Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAIANÃO vai começar com incertezas para 8 equipes

OBaiaão vai rolar a bola e ainda tem gente que não sabe onde vai jogar
11/01/2015 às 11:48
 A 20 dias de começar o Campeonato Baiano, pasmem, oito das doze equipes que disputarão a competição ainda não sabem onde vão jogar.  Só a Fonte Nova, Pituaçu, Barradão e o Lomanto Júnior, em Conquista, apresentam condições de receber jogos profissionais de futebol.  

Os outros ‘estádios’ (Jóia, em Feira; Juazeiro, Jacobina, Ilhéus, Porto Seguro, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe ... ) não oferecem infraestruturas decentes para atletas, árbitros, rádios/TVs, tampouco obedecem a normas e requisitos exigidos para a segurança do torcedor, nem um mínimo de conforto para quem compra o ingresso e, pior, os campos de jogo, os gramados (relvados) estão em estado lastimável. Pastos.  

*

   Daí, o presidente da FBF vai pra frente dos microfones e câmaras (ele adora) se queixar. Ora, a quem e do quê ?  Como se não fosse ele, mais os dirigentes dos clubes e prefeitos municipais os principais e únicos responsáveis por essa ‘josta’, anos seguidos.  

Chega !  Desde o segundo semestre do ano passados sabemos os clubes que disputariam o campeonato 2015, representando municípios. E o que foi feito, o que se planejou desde então, que providências tomaram?  Agora querem aparecer... Tá. 

Irresponsáveis e enganadores !  Como querem público, renda, boa técnica, êxito ?  

*

  Atração europeia 

   O primeiro grande evento futebolístico do ano acontece dia 16, sexta, na Fonte Nova, com o amistoso internacional  Bahia x Shakhtar (Ucrânia), forte equipe no norte europeu classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, com vários brasileiros no plantel, como Luis Adriano, Bernard, Wellington Nem, Douglas Costa, Tyson, Marlos, Dentinho...

 Um risco. 

   Porque com tudo no clube renovado (do presidente ao treinador, ao elenco), sem tempo sequer para que todos se conheçam, sem uma equipe formada o tricolor pode levar uma balaiada, diante de seu torcedor, e criar um clima de pessimismo, comprometer  essa fase de pré-temporada e treinamentos. Mas, numa visão otimista,  um bom resultado pode ser um estímulo para uma proveitosa  temporada. No mais, é a chance da meninada mostrar serviço e também de o clube faturar algum trocado e já começar o ano pagando dívidas, salários etc...

O elenco que está treinando pouco permite se adivinhar a equipe que vai a campo, quem são os titulares e reservas. Vejam:  

   - Goleiros: Douglas Pires, Omar e e Guido; Laterais: Railan, Madson (pode não ficar), Pará, Ávine e Raul; Zagueiros: Lucas, Titi, Robson, Adriano Alves;  Apoiadores: Feijão, Bruno Paulista, Pitonni, Lenine, Marcone, Jeferson e Yuri; Meias: Rômulo, Williams Santana, Tchô, Patric, Gustavo; Atacantes: Maxi Bianchucci, Kieza, Jeam, Mateus, Ze Roberto, Lourival ...

Jael ainda não foi oficializado, Helder deve seguir emprestado ao Coritiba e Lomba, enfim, foi emprestado a Ponte Preta.    Pelas bandas de Itinga só expectativas e interrogações. Muito quebra-cabeça para o treinador Sérgio Soares que mal sabe de cor o nome de cada um dos comandados. Tem até o fim do mês para ajustar um padrão de jogo para a equipe.

*

  Rubronegro se arruma

   Pelas bandas do Barradão, em Canabrava, esperanças de um ano melhor que o passado, agora a equipe sob o novo comando do treinador  Ricardo Drubsky, que já recebeu o plantel com a bola nas mãos, mostrando serviço e querendo conhecer de perto a moçada.  Por isso, programou um treino, neste domingo, a portas fechadas, contra o Leônico, no Barradão. Eis a relação dos atletas que estão treinando na Toca:

   - Goleiros: Gustavo, Fernando Miguel, Gatito (já com lesão no joelho) e Wilson (machucado no ombro); Laterais: Nino, Romário, Guilherme, Mansur e Euller; Zagueiros: Ednei, Kadu, Maracás, Saimon, Salustiano e Vinícius; Apoiadores: Coruja, Zé Wélisson, Marcelo, Amaral e Gabriel Soares; Meias: Escudero, Leílson, Mauri, David; Atacantes: Neto Baiano, Rogério, Willie, Vander, Leo Ceará, Rômulo e Wellington. 

Vai ser renhida a disputa por titularidade em algumas posições, sobretudo na zaga e meio campo.  O tempo de treinamento é curto e é preciso logo arrumar um jeito de jogar, com pegada e objetividade.

*

  Surpresas interioranas

  Das equipes do interior, a que mais tem buscado espaço e promete surpreender é o Vitória da Conquista. Contratou o polêmico e bom goleiro colombiano Viáfara, ex-ídolo do Vitória da Capital; renovou com o experiente zagueiro Sívio, chamou o manjado Fausto (ex-Bahia) para comandar o meio campo ao lado de Diogo Capela (ex-Ceará) e tem dois conhecidos goleadores no  ataque: Brazão e Neto Potiguar (revelado pelo Bahia) . Esses veteranos, mesclados com uma garotada veloz, podem dar muito trabalho. 

  No mais, o Galícia arrisca tudo na garotada da base que disputou a Copa São Paulo (eliminada na primeira fase) e uma carrada de desconhecidos atletas trazidos pelo treinador Luciano Silva, ex-Treze de Campina Grande(PB). O Bahia de Feira aposta no treinador Nadélio Rocha, que foi campeão duas vezes no  campeonato sergipano, além de cara novas.  

   O Serrano, de Conquista, espera mandar seus jogos em Porto Seguro e tem como treinador o esperto Ricardo Silva, que conhece bem os atalhos do ‘Baianão’.  O Jacuipense, treinado por Clebson Araújo, tem como chamariz maior o atacante Nadosn, aquele antigo artilheiro do Vitória, além do goleirão Marcio Greyk, projetado nos intermunicipais. 

   O Jacobina, o ‘jegue da chapada’ tem jogadores cariocas e um comando conhecido nacionalmente, o ex-apoiador e treinador do Flamengo Andrade, conhecedor de bola.  E tem ainda a Catuense, Juazeirense, Colo-Colo de Ilhéus, Feirense ...   Poucas notícias deles e nenhuma grande expectativa. Quem sabe surgem algumas boas revelações?  Tomara.


   Bola de Ouro na TV

   Nesta segunda-feira, de olho na tevê, porque tem a Bola de Ouro da Fifa, com a escolha e premiação  dos melhores do mundo.  

   Foco no astro Cristiano Ronaldo, atacante português do Real Madrid, que fez gols e mais gols no ano que passou, apesar da decepção na Copa do Mundo no Brasil, sumidão. O CR 7 também não vem se destacando nos últimos jogos do Real.  Mas é o candidato mais forte e é o atual detentor da Bola de Ouro. Ele se acha o melhor em tudo, marrento.  
Na cola dele, sempre, o magistral argentino Messi, do Barcelona, vice-campeão do mundo no Brasil. Realizou uma copa razoável, apenas. Não parece mais o mesmo de dois anos atrás, mesmo no Barcelona, onde anda em crise com o novo treinador Luiz Henrique que, parece, não achou ainda o lugar dele, Messi, em campo, ao lado de Neymar e Luizito Suarez, no ataque do time catalão. Pra muitos, Messi é melhor que o CR 7, sempre, porque é muito mais habilidoso.

  Entretanto, muito cotado para o premio maior este ano está o goleiro Neuer, da seleção alemã campeã do mundo e do  Bayern de Munique, tido como a melhor equipe do planeta, hoje. Seria uma premiação inusitada, a de um goleiro. Acontece que Neuer assombrou na Copa, com exibições espetaculares e uma inovadora forma de se posicionar e jogar. Credenciou-se por isso. Torço por ele, até porque é um Campeão do Mundo. 

Vamos ver no que dá. Tem muito interesse publicitário em jogo, a Fifa envolvida. 

*