Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Bahia e Vitória precisam melhorar p/ voltar elite

Bayern de Munique x Barcelona; Real Madrid x Juventus de Turim.
10/05/2015 às 11:57
Não começamos bem a arrancada na corrida da segundona que pode nos levar de volta à Serie A, a elite do futebol brasileiro, paroano. 

O Bahia, campeão baiano, menos mal, porque empatou fora de casa com o América (MG)- 1 a 1-, uma já tradicional encrenca, um time mineiro pegador e que bate muito, a despeito de o tricolor ser bem superior tecnicamente, com melhores jogadores.

Mas o Vitória, francamente, foi muito mais que decepcionante, foi preocupante. Em casa diante de minguados torcedores atônitos, depois de quase um mês só treinando, o rubro-negro levou 2 x 0 do Sampaio Correia (Maranhão)  e foi pouco pela bolinha ‘xué’ que jogou, mostrando os mesmos defeitos escancarados já no campeonato baiano: uma defesa fraca e que não suporta abolas altas, laterais sem força criativa, um meio campo burocrático e um ataque com dificuldades de fazer gols. Ou seja, uma equipe ineficiente, que corre à toa, sem inteligência, e entrega. 

*

O resultado do tricolor mostrou que é preciso mais que um time, tem de ter uma equipe, com bons reservas para aguentar o tranco da segundona, de jogos brabos, cartões e contusões em função da disputa  dura em campo.

O Vitória deixou claro que não encontrou ainda uma forma objetiva e competitiva de jogar, não tem encaixe nos setores e que os atletas não estão nada afinados com as orientações do ‘professor’, o treinador  Claudinei Oliveira que, pelo visto, terá vida curta no Barradão.


Decepção

Choveu na Toca do Leão e , no começo da partida, o time até foi pra cima e Jorge Wagner perdeu duas ou três boas chances. Aos poucos o Sampaio Correia equilibrou, encarou e um tal de Pimentinha, pequeno e abusado, fez a festa em cima do lateral Mansur.  O time do norte foi mais contundente na primeira etapa e , aos 41’, após cobrança de escanteio, duas cabeçadas, a defesa rubro-negra apreciando, e bola na rede: 1 x 0, gol do zagueiro Edivânio. 

Todos esperavam um Vitória diferente na segunda etapa, mas qual ! O Sampaio parecia à vontade no Barradão. Aos 10 minutos sacramentou, num chute de fora da área, rasteiro e cruzado, de Robert: 2 x 0. O rubro-negro, pressionado pelo torcedor, não reagiu bem e escapou de levar mais gols. 

No final, vaias e um grupo de torcedores tentou invadir o local onde ficam os vestiários do clube mas foi contido pela polícia, que usou até bombas de gás. Já virou rotina.

*

Belzonte

No estádio Independência, com um bom grupo de torcedores tricolores nas arquibancadas, o Bahia até mostrou bom futebol nalguns momentos da partida, trocando passes e chegando bem mais na área adversária, mas cedeu o empate para o brigador América.

O gol baiano saiu logo aos 9 minutos,  após cruzamento forte e rasteiro da direita, feito por Zé Roberto. O becão tentou cortar e bateu de canela na bola, jogando contra suas próprias redes – 1 x 0. Os mineiros pouco ameaçaram o gol de Jean.  Maxi Bianchucci meteu uma bola na trave, da entrada da área, colocada, com o goleiro espiando, e Zé Roberto desperdiçou outra chance clara com o goleirão fora do gol e já batido.

Na segunda etapa, mais na força física do que na técnica, o time de Minas equilibrou, forçou o empate e até exigiu que Jeanzinho mostrasse em campo que pode ser o titular do Bahia, com umas três defesas de porte.  O jogo ficou bom de ver, lá e cá, corrido, disputado.  O tricolor perdeu gols em contragolpes com Zé Roberto, Willians (substituiu Kieza, machucado, ainda no primeiro tempo) e Bruno Paulista. O gol de empate saiu de um erro na saída de bola pelo lado direito (com Yuri que substituiu  Tony, lesionado); o contragolpe pegou a defesa tricolor aberta, o veterano Mancini recebeu de frente, na área, e fuzilou : 1 x 1.

*

A arbitragem carioca até agradou tecnicamente mas foi complacente com o jogo violento dos  mineiros. Aos 41’, por exemplo, o meia  Felipe Amorim deu uma entrada criminosa no lateral Bruno Paulista, deixando as marcas dos cravos da chuteira no tornozelo do baiano, e só levou o amarelo.  Segundona é durona,  moçada, a força física predomina.  E os sopradores de apito e bandeiras comem moscas. 

*

Destaques para Jeanzinho, Robson, Bruno e Maxi Bianchucci, o mais técnico.  No América, a malandragem do veterano Mancini e a correria do lateral Rraul, ex-tricolor, mostrando serviço.

**

No meio da semana, pela Copa do Brasil, o Bahia encara o Luverdense, fora de casa; e o Vitória se pega com o ASA, em Arapiraca.

 No fim de semana, jogos na noite de sexta e no sábado, Bahia x Mogi Mirim, na Fonte; Oeste x Vitória, o rubro-negro com o pé na estrada. 

**

Decisões de Copas
A semana de futebol promete, com decisões pela Copa Libertadores da América:

 Cruzeiro ou São Paulo ? Inter ou Atlético (MG)? Corínthians ou Guarany do Paraguai? Boca Júnior ou River, na Argentina?  Quem continua e quem cai na competição?

*

E decisões pela Copa dos Campeões da Europa, onde se vê o melhor futebol e os maiores craques do planeta:

Bayern de Munique  x Barcelona;  Real Madrid x Juventus de Turim.

É um deleite ver Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, James Rodrigues, Pirlo, Pogba, Muller, Neuer, Schwazenteiger...   Futebol-arte. 



Beijos para todas as mamães, nesse dia delas.