Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NO DIA DO PROTESTO, BAVI se dá bem no baianão

Veja o comentário de Zé de Jesus Barrêto
16/03/2015 às 11:55
No dia de manifestações livres por um Brasil melhor, nas ruas das principais cidades do país, a dupla Ba Vi se deu bem em campo na primeira rodada de confrontos decisivos do Baianão 2015. O tricolor enfiou uma goleada ( 5 x 0) mais que convincente no Galícia, em Pituaçu, e o rubro-negro venceu de virada (2 x 1) o Colo Colo de Ilhéus, no aconchegante estádio Mário Pessoa, com dois gols do oportunista artilheiro Neto Baiano.

*

Galegos goleados

A despeito do mando de campo ter sido do Galícia, a quase totalidade dos sete mil torcedores nas arquibancadas do estádio de Pituaçu era de tricolores. Tarde de sol gostosa de final de verão e, em campo, um Bahia superior todo tempo, absoluto.

O Galícia pouco foi à frente, sempre  chutando de longe, testando Jean, sem levar grandes perigos. Apenas uma vez perigou numa testada, após cobrança de escanteio, a pelota riscando a trave. Foi só. No mais, um massacre tricolor. 

 Aos 5 minutos, um chute forte e de frente de Kieza  já forçou a boa defesa do goleiro Dida. Aos  9’, o jovem lateral esquerdo Patrick cruzou e Kieza cabeceou na trave, o goleiro olhando. O gol saiu aos 19’, depois de muita pressão. Contragolpe pelo meio, bom trabalho de Pittoni, Tiago Real, Maxi recebeu, cortou o zagueiro e serviu de bandeja pro Kieza na esquerda, que bateu forte: 1 x 0.

Só deu Bahia. Aos 25, uma cabeçada de Maxi na linha da pequena área parou nas mãos de Dida. Aos 26’, após boa jogada individual,  Maxi  bateu raspando.  Aos 34’, Tiago Real pegou bonito, de prima, um rebote, mas a bola foi por cima. Aos 40, Dida salvou nos pés de Maxi e aos  43, após boajogada de fundo de Tony, Tiago Real perdeu a conclusão na pequena área. 

Na segunda etapa, o mesmo panorama em campo e gols em abundância. Aos 3’, Souza bateu de fora mas Dida defendeu bem. Aos  6 minutos aconteceu o golaço de Tiago Real pegando livre uma sobra, da entrada da área, batendo colocado : 2 x 0. Minutos depois, o goleiro Dida deu um rebote feio e Tiago Real , novamente bem colocado, limpou da zaga e colocou de direita: 3 x 0.  Aos 23’, pênalti sobre Leo Gamalho... que bateu com calma e fez  4 x 0. Aos  46’, Titi, com uma forte cabeçada completando cobrança de escanteio de Bruno Paulista, fechou o caixão:  5 x 0.  Justo e incontestável. A torcida gostou. 

*

Destaque maior para o Tiago Real pelos dois gols e pelo que correu em campo, todo tempo. Pittoni muito bem na frente da zaga, sem errar passes; Souza e Kieza bem, e boa estréia do garoto Patrick, cria da base tricolor, mais um de boa qualidade.

*

Setenta mil reais é a folha salarial do Galícia, o que corresponde a menos da metade do que ganha o atacante Maxi Bianccuchi, do Bahia.  Absoluto.



*

A equipe, certamente com muitas substituições dos titulares, vai no meio de semana a Campina Grande, Paraíba, enfrentar o Campinense pelo Nordestão, já com a classificação garantida em primeiro lugar de sua chave. 



**

Virada em Ilhéus

Não foi fácil, o time da casa teve maior presença em campo e criou mais chances de golear durante a partida, mas o Vitória terminou vencendo (2 x 1 ), de virada, o Colo Colo de Ilhéus, com dois gols de puro oportunismo do avante Neto Baiano, o segundo já no ocaso do jogo. Um ceu azul e tarde gostosa na bela Ilhéus, bom público nas acanhadas arquibancadas.

Foi um primeiro tempo que começou igual , com muita bola levantada na área, de parte a parte, sem resultado. O time da casa mais ousado, o Vitória explorando Vander na direita, sempre, nos contragolpes.  O time da casa chegou  mais.  Aos 44 minutos, após uma falta cobrada do lado direito do ataque, a um metro da linha lateral da área, Joadson testou  no meio da zaga e fez:  1 x 0 Colo-Colo.

Na segunda etapa, o  time da casa não arrefeceu, buscou ampliar. O rubro-negro tentou marcar mais adiantado, abrindo espaços também para o contragolpe rubro-negro. Aos 18 minutos, após um cruzamento rasteiro da direita, Neto Baiano atirou-se, antecipando-se ao zagueiro, e empurrou para as redes. Aos 30’, aconteceu um pênalti em favor do Colo Colo que o árbitro Jaílson Macêdo fez que não viu, pra variar, mão na bola dentro da área. Aos  43’, o bandeira viu impedimento e anulou gol do vitória; mas, aos 45’, após um chute mascado de Rogério, pela esquerda, a bola sobrou na frente da pequena área... pra quem ? Neto Baiano, a seu estilo, de canhota:  2 x1.  Valeu pelo placar, pelos pontos ganhos,  mas a atuação da equipe rubro-negra mais uma vez não agradou o torcedor.

*
Neto pelos dois gols de oportunismo foi o destaque, seguido por Vander.  Jussimar foi o melhor do time ilheense. 

**

No meio da semana o rubro-negro enfrenta o Confiança de Sergipe, no Barradão, pelo Nordestão 2015, já classificado como primeiro de seu grupo. 

**

No ‘clássico’ sertanejo,  Juazeirense 1 x 1 Jacuipense, lá no norte, na beira do São Francisco, sob um sol de torrar, exigindo a parada do jogo para reidratação dos atletas. O time da casa saiu na frente, na primeira etapa, gol de Sassá.  A  Jacuipense empatou aos 30 da segunda etapa, gol do veterano artilheiro Nadson.  

**

No mais, Viva o Brasil, viva o Povo Brasileiro !