Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

TORCEDOR lava a alma com bicampeonato do Bahia

Agora, BAVI vão à luta no campeonato brasileiro da segunda divisão e o Conquista volta pra casa
04/05/2015 às 11:13
  O Bahia é o primeiro CAMPEÃO da Nova Fonte Nova, Bi-campeão baiano, após enfiar incontestáveis 6 x 0 no brioso  time do Vitória, o da Conquista, com uma exibição de força e raça que deixou o torcedor tricolor de alma lavada. 

   Prevaleceu a história, a camisa, a tradição e um futebol de equipe, competitivo, ofensivo e de muita vontade. Um regalo para os tricolores, nas arquibancadas e em casa, diante da TV. É o 46º título baiano do Bahêa ! A taça de 2015 tem dono. A cidade em festa.

**

  Banho de bola

  Mais de 20 mil pessoas pagaram ingresso para ver a decisão. A maioria acreditava que seria possível vencer com a diferença de três gols ou mais.  E foram seis gols na tarde nublada do domingo, o dobro, goleada. 

  O jogo mal começou e Tatu recebeu falta aos 2 segundos. O time do interior foi pro ataque, tentando surpreender, tomando a iniciativa, mas logo o tricolor tomou as rédeas da partida, encurralando, marcando na frente, explorando a velocidade pelo lado direito, com muita vontade. 

  Depois de uma sequência de escanteios favoráveis o primeiro gol saiu aos 9’, dos pés do zagueiro Robson (o primeiro gol como profissional), pegando um rebote de Viáfara e enchendo o pé – 1 x 0. Aos 13’, após um cerco tricolor, o lateral Bruno Paulista pegou de canhota, do meio da rua, golaço – 2 x 0. Aos 17’ Kieza recebeu em profundidade, driblou Viáfara mas perdeu o ângulo e o gol. Um minuto depois o mesmo Kieza, de cara, desperdiçou mais um. O  terceiro aconteceu aos 24 minutos, numa roubada de bola, o  contragolpe e uma ótima troca de passes do tricolor; Souza tocou e deixou Kieza de cara – 3 x 0.  

  O ritmo do Bahia continuou alucinante, arrasador. Kieza ainda desperdiçou duas boas oportunidades. O goleiro Jean, tão contestado, não foi molestado. Sò deu Bahia, com sobras. O Bode não conseguiu jogar.  Os 3 x 0 já davam o título ao Bahia, vantagem revertida. 

*

 A previsão era de um segundo tempo emocionante, com o Vitória, o da Conquista,  precisando atacar, se abrir, marcar mais à frente, buscar o gol ... era o que lhe restava e o Bode foi pra cima, no início, forçando escanteios, cruzando bolas altas na  área do Bahia,  um jogo franco.

O tricolor, bem postado, explorou os contragolpes com bolas longas, velocidade, troca de passes rápidos. Aos 10’, em boa tabela, Zé Roberto bateu colocado e Viáfara defendeu bem. Logo depois, em boa trama pela esquerda, o mesmo  Ze Roberto foi travado na hora do arremate, de frente. O gol veio aos 15’, após um pênalti  de Silvio em Ze Roberto, que   penetrava pela esquerda e foi calçado. Souza bateu com classe e fez 4 x 0;  Viáfara nem se mexeu.  Aos 25 ‘ Diego Aragão meteu a mão na bola após cabeçada de Maxi Bianchucci na pequena área: outro pênalti bem marcado e  Souza  fez  5 x 0. O tricolor manteve o ritmo, até o final, domínio absoluto, perdendo chances e chances de ampliar. Aos 41, pra fechar o caixão, Kieza recebeu uma ótima enfiada de Rômulo, driblou Viafara e faz 6 x 0. 

**

Destaques

   - E equipe fez uma ótima exibição, sem reparos, fruto de um competente trabalho do treinador Sergio Soares e sua equipe. Os jogadores correr muito e todo tempo.  Mas é bom destacar a exuberante partida do garoto Robson, 20 anos, zagueiro; de Bruno Paulista; dos incansáveis meio-campistas Souza, Pittoni e Tiago Real; Kieza o artilheiro do campeonato, Maxi Bianchucci...

   - Louvemos o bom trabalho do Vitória da Conquista, que estava invicto até esse jogo final. Não suportou a pressão, o sufoco,  não conseguiu jogar na Fonte Nova... mas marcou o campeonato com um bom trabalho. Após o jogo a torcida do Bahia também aplaudiu o Verdão, seus atletas que buscaram jogar bola todo tempo, sem apelar. 

   - Nesse jogo final o Bahia usou em campo seis atletas saídos das divisões de base: Jean, Robson, Bruno Paulista, Zé Roberto, Rômulo e Patrick... Coisa que há muito tempo não se via no clube. 

**

Eduardo, meia de 21 anos, bem conhecido do treinador Sergio Soares, vindo do Joinville, o zagueiro Jailton, do Penapolense,  e o lateral esquerdo Marlon, do Paissandu devem ser anunciados como novas contratações do Bahia para a Série B. Além desses, o clube anda à procura de um centroavante.

Já o Vitória, depois do novo lateral esquerdo,  deve apresentar o lateral direito Apodi, soteropolitano, do Vitória da Conquista, como a ‘solução’ para o outro lado da defesa,  depois da saída de Nino Paraíba. Corre muito.

*

A Série Ba começa no sábado para a dupla Ba Vi: O rubro-negro no Barradão recebe o Sampaio Correia, do Maranhão.  O Bahia vai a BH enfrentar o América MG.

**

Vasco é o campeão, no Rio; Santos em São Paulo; Inter, no RGS; Santa Cruz em Pernambuco e Fortaleza no Ceará. 

** - Não é o futebol e sim o vôlei a modalidade de esporte mais concorrida aos que compram ingressos, de 27 estados da federação, para ver os Jogos Olímpicos de 2016, com sede no Rio de Janeiro. Não somos mais, pois, o ‘país do futebol’ e sim o ‘país do vôlei’, o melhor de todos os esportes para transmissões de TV, no meu entender.

**

Vendida aos incautos como mais uma ‘luta do século’, o  combate entre o norte-americano Maywether e o filipino Pacquiao foi uma baba. Os dois campeões pareciam com medo um do outro, defensivos; muita esquiva e pouca disposição ofensiva. Parecia uma marmelada. Venceu, por unanimidade, o americano. O filipino, em entrevista, justificou-se, dizendo que a partir dos primeiros assalto começou a sentir dores num ombro que o impediu de exercitar sua costumeira variação de golpes rápidos.  Decepção.  O boxe, chamado pelo adeptos de ‘nobre arte’, mingua.