Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BARÇA mostra porque é o melhor time do mundo

Foi uma tarde-noite infame para o Bahia. Deu tudo errado em campo, a equipe esteve irreconhecível em Bragança Paulista e levou 2 x 0 do fraco Bragantino
07/06/2015 às 10:40
 O Barcelona é o campeão dos campeões da Europa. Venceu a Juventus por 3 x 1, com gols de Rakitic, logo no começo da partida; a equipe italiana empatou com valentia e aplicação tática no começo da segunda etapa, mas Suarez desempatou depois dos 20 minutos pegando um rebote de Buffon, em um dos raros chutes de Messi ao gol, e Neymar fechou o placar já nos acréscimos finalizando bem uma puxada de contragolpe iniciada por ele. 

Um título mais que merecido pelo belo futebol do time catalão, mesmo com Messi em noite pouco inspirada e muito marcado. A Juve foi um adversário renhido, manhoso e de pegada dura, bem à italiana, com destaque para Buffon, ainda um goleiraço mesmo aos 42 anos, o maestro Pirlo, o elegante francês Pogba e o catimbeiro Vidal, chileno. No Barça, Iniesta, Dani Alves, Neymar ...  e um conjunto, um toque de bola que dá gosto de ver.  

Festa catalã, fiesta espanhola na Berlim alemã, com o estádio olímpico abrigando mais italianos que espanhóis nas arquibancadas. E que belo espetáculo no gramado antes de a partida começar, um show. Quando faremos algo parecido pelas bandas de cá ?

*

Inacreditável a burrice ou falta de iniciativa dos dirigentes de Bahia, Bragantino, CBF e emissoras que transmitiram algumas partidas pela série B quase no mesmo horário do jogo decisivo da Champions League, passando para o mundo inteiro. 

O torcedor do Bahia viu até os 40 minutos o Barça x Juve e, até por devoção (e ou obrigação profissional) teve de mudar de canal para ver Bragantino x Bahia. Rádio e tevê.  Até a qualidade das imagens choca. Quanto à qualidade do jogo jogado em campo...  ah,juro, parece que estamos vendo outro esporte.

**

Queda tricolor

Quer saber ? Foi uma tarde-noite infame para o Bahia. Deu tudo errado em campo, a equipe esteve irreconhecível em Bragança Paulista e levou 2 x 0 do fraco Bragantino: errou na defesa, na saída de bola, nos passes, marcou muito mal no meio campo, não achou o caminho do gol  adversário, teve Souza expulso com dois amarelos aos 25 minutos do segundo tempo, reclamou de dois pênaltis ignorados pela arbitragem e foi envolvido pela velocidade e maior apetite do time paulistano todo tempo.

Pior: perdeu a invencibilidade na competição e saiu do grupo dos quatro melhores, agora composto por Botafogo, Nautico, Vitória e Macaé ! Acreditem.

O tricolor até que começou em cima, atacando, mas aos 19 minutos, após uma bobeira no meio campo, o rápido Jobinho ganhou de Titi e bateu na saída de Douglas Pires – 1 x 0. O segundo gol aconteceu logo depois da expulsão de Souza num chute de Alan Pinheiro, livre na entrada da área, que acertou o rodapé do goleiro tricolor.

*

A má atuação da equipe, sem dúvida, passou pela tarde-noite infeliz de seus principais jogadores, como Souza, Tiago Real, Pittoni, Marlon, Maxi, Gamalho... Que houve? Apeados?

*

O treinador tem uma semana para sacudir a moçada, descansar, treinar ... porque vem uma  sequência dois jogos em casa, na Fonte Nova, diante do seu torcedor. E o primeiro deles é contra o conhecido e tinhoso Ceará, próximo fim de semana. Hora de dar o troco pela derrota no Nordestão. 

*

Fora de campo, a lamentar a atitude do conselheiro (?) e ex-diretor financeiro (dos tempos do presidente Schimidt), o Sr Reub Celestino que decidiu acionar o clube na Justiça do Trabalho reclamando direitos. Pelo que sabemos e foi amplamente divulgado ele pediu demissão do cargo, mas...  cabeça de gente é cheia de encrencas.   E ele se diz tricolor !  Francamente. 

     
**

Vitória subiu

Na uma noite invernosa de sexta-feira (mais de 6.500 pessoas), o Vitória voltou a vencer no Barradão – 3 x 1 diante do Atlético(GO) – e já acordou no sábado classificado entre os 4 primeiros colocados na Série B 2015, na sexta rodada da competição. A partida teve momentos de equilíbrio, mas o rubro-negro baiano fez valer a melhor qualidade individual de seus atletas em campo.

O Vitória começou na pressão, forçando, mas o time goianiense se defendia bem e arriscava alguns contragolpes, até que o zagueirão Rafael tentou rebater um  cruzamento e a bola resvalou e bateu em seu braço: pênalti, que Escudero bateu e fez 1 x 0. O Atlético empatou aos 45’, numa cabeçada de Artur aproveitando-se de um cruzamento longo e da derrapada do becão Guilherme Mattis – 1 x 1.

A equipe visitante voltou melhor na segunda etapa, tocava melhor a  bola e atacava, mas foi o Vitória que marcou, aos 16 minutos, num belo chute do lateral Diego Renan, de fora da área, colocado, sem chances para o goleiro: 2 x 1. O adversário sentiu o golpe e, aos 20’, numa boa trama coletiva pelo lado esquerdo, o centroavante Elton acertou um chutaço de canhota, da meia lua e definiu o placar: 3 x 1, justo. Até o final, o rubro-negro baiano tem o controle do jogo.

*

Boas atuações dos laterais Diogo Mateus e Diego Renan, do apoiador Amaral e do meia Escudero. 

*

Já de treinador novo, o Wagner Mancini, o Vitória volta a campo no sábado, em São Paulo, onde encara o Mogi-Mirim, um dos derradeiros na classificação por pontos. Mancini, que já passou pelo clube em 2008 e 2009, tem uma semana para ajustar a equipe nos seus conformes. Não vai contar com o goleiro Fernando Miguel nem com o apoiador Amaral, ambos suspensos por cartões.

O Vitória que Wesley Carvalho passa para Mancini é um time de boa pegada, joga com vontade, mas ainda tem problemas defensivos e carece de ajustes coletivos do meio para a frente.    



 **

Até agora, na Segundona, Botafogo (RJ) e Náutico (PE) estão sobrando, dividem a liderança, com 16 pontos. Venceram cinco partidas e empataram uma, cada. 

**

  A Seleção de Dunga que vai disputar a Copa América no Chile faz um amistoso preparatório neste domingo em São Paulo, contra o México, sem seu principal astro, Neymar. 

No elenco convocado tem um baiano, de Salvador, o lateral Geferson, que é sobrinho-neto do ponteiro Biriba, 1º Campeão Brasileiro pelo Bahia em 1959, nativo de Itapuã.

A provável equipe é : Jefferson, Danilo, Miranda, David Luis e Felipe. Fernandinho, Elias, Felipe Coutinho e William; Firmino e Tardelli. 

*

Mundial Sub-20

 A despeito de algumas trapalhadas (e também boas defesas) do baiano Jean, goleiro do Bahia, a seleção Sub 20 do Brasil que disputa o Mundial da categoria na Nova Zelândia está classificada para as oitavas de final da competição, antes mesmo de disputar o último jogo classificatório contra Coreia do Norte, na madruga deste domingo.

A grande decepção é a Argentina, maior equipe vencedora da competição, com seis títulos, e atual campeã sulamericana,   já desclassificada, eliminada do torneio. Fez apenas dois pontos em três jogos, dois empates e uma derrota. O Brasil venceu os dois jogos que disputou até agora.  

 *

 Treineiros

 O desatino do troca-troca de treinadores: Felipão foi chutado pelo Grêmio e foi parar na China, vai treinar o Guangzhou dos brasileiros Ricardo Goulart, Renê Jr, Alan e Élkeson, grana alta.  

Marcelo Oliveira, depois de ganhar tudo pelo Cruzeiro, caiu em desgraça perante a torcida e a diretoria que vendeu os melhores jogadores e desarrumou a equipe. O treinador paga o pato. Assumiu, de pronto, o marrento Luxemburgo, dias antes dispensado pelo Flamengo. 

Wagner Mancini de volta ao Vitória, um colombiano assume o São Paulo e Tite balança no comando do Corínthians que deve salários a seus atletas e funcionários. Um tabuleiro bagunçado esse futebol brasileiro! 

**

Sujeirada

 A CBF paga R$ 15 mil mensais, feito salário, a cada presidente das 27 federações estaduais. Fora os R$ 50 mil (soube que já é o dobro), tipo mensalinho, a cada Federação. Mantenedora. Isso, claro, a troco dos apoios/votos pela perpetuação de poderes de uma patota da pesada: Havelange, Ricardo Teixeira, Marín, Del Nero ...  tuti ‘cosa nostra’. Ednaldo, à vontade na FBF, partícipe. 
Disse o ex-presidente da Concacaf e ex-vice da Fifa, Jack Warner, de Trinidad Tobago, até o pescoço na lama do escândalo na entidade-mor do futebol: “Blatter sabe porque ele caiu e eu também sei”. Falou que vai abrir o bocão: “Não vou mais guardar segredos” e pediu proteção: “Eu certamente temo pela minha vida”. Ele conhece os métodos do bando. 

*

Bem, é oficial: a Justiça Americana, que desencadeou o FIFAgate, está investigando também os contratos FIFA/CBF/Empresários e políticos da Copa do Mundo 2014, aquela dos 7 x 1, da Arenas, das obras superfaturadas, e muitas que nunca aconteceram. Lembram-se? Dizem que tem muita truta nesses tais amistosos da seleção pelo mundo afora...  

*

Deus é da Fiel 

Igreja da Fé Apostólica adverte: “A santidade cristã condena definitivamente o futebol aos crentes em Jesus”.  Pregam os pastores que o futebol é caminho do inferno.  Putz ! E eu jurava que tinha visto Jesus nas arquibancadas...  torcendo.