Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA de boa e VITÓRIA perde para o Fogão 2x0

O Botafogo mostrou-se bem arrumado e é realmente um dos candidatos ao título da segundona, sob o comando do experiente Renê Simões.
31/05/2015 às 11:21
O Rubro-negro não foi feliz e levou 2 x 0 do Botafogo, na tarde-noite de um sábado infeliz do goleirão Fernando Miguel e sua zaga, que andaram batendo cabeça e entregaram a partida no Engenhão. 

Na sexta à noite, mesmo sem fazer uma grande exibição, o Bahia venceu o Paraná ( 1 x 0 ) na Fonte Nova e assumiu a liderança na tabela de classificação da Série B, finda a quarta rodada, com 10 pontos ganhos.  

Com também 10 pontos, Botafogo e Náutico perdem para o tricolor no critério de saldo de gols. O quarto colocado é o Sampaio Correia.

**  

   Falhas fatais

   Com os desfalques sentidos de Escudero, Luis Gustavo e a estreia do meia Pedro Ken, o Vitória tentou encarar o Botafogo, no Rio, com uma escalação ousada de três atacantes - Rahyner, Elton e Rogério -, buscando explorar a velocidade pelos lados. Em função dessa postura, perdeu o domínio do meio campo e entregou a posse de bola ao adversário que tinha quatro a cinco no setor. Mas um jogo é decidido em detalhes.

  O time baiano até começou bem, apertando, buscando o ataque, mas...  aos 5 minutos, num escanteio cobrado da esquerda, o goleiro Fernando Miguel saiu mal, caçando borboletas, e o zagueiro Giaretta, livre, testou e fez 1 x 0 para o Bota.  Quando a equipe buscava equilibrar o jogo no meio, levou o segundo: uma bola longa, lançada no meio da zaga, goleiro e beques não se entenderam, vacilaram e o meia William Arão meteu-se entre eles, antecipou-se, livrou-se de Fernando Miguel e fez 2 x 0.  No desespero, o rubro-negro lançou-se à frente mas desguarneceu-se e poderia ter tomado mais gols ainda na primeira etapa.

   No segundo tempo, a armadilha: o time carioca encolheu-se e explorou os contragolpes. Os baianos atacaram, atacaram mas chegaram muito pouco e de forma desordenada. Depois dos 35’ o Botafogo criou de três a cinco chances reais de marcar, com Fernando Miguel salvando e levando duas bolas nas traves. 

   Assim, Os 2 x 0 ficaram de bom tamanho, sobretudo pela fragilidade mostrada pela zaga do Vitória quando acossada.  

*

   Os melhores no rubro-negro foram o lateral Diego Renan e o apoiador Flávio. Pedro Ken está fora de ritmo, Rahyner sem inspiração e Rogério querendo decidir sozinho.  A zaga e o goleiro comprometeram. 

   O Botafogo mostrou-se bem arrumado e é realmente um dos candidatos ao título  da segundona, sob o comando do experiente Renê Simões. 

 **

  Na sequência, o Vitória faz dois jogos em casa, no Barradão: Criciúma, na terça e Atlético de Goiás no fim de semana.  É hora de ganhar pontos, ou vai ficando para trás.  Muito trabalho para o treinador Wesley Carvalho remendar a equipe, corrigir defeitos defensivos e buscar um entendimento entre o meio campo e o ataque. Coletivamente a equipe não existe. 

**

Dormiu líder

Na noite outonal de sexta, com cerca de 20 mil devotados torcedores nas arquibancadas da Fonte Nova, o Bahia venceu o Paraná ( 1 x 0 ), pela quarta rodada do Brasileirão Série B, e já foi dormir na liderança, a ponta da tabela de classificação:  10 pontos ganhos, fruto de três triunfos e um empate.

O placar mínimo poderia até mostrar mais dificuldades do que foi a partida, sem grandes sufocos. O escore poderia ter sido mais elástico, se o avante Leo Gamalho convertesse o pênalti assinalado ainda no primeiro tempo, quando escore já era favorável ao tricolor; mas Gamalho aventurou-se numa ‘cavadinha’ e a pelota cobriu o travessão. Seria mais amplo o placar se a arbitragem tivesse marcado outra penalidade máxima clara, na segunda etapa, o bração do zagueiro impedindo a trajetória da bola dentro da grande área paranaense; ou se o bandeira não tivesse errado grosseiramente anulando uma jogada de gol do tricolor baiano, também na etapa final do jogo, com Zé Roberto (em perfeitas condições) completando o passe de linha de fundo de Tony, também em posição legal quando recebeu a bola.  O 1 x 0, pois, foi pouco, pela superioridade do futebol do Bahia a maior parte do tempo.

O Paraná até começou bem, melhor, forçando, pressionando, marcando a saída de bola e dono da bola até os 10 minutos, usando muito a velocidade de Henrique nas costas do lateral Tony e o jogo viril nas divididas. Mas, as poucas chances que criou de gol errou feio o alvo.

  Quando o Bahia equilibrou a disputa renhida no meio campo, chegou mais. Aos 19’, Marlon bateu forte uma falta frontal e o goleiro Murilo enjoou: Titi, na chegada, de perna direita completou: 1 x 0. O pênalti perdido por Leo Gamalho foi aos 38’. Aos 44’ Zé Roberto desperdiçou boa chance na pequena área, livre, errando o voleio. 

O tricolor voltou ainda melhor na segunda etapa, teve mais o domínio da bola, trocou passes, gastou tempo com inteligência, ganhou as disputas do meio campo, criou mais chances de gol e não mais permitiu os contragolpes do adversário. O treinador Sérgio Soares corrigiu a marcação e a postura nos vestiários. A partida ficou mais fácil então a partir dos 26’ com a expulsão do lateral Danilo Baia, que perseguia o avante Zé Roberto com rispidez. Aos 44’, Pittoni também foi expulso, com segundo cartão amarelo, mas o jogo estava sob controle. Bom resultado.

*

Destaques: bom jogo de Douglas Pires, passando confiança; mais uma exibição a contento do lateral Marlon; bem Rômulo, Ze Roberto e Gamalho, a despeito do pênalti desperdiçado por displicência.

*

Sérgio Soares usou cinco atletas recém saídos das divisões de base na partida: Robson, Rômulo, Ze Roberto, Mateus e Yuri.  O meia Eduardo, que estreou, ficou em campo apenas 5 minutos, cedendo lugar para Wilians Santana, em função de uma lesão no tornozelo. Não deu para ver o futebol dele.

**

O tricolor encara na sequência do Brasileirão/Segundona dois jogos fora de casa: O Macaé, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira e, no sábado, o Bragantino, em São Paulo – Bragança Paulista. 

O torcedor espera a volta dos artilheiros Maxi e Kieza e dos meio-campistas Souza e Bruno Paulista. Pittoni, suspenso, não vai ao Rio. 

**

O FIFAgate

Na semana da prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF e mais seis diretores da FIFA e ex-dirigentes de federações, pelo FBI, a expectativa é que as investigações cheguem a Ricardo Tgeixeira, Havelange, Del Nero...  e as tramoias todas, com o aval do governo brasileiro, para a realização da Copa do Mundo no Brasil/2014.  Já tem CPI rolando no Congresso, a pedido do senador e ex-jogador Romário. 

Vamos ver a que chegamos. Romário fala grosso mas a bancada da bola é forte em Brasília. 

**

O Futuro

O Mundial Sub-20 já começou na Nova Zelândia, sábado. O único baiano na seleção brasileira é o goleiro Jeanzinho, do Bahia.  O Brasil estreia no domingo, 22 hs, contra a Nigéria. No Grupo E estão Brasil, Negéria, Hungria e Coréia do Norte.  A Argentina, no Grupo B (com Panamá, Gana e Austrália), campeã sulamericana, é favorita, ao lado da Alemanha, cabeça do Grupo F.

A seleção brasileira é treinada por Rogério Micale, nascido em Salvador e pouco conhecido por essas bandas.
**

Champions League

Pra encerrar, o Barcelona, depois de conquistar o Campeonato Espanhol, ganhou também a Copa do Rei da Espanha, ao vencer por 3 x 1 o Atlético de Bilbao, sábado à tarde, no Camp Nou, com dois gols de Messi (o primeiro daqueles, de Pelé, driblando quatro) e um de Neymar. 

Para fechar o que chamam de Tríplice Coroa, precisa vencer a Copa dos Campeões da Europa, sábado próximo, em Berlim, num duelo que promete ser memorável, contra a Juventus de Turim (Itália). O Juve de Pirlo, Tevez, Pogba e Buffon também almeja a tríplice coroa, já que venceu o Campeonato Italiano e a Copa da Itália.

São duas escolas de futebol distintas e cheias de história , Espanha e Itália, e o clássico promete, é imperdível para que curte bom futebol.