Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

É tempo de superação para o Bahia no domingo

Domingo tem a final do campeonato baiano de 2015
01/05/2015 às 11:14
Ceará sagrou-se Campeão do Nordeste, com todos os méritos, invicto.  No Castelão, em Fortaleza, o maior público da temporada em todo o país, para ver o clássico nordestino Ceará x Bahia, mais de 63 mil pessoas no estádio.  Festa bonita do Vovô, parabéns pela equipe bem armada, fechadinha na defesa, manhosa com a bola nos pés, tinhosa quando chega na área adversária. Melhor equipe nordestina, de fato e direito. 

 *

  Ao Bahia, honroso vice regional sim, resta fazer das tripas coração, superar o cansaço físico e a pressão mental para, domingo, na Fonte Nova, tentar reverter a boa vantagem do Vitória da Conquista e assim pensar em comemorar o título baiano. Não vai ser fácil. Tem de fazer três gols e não tomar nenhum. 

 Aí está o problema: gols ! 

*

 Acorda, Sérgio Soares !

Na frente, o ataque tricolor parece que esgotou o estoque. Nos últimos três jogos fez apenas um gol. O avante Leo (ou lerdo?) Gamalho não marca há mais de mês, Kieza também vive tempos de jejum, enquanto a defesa...  bem, levou seis.  Três em cabeçadas, quando a zaga não sobe e o goleirinho aceita.  Que passa?  Tomar gols fáceis em certos momentos do jogo quebra o tesão da equipe, mata qualquer esquema e destrói o emocional em campo, os passes saem errados, os chutes tortos, o nervosismo aflora.

Entendo que é hora de dar um refresco, poupar o goleiro Jeanzinho. Como diz um irmão tricolor: ‘assim é phoda, toda bola que vai entra!’. Tem sido assim. Que vá amadurecer na seleção Sub-20 do treinador Gallo.  Douglas Pires precisa voltar ao gol.   Talles, que não é nenhum craque, é melhor, mais maduro do que Robson. E cadê o experiente Chicão, hoje o maior salário do clube ? Pra que veio?  Patrick precisa retornar a lateral esquerda, pois Bruno Paulista não tem velocidade nem cacoete para a posição.  No mais, perdemos um bom meia, com bom passe em profundidade, boa pegada e bom  chute de canhota de fora da praça, o Bruno. É uma maldade escalar o garoto fora de sua posição.

 Na frente, será que o Gamalho acorda?  Que há com os reservas Tchô e Willians? Quando entram nada jogam.  Voltar a fazer gols é preciso, vazara meta do catimbeiro  Viáfara é o objetivo no domingo.  É possível, mas tarefa difícil, o desafio para o tricolor é medonho. Bom lembrar que estão em jogo quatro  meses de um bom trabalho.



*

 Vai dar bode ?

  O Vitória, o da Conquista, uma equipe de jogadores mais vividos e bem motivados, conhece muito bem os defeitos do tricolor e os explora à vontade em campo. O time do interior vem a Salvador pra ser campeão, não se enganem, e vai dar sangue pelo título. Tem defensiva dura, muita gente no meio campo marcando e correndo, multiplicando-se, e velocidade nos contragolpes pelos lados do campo. No mais, seus jogadores não têm pudor de chutar, arriscar, bater no gol, sempre. Ora, só faz quem chuta !  

O Bode está invicto no Baianão: 11 jogos, seis triunfos e cinco empates.  E tem a defesa menos vazada, sofreu só 6 gols e o ataque marcou 17, na competição. Tem, portanto, boas credenciais para levantar a taça.

 Entendo que o tricolor, se quiser reverter,  tem fazer dois gols ainda no primeiro tempo, ir todo para cima ...   E não pode se abrir para o contragolpe, sempre mortal do time do sudoeste, como foram os contragolpes do Ceará, aqui e lá.

* *

 Títulos e taças

Teremos um domingo de decisões estaduais de norte a sul do país, porque já nos dias 9 e 10 de maio começa o Brasileirão, séries A e B.  Estaduais:

- No Rio de Janeiro a taça fica com o Vasco ou Botafogo. O cruzmaltino venceu o primeiro duelo por 1 x 0.
Em São Paulo, Santos ou Palmeiras? O verdão saiu na frente, 1 x 0 no primeiro confronto.

Em Minas, o Atlético, o Galo, enfrenta a zebra Luverdense. Deu 0 x 0 em BH.

Grenal em Porto Alegre, Ceará x Fortaleza ...  e por aí vai. Só jogão decisivo, taças em campo e torcidas inflamadas.

** 

Segundona à vista 

A Série B ou Segundona, onde estão nossos Bahia e Vitória, infelizmente times de segunda, ambos, já começa no fim de semana de 9  de maio:

O Bahia estreia em BH, dia 9, sábado, contra o América de Minas. Jogo duro. Sem descanso, sem refresco. 

Já o Vitória, mais descansado pelas ‘férias obrigatórias’ recebe o tinhoso Sampaio Correia, também  no sábado, 9 de maio, no Barradão.

‘Vamo que vamo’.  Novidades até lá, contratações ?  Ambos precisam reforçar seus elencos.