Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VAI-SE 2014 e a maior vergonha da seleção no 7x1

A última coluna de ZéBarrêtodeJesus para 2014. Feliz Ano Novo.
30/12/2014 às 10:18
 Vai-se o Ano da Copa e da vergonhosa goleada da Alemanha sobre a seleção brasileira treinada (?) por Felipão . 7 x 1, não esqueçamos jamais.  

   O ano do caseiro domínio do futebol mineiro, o ano em que Bahia e Vitória fizeram de tudo para decepcionar seus torcedores e caíram de mãos dadas no abismo da segundona. 

   O que será da dupla Ba Vi em 2015?  Nem deus sabe. 

**

   Mas, que ministro é esse?

    O desapontamento com o ministério do governo Dilma II não se limita a Cid Gomes na Educação ou a Aldo Rebelo na Ciência e Tecnologia, a Kátia na Agricultura e a Jaques Wagner na Defesa. Tem repercutido negativamente também a escolha do pastor da IURD, teólogo e radialista George Hilton para o ministério dos Esportes. 

   O grupo ‘Atletas pelo Brasil’, integrado por dezenas de atletas e ex-atletas de várias modalidades do esporte (futebol, vôlei, basquete, ginástica, natação  e outros esportes olímpicos), alguns campeões e recordistas, divulgou uma espécie de manifesto contra a escolha do nome que não tem qualquer vínculo com nenhuma modalidade esportiva, um desconhecido, para comandar a pasta.  Dizem-se ‘envergonhados e desprestigiados’. 

  Decepcionados, enfim. Até porque, entre tantas outras ‘façanhas’ que lhe resultaram em processos na Justiça, em 2008 o dito George Hilton foi apanhado pela PF no aeroporto da Pampulha com muita grana escondida na mala. Disse, à época, que era um trocado do dízimo dos fiéis da Universal.


   Bem, depois do ‘sapeca iaiá’ da Alemanha sobre o Brasil na Copa (o inesquecível  7 x 1 ) só se falava da urgência em mudanças radicais e de uma renovação total  no futebol, e de rebolo no esporte brasileiro em geral, já mirando as Olimpíadas de 2016, no Rio.  Mas eu te pergunto:  com gente desse naipe à frente do ministério, representando o governo...  esperar o quê ?   

   O galinheiro está como as raposas (ou hienas?)  gostam.  A máfia das confederações e federações  rindo à toa. 

** 

  Dentro desse contexto, cito dois trechos da entrevista de Bernardinho, o campeoníssimo treinador da nossa seleção de vôlei, nas páginas amarela da revista Veja desta semana, ao repórter Alexandre Salvador:

...”Estamos no pior momento da nossa história em termos éticos, com todos esses ‘ões’: mensalões, petrolões. Mas vou no clichê: toda crise é uma grande oportunidade. Acho que é hora da mudança efetiva, o Brasil tem de dar um basta. É a hora de as pessoas não aceitarem, não se calarem. Para que a gente acabe absolutamente com esse sentimento de impunidade, de vale-tudo, de que os fins sempre justifiquem os meios”

... “O que acontece com o vôlei é uma pequena célula doente de um organismo. Pode haver mais”. 



**

   Em 2014 o futebol perdeu três ídolos, ícones : 

   - O argentino-espanhol Alfredo Di Stéfano, aos 81 anos, que brilhou no Real Madrid entre 1953 a 62. Para muitos que o viram em campo era melhor que Maradona e Messi.  Tempos diferentes.

   - O atacante português-moçambicano Eusébio, aos 71 anos, que brilhou nos anos 1960 pelo Benfica e fez uma extraordinária copa do mundo em 1966. O Pantera Negra era veloz, bom no corpo-a-corpo e tinha ótima visão de gol. 

   - E o nosso zagueirão Bellini, aos 83 anos, símbolo de um Vasco super-campeão, capitão da seleção brasileira campeão do mundo em 1958, um líder nos gramados. É dele o gesto de levantar a Taça sobre a cabeça, para que todos a vissem e pudessem fotografa-la. Um signo. 

**
  Esta é a última coluna de 2014. Na primeira de 2015 juro que volto a falar da dupla Ba Vi e as perspectivas para o novo ano.  Tudo começa com a apresentação dos elencos, na primeira semana de janeiro, para a pré-temporada.  Muita cara nova nos treinamentos. 

  Os times do interior já estão treinando desde o começo de dezembro para encarar a dupla Ba Vi com vantagens físicas, às vezes decisivas. 

  O campeonato baiano começa em 1º de fevereiro, um domingo. Os jogos da rodada de abertura:  Vitória x Bahia de Feira ; Vitória da Conquiista x Bahia; Feirense x Serrano ; Jacobina x Galícia ; Jacuipense x Juazeirense; Catuense x Colo-Colo. 

  O Baianão acaba no dia 3 de maio. 

**

Um 2015 mais feliz e exitoso para o futebol baiano. Em campo, bons jogos e que a torcida faça festa nas arquibancadas. Torcemos para que a dupla Ba Vi consiga voltar para a Série A, jogando bola!