Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA e VITÓRIA se ajustam para o 'baianão'

As diretorias dos dois maiores clubes do estado se esforçam para oferecer o melhor aos torcedores
18/01/2015 às 20:20
O futebol brasileiro em período de pré-temporada, ajustes de suas equipes remodeladas. O ‘baianão’ começa no dia 1 de fevereiro, a duas semanas, mas a dupla Ba Vi já dá mostras ao torcedor do elenco que cada um está montando para as competições de 2015. É tempo de entrosamento dos novos grupos,  muitos treinamentos e testes.

*

Ucranianos

O ‘evento’ da semana foi, sem dúvida, o bom amistoso internacional Bahia 3 x 2 Shakhtar, sexta-feira à noite, na Fonte Nova, com quase 20 mil torcedores nas arquibancadas, muitas mulheres, crianças, famílias...  Os tricolores foram presenteados com fanfarra, jogo de luzes no gramado, apresentação especial dos jogadores escalados, aquecimento com dezenas de bolas dos atletas ucranianos e um ‘micão’ por conta dos administradores da tal ‘arena’: anunciaram o hino nacional, torcedores puseram-se de pé, times perfilados e... cadê o som? Afff! 

*

Com a bola rolando, o ‘novo’ Bahêa treinado por Sérgio Soares fez 30 minutos de belo futebol, marcando forte  o campo inteiro, jogando simples e objetivamente, comandando as ações. Fez 1 x 0 numa precisa  cobrança de falta do garoto camisa 10 Rômulo. Mas a moçada, ainda sem ritmo e sem condicionamento, perdeu o comando da bola e a boa equipe europeia, com oito brasileiros em campo (Ilsinho, Fernando, Fred, Wellington Nem, Alex Teixeira, Taison, Isamily e Luis Adriano) , empatou e virou o placar explorando o vazio nas costas do empolgado lateral Railan, sem a devida cobertura do becão Adriano, que estreava e não mostrou condições para ser titular.  Os melhores do tricolor nessa etapa foram Bruno Paulista e Rômulo, além do capitão Titi.

O tricolor voltou a campo para a segunda etapa com outro time, a garotada vinda da base mais o goleiro Douglas, o meiocampista Pittoni, o lateral Raul...  Sem a técnica mais apurada do primeiro tempo e muita correria, quem  fez a diferença, de fato, foi o menino Zé Roberto, atacante de 21 anos, rápido e esperto que fez dois gols na velocidade, com  oportunismo e deixou uma dúvida positiva para o treinador: - Por que não ele ?  Enfim, nada melhor do que começar o ano vencendo e contra um time da Europa, poderoso, que disputa as oitavas de final da Copa dos Campeões, o mais badalado torneio de clubes do planeta.  A torcida tricolor saiu da Fonte Nova otimista.

*

No próximo fim de semana o Bahia vai ao norte e disputa um amistoso com direito a taça em Belém do Pará, contra o Remo ou Paissandu. Mais um bom teste. 

- No mais, o clube anunciou a contratação do veterano zagueiro Chicão (33 anos, ex-Corínthians e Flamengo) e, talvez, do jovem zagueiro Thales, 21 anos, ex- Internacional. 

**

Vitória no Barradão

No sábado à tarde o Vitória mostrou o time que está sendo arrumado pelo treinador Ricardo Drubscky, num amistoso (jogo –treino) contra a Jacuipense, no Barradão, com  poucos torcedores presentes.  A primeira etapa foi vexaminosa, com a equipe interiorana vencendo de 1 x 0. Mas o novato atacante Rogério fez a diferença, na segunda etapa: perdeu um pênalti e fez dois gols, virando o placar.  O torcedor espera muito mais que o futebol mostrado. 

*

Meninada boa de bola

Notícia melhor para o torcedor rubronegro veio, na mesma tarde de sábado, do interior de São Paulo, onde os meninos sub-20 venceram o Cruzeiro (2 x 0) e avançaram para as quartas-de-final da Copinha, a Copa São Paulo de Juniores, fazendo bonito. O Vitorinha jogou bem,  teve o domínio da partida todo tempo, mostrando que é candidato ao título. Destaques para o zagueiro Ramon (calmo, de boa saída de bola), o ativo e criativo meia Nickson  e o muito bom centroavante Rafaelson, autor dos dois gols – negão forte, rápido, inteligente, buliçoso, de boa técnica e finalizador; tem um futuro promissor.  Pelas quartas, a equipe rubronegra baiana encara o Palmeiras, nenhum bicho-papão.
O time principal, seguindo a preparação para o campeonato baiano, segue esta semana para São Luiz do Maranhão, onde disputará um torneio amistoso contra equipes regionais, um teste melhor para a avaliação do treinador Drubscky, com direito a troféu.


**

Seleção de Gallo

Pelo Torneio Sulamericano Sub-20, em disputa no vizinho do sul Uruguai, a seleção brasileira treinada por Gallo, que vencera o primeiro jogo ( 2 x 1 apertado) contra o Chile, no sábado à noite levou 2 x 0 do Uruguai, mostrando em campo um futebol muito brigado e pouco jogado. Na manha, com a velha catimba e o apoio do torcedor os uruguaios dominaram, impuseram-se em campo. 

O time de Gallo tem mais força do que Inteligência. Ele escolheu atletas altos, taludos, mas levou dois gols de cabeça. Muita vontade e pouco talento. Cadê Talisca, por que ficou de fora?

Ainda em fase de classificação do torneio, o time brasileiro pega a Venezuela e a Colômbia pelo seu grupo, que tem o Uruguai como líder.