Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

TEM BOLA NAS CINZAS e dupla BAVI na Copa NE

Libertadores vai começar
18/02/2015 às 12:15
Alô foliões que gostam de bola !

Nesta quarta-feira de cinzas tem bola rolando nos gramados; bons jogos pela Libertadores da América e a dupla BaVi em ação pela Copa Nordeste. Pra curtir a ressaca momesca. Programe-se.

*

- Como destaque, o clássico Corínthians x São Paulo, pela Libertadores. Afinal, além de toda a rivalidade paulistana, são duas equipes Campeãs do Mundo, poderosas, e que se enfrentam pela primeira vez valendo por essa competição, a principal do continente.  Com dois bons treinadores (Muricy e Tite) e elencos muito caros para o padrão Brasil, tanto o São Paulo como o Corínthians têm jogado em campo um bom e competitivo futebol, nesse começo de ano.  Destaques do ‘timão’: Gil, Ralf, Elias, Émerson; Pelo São Paulo: Rogério Ceni, Ganso, Luis Fabiano, Pato...  Jogão de bola!

**

- Pela Copa do Nordeste, o Vitória enfrenta o América de Natal, no Barradão, às 19 h, brigando com a equipe do RN pela liderança do grupo. A equipe baiana está em fase de ajustes, o treinador ainda encaixando peças, mas a tendência é evoluir e melhorar.  No jogo passado, o Vitória venceu o Serrano (3 x 1) , no Barradão, com dois gols do atacante Rogério, que vem agradando.  

 Entendo que o rubro-negro ainda não tem um goleiro que passe confiança, a zaga só vai ganhar firmeza  com o retorno do polivalente Luis Gustavo; Jorge Vagner e Escudero precisam achar os seus espaços em campo para que possam atuar juntos. Neto Baiano promete voltar a fazer gols. Ah, e a torcida precisa voltar a crer na camisa. 

O América de Natal é um bom teste. Pode dar testa.

*
 - Já o Bahia atua em Ceará-Mirim contra o Globo do RN, líder do estadual de lá. O tricolor lidera sua chave, depois do empate contra o CRB (3 x 3 ), em Maceió, com dois pontos a destacar: a lastimável noite do zagueirão Chicão que atordoou ainda mais o parceiro de zaga Titi. Errou feio nos três gols do time alagoano que fez 2 x 0 em cinco minutos de jogo. Por outro lado, foi gratificante ver os garotos Carlos e Rômulo atuando com desenvoltura e Kieza marcando gols, dois, um deles  já nos acréscimos, com passe de Carlos, empatando.

O goleiro Omar me passa insegurança, ainda; a zaga precisa de um parceiro alto e veloz para casar com Titi – será o Talles?  Rômulo e Bruno Paulista são titulares, o recém-contratado Souza deve dar mais consistência ao setor de marcação e armação de jogadas,onde Pittoni também busca espaço; na frente, a cata de alguém mais inspirado pra jogar com Kieza – Maxi continua enganando, William Santana precisa tentar mais o gol, Tchô ainda não jogou... Seria o grandão Gamalho? Gostaria de ver o time chutando mais. 

O jogo fora de casa, mais um, deve servir para encorpar a equipe, juntar, definir um padrão. É o que esperamos.

**

No dia 21, primeiro sábado da quaresma, o Baianão recomeça com a terceira rodada dessa primeira fase classificatória. Catuense e Serrano se enfrentam à tarde, em Pituaçu; e o Vitória recebe o Colo-Colo no Barradão.

No domingo, às 16 horas, os líderes Vitória da Conquista e Juazeirense se encaram no Lomanto Jr, sudoeste. E o Bahia se pega com a Jacuipense, em Pituaçu.  A tabela se completa com: Feirense x Galícia, no Joia da Princesa e Jacobina x Bahia de feira.

Se sobrou algum trocado da carnaval...  quem sabe?

- Sujou de ‘mermo’ pro ex-campeão de MMA Anderson Silva, o aranha, o spider, tido como dos melhores que já se viu no octódromo, profissional exemplar. Foi pego em dois exames anti-dopping . O ídolo deve ser suspenso, sujou o currículo.

**

- Salvador foi escolhida para ser uma das capitais do futebol  (masculino e feminino) nos Jogos  Olímpicos de 2016, com sede no Rio de Janeiro. A ‘arena’ Fonte Nova agradou muito à cartolagem da bola, na Copa, em  junho/julho do ano passado. 

 Tomara sejamos  mais  bem sucedidos nos gramados do que fomos na Copa 2014. Cá pra nós, aquele 7 x 1 contra os ‘alemão’ vai doer uma eternidade. Doeu mas a lição, parece, não foi aprendida.  Não temos uma boa equipe, a safra que trabalhou há pouco com Gallo, na Sulamericana, não é das melhores. 

**

Bons restos carnavalescos e ... olho na bola rolando na quarta de cinzas, início da quaresma católica, quando dizem os padres na missa esfregando cinzas na testa dos crentes: ‘Lembra-se homem que és pó e ao pó retornarás’ (memento homo quia pulvis est et in pulverem reverteris’.

Amém.