Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA X GALICIA; VITÓRIA x COLO COLO 4ªs domingo

Vem aí a Copa América no Chile
14/03/2015 às 12:15
Domingo à tarde tem rodada do Baianão, a primeira da segunda fase decisiva e eliminatória da competição, em jogos de ida e volta.  

O Bahia joga em Pituaçu, às 16hs, no confronto com o Galícia, um antigo clássico da capital, que já encheu Fonte Nova. Já o Vitória segue até Ilhéus, onde enfrenta o Colo-Colo, equipe que já lhe roubou um título baiano em pleno Barradão. Completando a rodada, Juazeirense x Jacuipense se pegam no péssimo gramado do Adauto Moraes, sob o calor do verão sertanejo à beira do São Francisco.

*

   Essa rodada, de fato, começou na noite de quarta-feira com o ‘baba’  Bahia de Feira 0 x 0 Vitória da Conquista, no horrível gramado do Joia da Princesa, em Feira de Santana, sob o testemunho de meia dúzia de desavisados torcedores. A partida foi dura de se espiar, a bola maltratada todo tempo.  Até uma torre de iluminação apagou por uns 15 minutos, talvez irritada com a qualidade do ‘espetáculo’.  

Não dá pra entender como a rede de tevê de maior audiência no estado possa transmitir um jogo dessa espécie em horário nobre. Alguma audiência? O Baianão continua mambembe,  mal jogado em campo e dando prejuízo aos clubes. Sò a FBF se satisfaz.

     Torcemos para que nessas fases decisivas e eliminatórias com enfrentamento direto os jogos melhorem um pouco, sobretudo aqueles jogados em Pituaçu, Barradão e Fonte Nova, com pisos dignos, onde a bola rola sem percalços. Vamos caprichar, moçada!


**

   Bahia e Vitória são os dois únicos times já classificados, em primeiro lugar de suas respectivas chaves, pelo Nordestão 2015. Ufa, que bom !  Ainda falta uma rodada para conhecermos os confrontos, já numa nova fase, eliminatória.

*
O Vitória detonou o Serrano, seu freguês de temporada, 2 x 1, lá em Porto Seguro, com gols de Neto Baiano (cobrando uma penalidade máxima mais que discutível) e Vander, num joguinho sem muita empolgação.

Na Fonte Nova, quinta à noite, O Bahia penou para empatar com o retrancado CRB de Alagoas, que abriu o placar logo no comecinho do jogo, num vacilo da zaga tricolor. No mais, foi aquele jogo de um time só, ataque contra defesa, o time alagoano se defendendo como podia. O empate saiu já aos 30 da segunda etapa, gol de Kieza, de letra, completando um cruzamento da esquerda do ‘talismã’ Zé Roberto. 

*

    Bahia e Vitória têm ganhado seus jogos, estão bem no Baianão e no Nordestão, mas  demonstram que precisam melhorar muito, ajustar melhor suas equipes para encarar a Segundona, de jogos duros, pegados, catimbados e imprevisíveis.  Mais qualificação é preciso, antes do chororô.


**

     O rubro-negro demitiu o treinador Ricardo Drubscky e está tocando o barco sob o comando provisório de Carlos Amadeu, treinador das divisões de base. Corre atrás de Gilson Kleina (salários altos), de Adilson Batista (ex-Vasco, xerifão), de Jorginho (ex-lateral da seleção, ex-Flamengo e ex-auxiliar de Dunga, sem destaques) e também do manjado Vagner Mancini, o mais provável, até pelo conhecimento que já tem do clube, dos atletas. O fato é que o Vitória contratou  bons jogadores mas o grupo ainda não deu liga em campo, não encaixou. E o torcedor está avexado.

**
Depois de ver alguns jogos da Liga dos Campeões da Europa (Real, Barcelona, Chelsea, PSG, Bayern Munique, Juventus...), espetaculares, quando a gente encara pela  tevê um jogo do Baianão até parece um outro esporte. Dá dó. 

**
   Vi jogos do Boca Juniors, do Racing (argentinos), do Sporting de Cristal (Peru), do Nacional de Medellin, do La Universidad de Chile... pela Libertadores de América e lhes digo: alguns deles estão num nível técnico e competitivo bem acima dos nossos melhores times brasileiros, tipo Corínthians, São Paulo, Cruzeiro...  O fato é que não estamos jogando mais o melhor futebol das Américas. É a real.

E a prova maior disso sãos os pífios resultados oficiais de nossas seleções Sub-17 (perdemos até da Venezuela, essa semana) e da Sub-20 treinada por Gallo, que apanhou de Uruguai, Argentina e Paraguai. Preocupante. 

     Fora Neymar... quem é o nosso craque ‘fora-de-série’?  A grande revelação? E nossos treinadores... a mesmice de sempre, nem são reconhecidos lá fora. 

A Copa América vem aí, será disputada no Chile, meio do ano. Pra pirão !