Punta Arenas...  

O Chile abrigou a Copa do Mundo de 1962, vencida pelo Brasil de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Vavá, Amarildo, Zagalo. Aquela em que Pelé, já o maior jogador do mundo e no auge da carreira, machucou-se na segunda partida e Mané Garrincha, com suas pernas tortas, decidiu ganhar a copa para ou por ele e pela cantora Elza Soares, por quem acabara de se apaixonar. Outros tempos, românticos.  

*